Fisiologia da deglutição Flashcards
Qual é a composição do aparelho de deglutição?
O aparelho de deglutição é composto por: língua, palato mole, faringe, laringe (glote), Esfíncter Esofagiano Superior (EES), corpo do esôfago e Esfíncter Esofagiano Inferior (EEI)
Qual é a constituição muscular do esôfago?
É constituído de musculatura esquelética na faringe, no Esfíncter Esofagiano Superior (músculo cricofaríngeo) e o terço superior do esôfago (esôfago cervical).
Também é constituído de musculatura lisa nos 2/3 inferiores do esôfago (esôfago torácico) e o Esfíncter Esofagiano Inferior.
Quais são as fases do processo de deglutição?
A fase oral, a fase orofaringiana e a fase esofágica.
Como é a fase oral da deglutição?
Acontece pela entrada voluntária de alimento na cavidade oral, com a mastigação e formação do bolo alimentar.
Como ocorre a fase orofaringiana da deglutição?
A deglutição começa por uma fase voluntária (fase oral), em que o bolo alimentar é lançado à faringe pela contração da musculatura da língua.
Ocorre movimento muscular involuntário (reflexo da deglutição), a laringe se move para frente e para cima, fechando a epiglote e protegendo as vias aéreas. Enquanto isso, a contração da faringe superior e do palato mole, empurram o alimento para baixo, iniciando o movimento peristáltico. O EES superior relaxa e o alimento desce para o esôfago. Essa fase reflexa é controlada pelo SNC, utilizando nervos cranianos bulbares: glossofaríngeo (IX par), nervo vago (X par) e hipoglosso (XII par)
Como ocorre a fase esofágica da deglutição?
A musculatura lisa presente no EEI sofre influência dos interneurônios do plexo mioentérico (rede neuronal do trato digestivo).
É a fase de movimentos peristálticos, incluindo uma fase inicial de relaxamento (inibição), seguida de contração, sempre empurrando o bolo alimentar para baixo, na direção do estômago. Ocorre relaxamento fisiológico do EEI, quando o alimento passa ao estômago, empurrado pela peristalse, o EEI contrai, impedindo o refluxo do material gástrico para o esôfago.
Quais são os tipos de peristalse esofágica?
(1) Primária - aquela em resposta ao reflexo da deglutição.
(2) Secundária - mecânica, em resposta à distensão mecânica do esôfago pelo bolo alimentar.
(+) Movimentos terciários não peristálticos - não são sincronizados, podem ocorrer espontaneamente ou após deglutição ou distensão esofágica.
Quais são as funções básicas do esôfago?
(1) Conduzir o alimento da faringe ao estômago - através da peristalse e relaxamento dos esfíncteres.
(2) Evitar a deglutição de ar, ou aerofagia, durante a respiração (tônus do EES)
(3) Evitar que o alimento retorne do estômago (tônus do EEI)
Quais são os principais sinais e sintomas esofagianos?
Disfagia, odinofagia, pirose, regurgitação, cólica esofagiana, hematêmese e sialose.