Farmacologia - Cardiovascular I Flashcards
Por que a pressão arterial média (PAM) está mais próxima dos valores diastólicos?
A PAM é resultante da adição da PAD à um terço da diferença entre a PAS e a PAD. A PAM se encontra mais próxima dos valores diastólicos de pressão, uma vez que passa mais tempo sobre influência pressórica dos vasos do que do coração.
Defina hipertensão.
Doença de adaptação que se caracteriza por elevação da pressão arterial e má perfusão tecidual, que apresenta caráter crônico e natureza multifatorial assintomática.
Qual é a medida de uma PA normal? E de uma pré-hipertensão?
PA normal: entre 120/80mmHg a 129/84 mmHg;
Pré-hipertensão: entre 130/85mmHg a 139/89mmHg.
Qual é a medida de uma Hipertensão arterial estágio 2?
160/100mmHg e 179/109mmHg.
Como se caracteriza a hipertensão secundária?
Níveis pressóricos acima de 160/100mmHg (HA de 2º e 3º estágios);
Deriva de um problema primário, como HA renovascular, doença renal crônica (exemplo: pielonefrite), feocromocitoma e hiperaldosteronismo.
Defina a HA renovascular.
Obstrução total ou parcial da arterial renal (90% das vezes em função de uma placa aterosclerótica). Diminui o fluxo sanguíneo para o rim e prejudica o processo de filtração renal. O rim, em resposta a essa diminuição de volume que passa por ele, começa a secretar renina de maneira elevada, a fim de aumentar o volume sanguíneo e a pressão arterial.
Como procede o tratamento da HA renovascular (secundária)?
Geralmente, o paciente não apresenta uma boa resposta aos medicamentos normalmente utilizados para o controle da PA, sendo mais eficiente, em alguns casos, o cateterismo da artéria renal para a remoção da placa.
Defina pielonefrite (HA renal crônica).
Destruição dos néfrons, diminuindo o volume de filtração e de líquido que passa pelos rins e, consequentemente, aumentando o volume sanguíneo, que contribuirá para aumento do débito cardíaco, aumentando a PAS.
Defina hiperaldosteronismo.
Tumor benigno no córtex da adrenal que resulta em uma produção excessiva de aldosterona e, assim, uma retenção excessiva de água e sal.
Cite 4 fatores que podem contribuir para a hipertensão primária (estágios 1, 2 e 3).
Idade (perda da complacência vascular), sexo (mulheres são mais propensas à hipertensão), etnia, herança genética, tabagismo, estresse, obesidade (aumento da atividade simpática, do volume sanguíneo e da presença de renina no plasma), dietas (ricas em sódio).