Fauna Flora E Meio Ambiente Flashcards
Conceito de diversidade biológica e suas aplicações.
Diversidade biológica é variedade de organismos vivos (espécies) presentes na biosfera. Abrange desde o nível gênico até o nível ecossistematico. As suas aplicações estão em toda a biologia já que é o conceito base para a evolução, classificação e organização da vida.
Fatores moduladores da evolução e da diversidade biológica
Os fatores moduladoras da evolução são a variabilidade que é criada por mutações, recombinação genica e deriva genética sendo assim não direcionada e a seleção natural que é a ação do meio nessas variações, selecionando as que mais se adaptam a este, sendo assim um fator direcional (direcao—>+adaptado)
Interações biológicas como parte da diversidade e como elemento modulador da própria diversidade
A existência da biodiversidade permite que alguns ciclos ecológicos aconteçam, como as cadeias alimentares onde os produtores interagem com os consumidores primários na transferência de energia e assim progressivamente. As espécies estão sempre interagindo com o meio abiótico e o biótico que exemplificaria as outras espécies das quais podem ser dependentes, essas interações entre diferentes espécies podem ter diferentes resultados, pode ser benéfico para uma das espécies ou para as duas, criando uma teia de possibilidades que pode levar a especificação de nichos que pode modular o comportamento e morfologia de determinada espécie, sendo assim o fato biótico que seria a variedade de organismo em interação resulta em relações que ao longo do tempo pode gerar modificações nas espécies sujeitas a interação, um exemplo seria a evolução das angiosperms e os pteras (procurar nome da ordem)
Fundamentos da teoria evolutiva, incluindo conceitos como seleção natural, adaptação, processos microevolutivos e macroevolução
Fundamentos são: variabilidade, todos tem chance de se reproduzir e aumentar de número exponencialmente porém isso não ocorre pois há uma competição pelos recursos já que estes são limitados: o resultado dessa competição é a seleção natural onde os indivíduos mais adaptados ao meio conseguiram sobreviver (obter todos os recursos suficientes) e reproduzir (passando as características que o permitiram sobreviver) para a sua prole que deve ser fértil para continuar a linhagem.
A evolução pode ser observada em um nível micro ou macro. Na microevolução observamos os eventos que moldam a evolução ao nível de espécie ou populações (população é um grupo de indivíduos com mesmo pool gênico em um determinado local e tempo). Um exemplo pode ser as superbactérias, que vencem a ação dos antibióticos e sobrevivem passando a resistência para a próxima geração, ela ocorre no nível de população pois está em um determinado local e tempo havendo outros indivíduos de sua espécie sofrendo outros tipos de pressões em suas populações.
A macroevolução é observada no nível acima de espécie, observando os padrões, tendências e transformações destas ao longo do tempo que assume uma abrangencia maior como a origem dos grandes grupos monofiléticos. Estão geralmente associados a extinções, irradiações adaptativas e outros,
Obtenção e análise de dados em estudos de fauna e flora e dos ambientes nos quais estes ocorrem.
Existem diversas metodologias para contemplar cada grupo, que se baseiam em literaturas específicas. É sugerido que a coleta de dado seja feita em diferentes estações do ano (chuvosa e seca), pois a composição pode mudar, conforme a disponibilidade de recursos e o ciclo de vida da espécie. As técnicas incluem observações com evidências direta, na qual o pesquisador visualiza/ ouve o animal; e evidências indiretas, na qual há vestígios como fezes, pelos, penas, ninhos, pegadas, etc. A forma de se coletar os dados e a qualidades deles será essencial para um bom trabalho. Na metodologia deve ter escrito o esforço amostral para cada grupo e em cada fitofisionomia, além de um mapa indicando o tamanho da área. Para casos de licenciamento ambiental, espera-se os parâmetros de riqueza e abundância, índices de eficiência amostral e de diversidade, por fitofisionomia e cada grupo.
Apresentação de resultados de pesquisa científica.
em um projeto de pesquisa temos a questão da análise e discussão dos resultados com as seguintes questões em foco: de “como os dados serão analisados e discutidos” e “como refutar ou confirmar a hipótese anunciada?”.
Conclusão deve ser extensa acrescentando tá em possíveis linhas futuras para continuidade da pesquisa.
O biólogo como professor.
Q
- Papel do biólogo na sociedade.
Q
Microevolução e macroevolução
A evolução pode ser observada em um nível micro ou macro. Na microevolução observamos os eventos que moldam a evolução ao nível de populações (população é um grupo de indivíduos com mesmo pool gênico em um determinado local e tempo). Um exemplo pode ser as superbactérias, que vencem a ação dos antibióticos e sobrevivem passando a resistência para a próxima geração, da ocorre no nível de população pois está em um determinado local e tempo havendo outros indivíduos de sua espécie sofrendo outros tipos de pressões em suas populações.
A macroevolução é observada no nível acima de espécie, observando os padrões, tendências e transformações destas ao longo do tempo. Os padrões seriam o “como e quando” eles ocorrem… explicar melhor