Função endócrina Flashcards
Quais os tipos de hormônios secretados pelo hipotálamo? e quais são eles?
hormônios liberadores (PRH, TRH, CRH, GnRH, GHRH) ou inibidores (dopamina e somatostatina)
Qual o tipo de hormônio produzido pela hipófise/pituitária? Quais são e em que eixo agem?
Hormônios tróficos (que vão agir nas glândulas). ACTH - adrenais, TSH - tireoide, LH e FSH - testículos e ovários, GH - hormônio do crescimento (vários tecidos), prolactina - mamas,
O que indica o feedback positivo e negativo na função endócrina?
feedback positivo: induz uma maior produção hormonal
feedback negativo: induz a inibição da produção hormonal
Como ocorre os distúrbios endócrinos primários e secundários?
Nos distúrbios primários a disfunção ocorre na glândula endócrina periférica propriamente dito/problema na função do hormônio/hiperfunção.
Já nos distúrbios secundários ocorre estimulação diminuída ou excessiva no SNC. Problema no estímulo → hipotálamo ou hipófise.
Como se dá em condições fisiológicas o eixo hipotálamo-hipófise-tireoide?
Hipotálamo - produz TRH, TRH - estimula a hipófise a produzir TSH, TSH age sobre a tireoide estimulando a liberação de T3 e T4
Como ocorre o hipotireoidismo primário e o central/secundário ou terciário? E quais as causas?
Primário: disfunção na glândula tireoide, deficiência na síntese e secreção de T3 e T4, TSH se eleva afim de normalizar a prod. de T3 e T4. Causa: nutricional, deficiência de iodo.
Central: pode ser por causa hipofisária (deficiência de TSH) ou hipotalâmica (deficiência de TRH), T3, T4 e TSH estarão baixos. Causas: tireoidite de hashimoto: forma autoimune, ou após retirada de tireóide
Quais os achados laboratoriais mais comuns para hipotireoidismo primário, subclínico, central e dentro da normalidade?
Primário: TSH alto e T4 baixo, subclínico: TSH alto e T4 normal, central: TSH normal e T4 baixo, dentro da normalidade: TSH e T4 normais
A doença de graves é um distúrbio endócrino que ocorre em qual glândula alvo, como é classificada e quais os achados laboratoriais?
Se trata de um hipertireoidismo, é uma doença autoimune que ataca os receptores de TSH, fazendo com que a tireoide interprete altos níveis de TSH, elevando desta forma a secreção de T3 e T4 e aumentando a tireoide (bócio).
Quais os achados laboratoriais mais comuns para hipertireoidismo primário, subclínico, central?
Primário: TSH diminuído, T3 e T4 elevados, subclínico: TSH diminuído, T3 e T4 normais, central: TSH aumentado ou próx. do limite, T3 e T4 aumentados.