Biologia Celular Flashcards
Origem e evolução da célula eucariotica
A célula eucarística surge há aproximadamente X milhões de anos atrás (a procariótico surge há 3,5 milhões). Possui grande diferenças quanto a célula procariótica: dna concentrado no núcleo, presença de … forgot
A superfície celular: arquitetura molecular, propriedades
Em celular procarioticas a delimitação entre o meio externo e a célula ocorre pela cápsula e/ou parede vegetal, células eucarísticas vegetais possuem a parede celular, células animais utilizam apenas a membrana plasmática para essa delimitação (membrana está presente nas outras também).
A membrana é constituída por uma dupla camada fosfolipidica; os fosfolipídio a são anfipaticos com uma parte hidrofílico e uma hidrofóbica (ácido graxo), às cadeias mais curtas e insaturadas aumentam a fluidez da membrana.
Colesterol: interage com a cause de outros lipídios diminuindo a permeabilidade a pequenas mols solúveis em h2o.
Proteína canal: permite a passagem de íons e h2o
Proteínas carregadoras: se liga com o substrato e é levado para o lado oposto
Carboidratos e glicoproteína a se encontram ligadas à lipídios (glicolipidios) ou proteínas (glicoproteinas)fazendo proteção mecânica e reconhecimento químico para adesão celular.
As proteínas podem ser integrais(estando entre a bicamada fosfolipidica) ou periférica (estando na face e cabeça dos fosfos).
Podem assumir funções estruturais, canais, enzimáticas, ligante(ancoragem do citoesqueleto a matriz celular), carregadoras e receptores (hormônios e outros).
Uma visão morfofuncional integrada das organelas citoplasmáticas. As rotas endocítica e secretora. Organelas oxidativas: mitocôndria e peroxissomo.
Peroxissomos pega o H2O2 (peróxido de hidrogênio) e por meio da enzima catalise elimina esse tóxico como h2o e O2.
Mitocondria powerhouse of the cell.
A rota endocítica começa com a ingestão de objetos que podem ser pequenos ou grandes, quando é uma ingestão relativamente grande ela irá englobar essa particula por invaginações da membrana e terá o nome de fagocitose, se
O núcleo interfásico: envoltório nuclear, organização da cromatina, nucléolo. Tráfego núcleo-citoplasmático;
O núcleo é composto por uma membrana externa e uma membrana interna, no meio das duas ocorre um espaço chamado de lamina nuclear. A lâmina nuclear é uma série de proteínas que interage com os cromossomos determinndo o seu posicionamento no núcleo. Essa membrana também possui os poros nucleares que permitem a comunicação do núcleo com o citoplasma e vice-versa. o canal é utilizado atráves de proteína que reconhecem seus ligantes e o que sairá ou entrará. O nucleo também é preenchido pela cromatina,, uma mistura de DNA e histonas (proteinas), cada histona tem um filaamento de nucleossomo, a unidade estrutural do cromossomo. Um dos níveis de empacotamento do material genético é o que os nucleossomos se associam a um arcabouço protéico guiados pela lâmina nuclear formando um arcabouço proteico, assim as regões com mais genes expressos ficam mais relaxadas, enquanto os com regiões mais ativas ficam mais compactdos.
O nucleolo produz as subuniddes dos ribossomos de toda a celula, possuí macromoléculas com genes para produzir o RNAR que sai pelo poros nucleares, as subunidades saem pelo poro e se unem no citoplasma, formando um ribossomo maduro.
O citoesqueleto e os movimentos celulares;
Para observar essas estruturas na célula se usa a técnica de microscopia fluorescente; anticorpos para as proteínas do citoesqueleto que estão acoplados à substância fluorescentes, assim quando iluminados com a luz certa eles ficam visíveis e fluorescentes.
Microtúbulos: são estruturas cilíndricas que ficam livres no citosol ou constituindo flagelos e centriolos, ele é formado por tubulina alfa e beta, sendo também polarizado, o GTP se associa a tubulina e monta o microtúbulo, a ponta positiva recebe eles com mais rapidez. A sua função pode ser esquelética como nos axopodes, na movimentação de compostos no citoplasma como na movimentação das proteínas dineina e cinesina e movimentos próprios do organismo como flagelos e cilios. Ele é homólogo aos centriolos.
Microfilamentos (Filamentos de Actina)
São menores que os microtubulos sempre também polarizados e comumente arranjados em dupla hélice. Utiliza actina G que se associam ao ATP. Estão por todo o citosol formando feixes como fibras tensoras ou microvilosidades.
Intermediario são estáveis, proteínas fibrosas trançadas e formado por proteínas aleatórias.
