Filos dos Protozoários Flashcards
Filo Euglenozoa: Características
Possuem uma série de microtúbulos longitudinais sob a membrana celular, enrijecendo-a. São parasitas. Duas classes: Euglenida e Kinetoplastida.
Classe Euglenida
Logo abaixo da membrana externa destes seres vivos existem fibras proteicas e microtúbulos que formam uma película flexível para flexões corporais (a película pode ser mais rígida).
Um flagelo prolonga-se a partir de um reservatório em forma de copo para o exterior, enquanto outro mais pequeno termina dentro desse “copo”.
Classe Kinetoplastida
Possuem um quinetoplasto que é parte das suas mitocôndrias e composto por um disco de ADN. No adulto existem um ou mais flagelos. Auto e heterotróficos, reprodução típica por fissão.
Filo Chlorophyta: Características
São protozoários tipo planta, autotróficos e contêm um ou mais cloroplastos com clorofilas.
Filos Retortamonada e Axostylata: Características
São poucas espécies, mas com importância para o Homem. Derivam muito cedo de um ancestral comum eucariota, antes da aquisição por simbiogénese dos plastos e das mitocôndrias. São parasitas.
Filo Retortamonada
Não possuem mitocôndrias nem complexo de Golgi. São um parasita intestinal comum do Homem e de outros animais. Pode causar diarreia violenta. Cistos passam pelas fezes e os novos hospedeiros são infestados através da água.
Filo Axostylata
Possuem um endurecimento dos microtúbulos formando o axóstilo que se estende ao longo do eixo longitudinal do corpo. A espécie Trichomas vaginalis é a causa mais comum de vaginites.
Filo Alveolata: Características
Possuem alvéolos - sacos sob a membrana celular com funções estruturais ou de produção de películas (nos ciliados) ou tecas (nos dinoflagelados). Numa fase da vida parecem fungos e noutra amibas.
Sub-Filo Apicomplexa (Alveolata): Classe Coccidia
São endoparasitas.
Presença da combinação de determinados organelos - complexo apical.
Reprodução sexuada e assexuada com um hospedeiro invertebrado intermediário. Em cada ponto do ciclo de vida, os organismos desenvolvem um esporo (oócito) que vai infetar o hospedeiro seguinte.
Sub-Filo Apicomplexa (Alveolata): Classe Hematozoe
São exemplos o Plasmodium sp., que causa malária. Os mosquitos do género Anopheles são os vetores de infeção, injetando as fêmeas o Plasmodium através da sua saliva.
Sub-Filo Ciliophora (Alveolata)
Organelos semelhantes a cílios, sem citóstoma. São multinucleados com pelos menos 1 macronúcleo (funções metabólicas e de desenvolvimento) e 1 micronúcleo (reprodução sexuada, dão orgiem ao macronúcleo).
A maioria vive livremente em água doce ou no mar (em águas estagnadas) mas alguns são comensais ou parasitas. Exemplo: paramécia.
Sub-Filo Dinoflagellata (Alveolata)
Metade tem cloroplastos. Normalmente têm dois flagelos ao longo de um sulco longitudinal. Têm esqueleto complexo - teca (fina e flexível - nua, espessa e composta - armada).