Fisiologia - Cardiovascular Flashcards
Qual caminho o sangue faz a partir das veias de menor calibre, até chegar nas artérias?
Veias de menor calibre > veias de maior calibre > veias cavas > átrio direito > ventrículo direito > tronco pulmonar > artéria pulmonar > circulação pulmonar > veias pulmonares > átrio esquerdo > ventrículo esquerdo > artéria aorta > grandes artérias > pequenas artérias > capilares.
Qual são os sincícios do miocárdio e qual é a sua importância?
Sincício atrial e sincício ventricular.
A divisão em 2 sincícios funcionais permite que os átrios se contraiam pouco antes dos ventrículos, permitindo a eficiência do bombeamento cardíaco.
Q
Quando a circulação sanguínea ocorre normalmente, a velocidade do fluxo sanguíneo é inversamente proporcional à área de secção transversa vascular.
A afirmativa é verdadeira ou falsa?
A afirmação é verdadeira, pois quanto maior a área de secção transversa (AST), menor será a velocidade do fluxo sanguíneo (VFS). O contrário também é verdade.
Exemplo:
- Aorta: AST = 2,5 cm² e VFS = 33 cm/s
- Capilares: AST = 2500 cm² e VFS = 0,33 cm/s
O que é a contração ventricular isovolumétrica?
É a contração ventricular que fecha as valvas AV, mas não cria pressão suficiente para abrir as valvas semilunares (pulmonar e aórtica). A ejeção ventricular ocorre a medida que a pressão ventricular aumenta e excede a pressão nas artérias (pulmonar e aórtica).
Na fisiologia, o enchimento ventricular é dividido em quantas fases? Quais são elas?
1ª fase: enchimento rápido. Com as valvas AV abertas, ocorre o lançamento súbito de sangue para os ventrículos.
2ª fase: enchimento lento. Ocorre diástase, onde o enchimento passivo se mantém passivo.
3ª fase: contração atrial (despolarização). Enchimento ativo, onde completa-se o período de enchimento ventricular.
Quando ocorre a primeira bulha cardíca?
Com o aumento da pressão intraventricular, as valvas AV (bicúspide e tricúspide) se fecham e produzem o ruído denominado “primeira bulha - TUM”.
Quando ocorre a ejeção ventricular? A ejeção é dividida em quantas fases?
Quando a pressão ventricular é suficiente para abrir as valvas semilunares (aórtica e pulmonar).
Dividida em fase inicial curta (rápida) e fase tardia longa (lenta).
Quando ocorre a segunda bulha cardíaca?
Ocorre após a ejeção ventricular, quando as artérias cheias de sangue empurram o sangue de volta aos ventrículos, causando o fechamento das valvas semilunares, produzindo o ruído denominado “2ª bulha” - TA.
O volume sistólico final é menor que o volume diastólica final. Essa afirmativa é verdadeira ou falsa?
Verdadeira. O VDF é o sangue presente em cada ventrículo ao final da diástole, e equivale a aproximadamente 120 ml. Já o VSF é o sangue presente em cada ventrículo após uma sístole e equivale a aproximadamente 50 ml.
Como é calculado o volume sistólico?
VS = VDF - VSF
O que é o débito cardíaco? Como é calculado?
O DC é o volume de sangue bombeado para aorta a cada minuto. Equivale a cerca de 5 L/min.
DC = VS x FC
Qual é o conceito de pré carga? E pós carga?
Pré-carga: é a pressão à qual o ventrículo se submete ao final da diástole. Quanto maior o valor o VDF (determinado pelo retorno venoso), maior será a pré-carga.
Pós-carga: é a pressão na artéria à saída de sangue do ventrículo. Relaciona-se com o VDF.
Quais são os fatores que interferem no débito cardíaco?
O DC é modulado pelo SNA simpático e parassimpático. Pode ser aumentado por mais de 100% pelo simpático e diminuído até zero, ou quase zero por estímulo vagal. Portanto, o DC varia com metabolismo do corpo, idade, exercício físico, tamanho corporal etc.
O efeito simpático no coração resulta em liberação de noradrenalina. Como esse hormônio atua?
A noradrenalina estimula receptores adrenérgicos beta-1.
Por que estímulo vagal não diminui de forma acentuada a força de contração do miocárdio?
Pois há poucas fibras vagais nos ventrículos, onde realmente ocorre a geração de força de contração. Os nervos vagos distribuem-se sobretudo para os nodos SA e AV, pouco menos para a musculatura atrial é muito pouco para o músculo ventricular.
O potencial de ação desencadeia um aumento acentuado no CA2+ livre no citoplasma proveniente unicamente do estoque do retículo endoplasmático. Essa afirmação é verdadeira ou falsa?
Falsa. O cálcio pode entrar na célula a partir do meio extracelular por meio de canais iônicos dependentes de voltagem ou ligantes. Além disso, o cálcio também pode ser liberado de outras organelas, como mitocôndrias e lisossomos.
Como a temperatura afeta a contratilidade miocárdica?
O calor aumenta a permeabilidade das membranas do miocárdio aos íons que controlam a frequência cardíaca, contribuindo para aumento moderado da frequência cardíaca, como acontece no exercício físico.
Quais são os 3 tipos de células presentes no coração? Qual a especialidade de cada uma delas?
Células musculares: especializadas na contração muscular; presente em átrios e ventrículos;
Células de condução: especializadas na condução rápida de impulso elétrico; presentes nas vias internodais e sistemas de His-Purkinje
Células marca-passo: especializadas em automatismo e são capazes de gerar estímulo elétrico; localizadas no nodo SA, nodo AV e fibras de Purkinje.
Quais eletrólitos contribuem para o gradiente elétrico nos 2 lados da membrana celular? Por onde eles atravessam a membrana celular?
Quais eletrólitos estão em maior concentração no meio extracelular? e no meio intracelular?
Os eletrólitos presentes são K+, Na+ e Ca2+. Eles atravessam a membrana por meio de canais iônicos voltagem-dependente.
- K+: mais presente no meio intracelular (30 a 50 vezes maior no interior da célula)
- Na+: mais presente no meio extracelular (10 vezes maior fora da célula)
Ca2+: mais presente no meio extracelular.
O potencial de ação, que corresponde as fases 0, 1, 2, 3 e 4, é caracterizada pelo fluxo de iões (K+, Na+ e Ca2+). Como ocorre esse fluxo de iões em cada fase?
0: Despolarização, com a entrada rápida de Na+ e lenta de Ca2+
1: Repolarização, com a saída de K+
2: Repolarização, com a saída de K+ e entrada de Ca2+
3: Repolarização, com a saída de K+
4: Repouso, com a entrada e saída de K+
A despolarização da membrana, que corresponde entrada rápida de Na+ e lenta de Ca2+, é caracterizada por qual onda no ECG?
A despolarização é caracterizada pela onda R ou QRS