Exame laboratorial do pâncreas Flashcards
Quais são as funções do glucagon, insulina e somatostatina no controle da glicemia?
● Glucagon: ação hiperglicemiante - estimula glicogenólise e gliconeogênese
● Insulina: ação hipoglicemiante - auxilia a entrada da glicose em células, fazendo com que a glicose sanguínea diminua.
● Somatostatina: ação moduladora - inibe a liberação de insulina e glucagon
São causas da hipoglicemia:
Contato prolongado com células sanguíneas, inanição, doença hepática, idiopática (raças toys), glicosúria, endotoxemia, hiperinsulinismo (tumores)
Sintomas da hipoglicemia:
Excitação, ansiedade, vocalização, ataxia, tremores musculares, dilatação da pupila; Se prolongada: choque, convulsões, coma e morte.
São causas da hiperglicemia:
Pós prandial, aumento da epinefrina (exercício), corticoides, pancreatite aguda, drogas (diuréticos/morfina/glicoterapia), tumores pancreáticos, diabetes mellitus
Poodle, 10 anos, macho, castrado. Tutor relata que, nas últimas semanas, o cão tem apresentado polidipsia e poliúria. Também notou aumento significativo no apetite, no entanto o animal está perdendo peso. No exame físico, o animal apresenta-se magro, desidratado e letárgico.
Foi solicitado exame de glicemia em jejum e urinálise, e encontrou-se o seguinte resultado:
● Glicemia em jejum: 380 mg/dL (Valor de referência: 60-110)
● Alterações na urinálise: Glicose ++; Corpos cetônicos: +
Com base nos exames e sinais apresentados, qual é o tipo de Diabetes Mellitus diagnosticado neste cão e quais são suas características?
Diabetes Mellitus tipo I (insulino dependente). É caracterizada pela deficiência do pâncreas em produzir insulina, ocorrendo geralmente em animais velhos e obesos.
Felino macho, 8 anos, castrado. O tutor relatou que o gato está comendo mais, mas perdendo peso. Também tem bebido muita água e urinado com frequência aumentada. o tutor observou episódios de letargia e fadiga. No exame físico notou-se sobrepeso, desidratação leve e letargia.
Os seguintes resultados foram encontrados nos exames laboratoriais:
● Glicemia em jejum: 250 (valor de referência: 70-150)
● Alterações na urinálise: Glicose +
Quais são as possíveis causas da Diabetes insulino não dependente (tipo II) neste gato e quais sinais clínicos corroboram com este diagnóstico?
As possíveis causas da Diabetes Tipo II incluem fatores genéticos, obesidade, estresse crônico e possível inflamação pancreática (pancreatite). Os sinais clínicos que corroboram com este diagnóstico são poliúria, polidipsia, polifagia, perda de peso, e episódios de letargia e fadiga.
Qual é a principal função do pâncreas exócrino? Cite as principais enzimas digestivas produzidas.
O pâncreas exócrino é responsável pela produção e secreção de enzimas digestivas que ajudam na digestão de proteínas, gorduras e carboidratos no intestino delgado. As principais enzimas são: amilase, lipase e proteases (quimiotripsina e tripsina)
São sintomas associados à pancreatite
Dor abdominal, vômito, diarreia, perda de apetite, letargia e febre.
Quais são os fatores de risco para pancreatite em cães e gatos?
Obesidade, dieta rica em gorduras, doenças endócrinas como diabetes mellitus, uso de certos medicamentos e trauma abdominal.
Cite os sinais clínicos associados com a insuficiência pancreática exócrina nos animais e qual é o método de diagnóstico.
Perda de peso, fezes volumosas e malcheirosas, diarreia crônica, flatulência e aumento do apetite. O diagnóstico é realizado através de testes da função pancreática, que incluem a medição de tripsinogênio imunorreativo sérico (TLI) e a elastase fecal.