Ferramentas Estratégicas Flashcards
Análise SWOT (Matriz SWOT)
A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada na etapa do diagnóstico organizacional. Ela é utilizada para buscar entender a “posição atual” da organização.
Consiste, basicamente, na
análise do ambiente interno (forças e fraquezas) e do ambiente externo (ameaças e oportunidades).
A análise interna do ambiente organizacional (microambiente) busca entender quais são os pontos
fortes (forças) e os pontos fracos (fraquezas) da organização. A organização procura “entender ela
mesma”. As forças e as fraquezas são elementos controláveis, ou seja, podem ser controlados pela
organização.
A análise externa do ambiente externo no qual a organização está inserida (macroambiente) tem por objetivo identificar as
oportunidades e as ameaças (desafios). Tratam-se de elementos não controláveis, ou seja, que não podem ser controlados pela organização.
Alavancagem = Forças + Oportunidades.
A organização deve buscar potencializar ainda mais as suas forças, para aproveitar da melhor maneira possível as oportunidades.
Limitações =
Fraquezas + Oportunidades.
A organização está diante de oportunidades ambientais que podem ser aproveitadas.
Contudo, as suas fraquezas a impedem (ou limitam) de aproveitar essas oportunidades.
Vulnerabilidades =
Forças + Ameaças.
As ameaças externas deixam a organização vulnerável. Contudo, a organização pode utilizar suas forças internas para mitigar (ou eliminar) essas ameaças.
Problemas =
Fraquezas + Ameaças.
Surgem ameaças externas e a organização não possui meios para mitigar ou eliminar o resultado provocado por essas ameaças. Portanto, isso é um grande problema!
Desenvolvimento =
Forças + Oportunidades.
É a estratégia adotada pela organização quando ela se vê diante de forças internas e
oportunidades externas (cenário de Alavancagem).
Crescimento =
Fraquezas + Oportunidades.
Trata-se da estratégia utilizada pela organização quando há oportunidades no ambiente,
mas a organização possui pontos fracos. Ou seja, a organização não possui meios suficientes para aproveitar essas oportunidades (cenário de Limitações).
Manutenção =
Forças + Ameaças.
É uma estratégia organizacional adotada quando há ameaças no ambiente, mas a organização possui pontos fortes para combatê-las (cenário de Vulnerabilidade). A organização busca se defender dessas ameaças
Djalma Oliveira1 propõe que existem três estratégias de manutenção:
Estratégia de estabilidade: Busca a manutenção de um estado de equilíbrio.
Estratégia de nicho: A organização busca focar em um único segmento, produto ou mercado em que atua, para dominar esse segmento e preservar suas vantagens competitivas.
Estratégia de especialização: A organização busca conquistar ou manter a liderança no mercado mediante a concentração dos esforços de expansão em uma única (ou em poucas) atividade.
Sobrevivência =
Fraquezas + Ameaças.
Trata-se da estratégia utilizada quando surgem ameaças externas e a organização possui pontos fracos, ou seja, não possui meios para mitigar ou eliminar o resultado dessas ameaças (cenário de Problemas). A organização busca, literalmente, “sobreviver”. (risos)
Matriz BCG
Também chamada de Matriz de Crescimento e Participação, foi desenvolvida pelos consultores da
empresa de consultoria americana Boston Consulting Group. Essa ferramenta classifica os produtos de uma organização de acordo com o “crescimento do mercado“ e “participação do produto nesse mercado”. O objetivo é definir e focar a prioridade dos investimentos (alocar os recursos disponíveis da melhor maneira possível).
Pode ser Estrela, Interrogação, Vaca Leiteira e Abacaxi.
Estrela
São os produtos (ou unidades de negócio) que possuem alta participação em um mercado que, por sua vez, está em elevado crescimento. Portanto, tem grande potencial de lucratividade.
Interrogação:
O mercado está em alto crescimento; contudo, a participação do produto neste mercado é baixa.
“O que isso significa?”
Significa que a organização está fazendo investimentos, mas não está obtendo o retorno esperado (devido à baixa participação de seu produto no mercado).