Fisiologia Renal Flashcards
O que constitui o córtex renal?
A artéria renal emite artérias com calibre progressivamente mais reduzido que perfuram o rim, de dentro para fora, criando uma rede vascular na parte externa do rim a que chamamos cortex renal.
O que ocorre no cortex renal
É onde se dá a filtração, a primeira etapa da formação da urina.
Como é formada a medula renal
Os capilares que estão a drenar sangue no córtex vão drenar para uma segunda arteriola e não para uma venula, compondo assim uma segunda rede de capilares na zona interna do rim, a medula renal
Qual é a unidade fundamental do rim e como a descrevemos
A unidade fundamental do rim é o nefrónio que é um conjunto de células epiteliais de espessuras e funções diferentes. Sendo que cada rim tem aproximadamente 1 000 000 de nefrónios.
Quais as partes constituintes do nefrónio e qual é o trajeto do filtrado
O nefrónio é constituído pela cápsula de Bowman, pelo tubulo proximal, ansa de Henle, tubulo distal e tubulo coletor. Sendo que o filtrado segue esta ordem.
Define cada um dos tipos de nefrónios
Temos os nefrónios justaglumerolares que são curtos e temos maior parte da sua estrutura no córtex glumerolar e temos os nefrónios justamedulares que conseguem produzir urina muito concentrada quando estamos desidratados, maior parte da sua estrutura encontra-se na medula. Nestes nefrónios temos arteríolas eferentes mais longas uma vez que a ansa de Henle também é mais longa. Neste caso os capilares peritubulares chamam-se vasos retos ou vasa recta.
Que hormonas produz o rim
Renina - produzida quando a pressão arterial renal diminui.
Eritropoietina - estimula a eritropoiese quando o rim está a receber pouco oxigénio. (Produção de mais glóbulos vermelhos que transportam mais oxigénio)
Vitamina D3
O que é a gliconeogénese
É um processo em que as células do nefrónio captam substâncias não glussidicas e as transformam em glucose.
Como podemos definir a filtração
A filtração é a passagem do fluido plasmático (não chamamos plasma porque este fluido já não vai ter proteínas uma vez que estas não são filtradas) dos capilares glumerolares para a capsula de Bowman onde se passa a chamar fluido glumerolar e que, ao passar para os túmulos se passa a chamar fluido tubular.
Quais são os 3 processos pelos quais a substancias chegam à urina
As substancias podem chegar à urina por filtração, reabsorção e secreção.
No que consistem a secreção e a reabsorção de substâncias na urina
A secreção consiste na passagem de substancias do fluido tubular para o interstício e daí para o sangue (retiramos substancias da urina). A secreção é a passagem de substancias do epitélio tubular para o fluido tubular (adicionamos substancias)
Como é que a filtração se altera quando se dá uma vasoconstrição da arteríola aferente
Quando a arteríola aferente se fecha não há tanto sangue a chegar aos capilares logo não é possível haver tanta filtração. Assim, uma vasoconstrição da arteríola aferente provoca uma diminuição da filtração glumerolar.
Como é que a filtração se altera quando se dá uma vasoconstrição da arteríola eferente
Quando a arteríola eferente se fecha o sangue tem dificuldade em sair dos capilares;ares. Logo fica lá retido havendo lugar para mais filtração. Deste modo, uma vasoconstrição da arteriola eferente provoca um aumento da filtração glumerolar.
Como é que a filtração se altera quando se dá uma vasodilatação da arteríola eferente
Como o sangue sai muito facilmente não fica la para ser filtrado logo, uma vasodilatação da arteriola eferente provoca uma diminuição da filtração glumerolar
Como é que a filtração se altera quando se dá uma vasodilatação da arteríola aferente
A vasodilatação da arteríola aferente permite uma maior entrada de sangue para os capilares que depois não vai sair tão rápido logo, uma vasodilatação da arteriola aferente provoca um aumento da filtração glumerolar.