Fisiologia Reprodutiva Flashcards
Quais as fases do ciclo ovariano e suas correspondências com o ciclo endometrial/ uterino?
O ciclo ovariano é dividido em fase folicular e lútea, as quais correspondem, respectivamente, às fases proliferativa e secretora do ciclo endometrial. As fases são divididas pela ovolução.
Qual a definição de Hipomnorréia e Hipermenorréia?
Os prefixos hipo e hiper fazem referência ao volume menstrual, sendo, portanto, a hipomnorréia o sangramento uterino anormal com volume abaixo dos parâmetros (<20 ml/ciclo) e a hipermnorréia com volume menstrual acima (>80 ml/ciclo).
Qual a definição de Oligomnorréia e Polimnorréia?
Os prefixos oligo e poli fazem menção a frequência das menstruações. Dessa forma, a oligomnorréia (poucas menstruações) é o sangramento uterino anormal em que o intervalo entre as menstruações é superior a 35 dias, enquanto que na polimnorréia (muitas menstruações), o intervalo é inferior a 21 dias.
O que é Metrorragia?
Sangramento uterino anormal, acíclico, não caracterizado ou genérico.
O que é Menorragia?
Sangramento uterino anormal e aumentado, seja pelo aumento da duração (>7d) seja pelo aumento do volume (>80ml) ou ambos.
O que é Menometrorragia?
Metrorragia (termo genérico) volumosa
O que é Amnorréia?
É a ausência de menstruação durante 3 ciclos consecutivos, quando regulares, ou ausência de sangramento por 6 meses, em caso de ciclos irregulares.
Cite 4 eventos periovulatórios?
Pico de LH, aumento da libido, alteração do muco cervical e a proliferação endometrial.
O que é o feedback de alça CURTA que influencia o ciclo ovulatório?
Feedback de alça curta é aquele que acontece no sistema porta-hipofisário, em que o FSH e o LH inibem a liberação do GnRH.
O que é o feedback de alça LONGA que influencia o ciclo ovulatório?
Fenômeno sistêmico em que a progesterona, o estradiol e as inibinas promovem a redução da liberação de GnRH, FSH e LH.
O que determina o folículo dominante de cada ciclo?
Os folículos dominantes são geneticamente determinados, pois apresentam mais receptores para o FSH que os não-dominantes.
O que provoca a inibição dos folículos não-dominantes?
O folículo dominante ao se desenvolver passa a produzir estradiol e inibina B, os quais vão realizar o feedback de alça longa e reduzir o FSH circulante, parando, assim, o desenvolvimento dos demais folículos. O folículo dominante, no entanto, permanecerá em desenvolvimento mesmo sob queda do FSH, visto que ele possui mais receptores pra esse hormônio.
Quem produz e qual a função da Inibina B?
Hormônio produzido pelo folículo dominante, responsável por inibir a liberação de FSH e, com isso, promover a degeneração dos demais folículos da coorte.
Quem produz e qual o papel da Inibina A?
Hormônio produzido pelo corpo lúteo, e posteriormente placenta, que é responsável pela inibição do FSH (feedback de alça longa) após a ovulação, favorecendo, assim, o desenvolvimento do ovócito fecundado e de uma gravidez única.
Quando ocorre o início da fase progestogênica?
Após a ruptura do folículo, ocorre a luteinização. O corpo lúteo passa a produzir estradiol, inibina A e progesterona, marcando o fim da fase estrogênica e início da fase progestogênica.