Fisio PO Flashcards
Possíveis problemas com po de cirurgia abdominal e torácica
Tanto a cirurgia abdominal quando a torácica vão causar danos a mecânica ventilatória do paciente, sendo a VNI muito utilizada neste contexto. Na primeira, pode ocorrer uma inibição reflexa do nervo frênico, diminuindo a contração do diafragma, pela dor que o paciente sente, que o leva a ter medo de “respirar fundo” ou de apenas respirar. Já no segundo caso pode acontecer um trauma direto no nervo frênico que leva a falta de inervação adequada do diafragma.
Objetivo fisio po imediato
Melhorar a função cardiorrespiratória e/ou física e reduzir a incidência de complicações pulmonares pós-operatórias;
A VNI, nesses pacientes, melhora as trocas gasosas, reduz a taxa de reintubação e tem baixa evidência sobre tempo de internação na CTI e hospitalar.
Através do CPAP eu consigo melhorar a CRF e diminuir as atelectasias, mas se o paciente precisar aumentar o VC, é preciso usar o BIPAP (pode ser usado de maneira preventiva e curativa em cirurgias abdominais).
O alto-fluxo também pode ser utilizado, além da oferta de O2 o dispositivo também oferece uma pressão positiva contínua, porém não melhora os desfechos pulmonares quando comparada com a oxigenoterapia convencional, mas existem evidências que o dispositivo reduz a necessidade de suporte ventilatório em pacientes no período de pós-extubação de cirurgia cardíaca (pode ser usado de maneira preventiva e curativa em cirurgias torácicas).
Os inspiromêtros de incentivo também são utilizados nesses pacientes, porém com pouca evidência na literatura.
Além da fisioterapia respiratória, estes pacientes podem fazer o uso de estimulação elétrica neuromuscular, porém pode ser “atrapalhado” pelo edema que os pacientes apresentam, assim como a ultrassonografia também perde um pouco da sua qualidade, mas existem evidências de uma melhor recuperação da força periférica dos pacientes que realizam a EE