Diferenciação celular;t
Inicia na fase de gastrulação (pós mórula onde cresce em número mas não em tamanho).assim que o arquejarei se forma ele vira o canal de comunicação com o meio externo e interno, ele poderá dar origem a boca (protostomio ) ou o ânus (deuterostomio). Nessa fase os três folhetos terminativos começam a se desenvolver (endoderme, ectoderme e mesoderme). Elementos citoplasmático influenciam a expressão e repressão genica, a medida que vai se dividindo esses componentes citoplasmaticos vai se distribuindo aleatoriamente e influenciando a ligação dos genes. A prova de que a diferenciação acontece após essa fase é a transferência de uma parte de um embryo pra outro antes e depois da gastrulação, aquele antes irá se desenvolver de acordo com o local em que foi inserido, aquele que foi depois não se adapta e já desenvolve o que iria desenvolver no embryo original.
O meio externo também influencia, assim células mais periféricas vai sentir mais impacto do que aquelas mais internas levando a um nível diferente de especializações.
Morte celular.
Apoptose
Instrumentação e métodos de estudo na pesquisa citológica: exame a fresco
observação ao microscópio de células, pequenos organismos vivos ou fragmentos de tecidos vivos, num meio líquido o mais próximo possível do meio natural desses organismos.
Para que a célula sobreviva o maior tempo possível, é necessário o uso de líquidos chamados conservadores fisiológicos, os quais são soluções que proporcionam às células que estão sendo observadas, condições as mais aproximadas possíveis do seu ambiente natural.
O emprego do exame a fresco está restrito dentro de certos limites: só se aplica a objetos finos e transparentes, não permite observações prolongadas e mostra apenas uma pequena parte dos detalhes das estruturas. É, portanto, relativamente grosseiro e leva eventualmente à morte celular.
coloração vital, técnicas de fixação e inclusão
corantes específicos, que se comportam como compostos ácidos ou básicos que formam ligações com os componentes do tecido.
Corantes ácidos: eosina, fucsina, etc.
Corantes básicos: hematoxilina, azul de metileno, etc.
preservar a estrutura e a composição molecular o material deve ser tratado antes ou mais rapidamente possível para evitar a digestão dos tecidos por enzimas presentes no interior das células (autólise) ou por bactérias.
O tratamento é feito por substâncias químicas ou por métodos físicos (menos frequente); agentes desnaturantes ou de agentes que estabilizam as moléculas
Substâncias que proporcionem rigidez; desidratação ou Clareamento: os fragmentos de tecido são embebidos e saturados com o solvente orgânico, assim ficando transparentes
microtomia histológica
Micrótomo é o aparelho que faz cortes microscópicos, variando geralmente de 1 à 10 μm (micrômetros) de espessura, em pequenas amostras de material biológico (geralmente tecidos) em blocos de resina específica (parafina) para análise em microscópio óptico.
Assim a microtomia é a realização de cortes para a a observação de tecidos.
montagem de lâminas permanentes; coloração H-E e uso da bateria de hidratação/desidratação;
Uma das técnicas mais utilizadas é a que reúne dois corantes chamados hematoxilina e eosina e a coloração é denominada abreviadamente HE ou H&E. Os cortes são corados inicialmente com hematoxilina e em seguida com eosina.
A porção colorida das moléculas de vários corantes, como por exemplo o azul de toluidi
Cromossomos politênicos: preparação e montagem citológica;
Cromossomos politênicos formam-se quando várias rodadas de replicação produzem muitas cromátides irmãs que permanecem fundidas.
Mitose: obtenção de preparações citológicas de tecidos animais e vegetais;
Prófase : condensação do cromo Metáfase: se alinham no fuso mitótico Anáfase: puxou Telófase: separou Citocinese: feshow
Princípios e demonstração da microscopia de fluorescência e confocal a laser, e da microscopia eletrônica de transmissão e varredura.
os microrganismos podem ser corados com um corante fluorescente, como o fluorocromo, para produzirem imagens fluorescentes ao microscópio UV.
Confocal= scanner a laser
O princípio de funcionamento do Microscópio Eletrônico de Varredura consiste na utilização de um feixe de elétrons, guiado por um sistema de bobinas de deflexão, que ‘’varre’’a superfície da amostra ponto a ponto e transmite o sinal do detector a uma tela catódica. A varredura é sincronizada com aquela do feixe incidente.
especializações da membrana plasmática
Algumas regiões sofrem modificações pra efetuarem funções específicas, como:
Microvilosidades: extensões da membrana e citoplasma; encontradas em células de absorção.
Estereocilios: não possuem movimento aumentando apenas a superfícies de absorção.
Desmossomos: une fortemente as células e da resistência mecânica: ocorre nos locais onde o citoesqueleto se prende a membrana e se ligam com as vizinhas (através do demo)
Hemidesossomos: ocorre em células em contato com a lâmina basal.
Junções aderentes: ancoragem entre as membranas e ancoragem do citoesqueleto (cria um cinturão ao redor da célula (das células)
Zona oclusiva: bloqueia o espaço intercelular impedindo a passagem de substâncias através do epitélio (epitélio é um tecido formado por células justapostas, esses tecidos revestem o corpo externo, órgãos e cavidades.
Junções comunicantes: comunicação entre as células ( é um canal que atravessa a membrana das vizinhas, podendo estar aberta ou fechada(passa íon, aminoácidos, nucleotídeos…)
Junção fool (?): entre a célula e a matriz celular.