exam_OGESA Flashcards
1
Q
- No século XIX, ocorreu um movimento de massificação escolar com o objetivo de sustentar a emergência de Estados-Nação.
A
Verdadeiro
2
Q
- Ao longo do século XIX, a Finlândia e a Itália conheceram o desenvolvimento de um dos melhores sistemas de educação elementar da Europa.
A
Falso
3
Q
- Na Alemanha, o Gymnasium era a escola preferida por quem queria seguir a universidade e ingressar no espaço das profissões mais valorizadas socialmente.
A
Verdadeiro
4
Q
- Aspetos pertencentes aos domínios “Prestação do serviço educativo” e “Liderança e gestão” terão influenciado negativamente os resultados académicos
A
Verdadeiro
5
Q
- A aproximação entre as classificações interna e externa na generalidade das disciplinas do ensino secundário sujeitas a exame nacional é considerado um ponto forte
A
Verdadeiro
6
Q
- Na década de 80, a prioridade do ensino português, em particular do profissional e técnico, era formar capital humano para a alimentar o mercado de trabalho, com vista a melhorar a economia.
A
Verdadeiro
7
Q
- A estabilidade política de Portugal sentida nos anos setenta e oitenta permitiu ao país assumir uma posição dianteira no que toca ao acesso à educação e à qualidade do ensino, comparativamente a outros países da Europa Ocidental.
A
Falso
8
Q
- Com a aprovação da Lei de Bases do Sistema Educativo de 1986, o ensino básico, em Portugal, tornou-se facultativo e gratuito, abrangendo nove anos distribuídos por dois ciclos escolares.
A
Falso
9
Q
- Ensinar a muitos como se fossem um só é uma prática das boas escolas inclusivas.
A
Verdadeiro
10
Q
- Dentro dos diversos fatores da administração e organização escolar, segundo o artigo “Estilos de liderança e escola democrática”, aquele que se destaca como o mais problemático e complexo, no contexto das políticas educativas, é o campo das metodologias pedagógicas.
A
Falsa
11
Q
- A avaliação, conforme indicado por Fernandes (2013), deve desconsiderar a presença de uma verdade absoluta acerca de uma determinada realidade.
A
Verdadeiro
12
Q
- De acordo com Fernandes (em Para uma breve compreensão da Avaliação de escolas do ensino Básico e secundário em Portugal), as dimensões valorativas, éticas e políticas da avaliação têm de depender dos valores pessoais dos avaliadores ou dos interesses de quem paga a avaliação. Falsa
A
Falsa
13
Q
- Durante a Idade Média, o monopólio da instrução e do conhecimento encontrava-se adstrito ao poder real. Verdadeiro
A
Verdadeiro
14
Q
- De acordo com o texto Cultura Organizacional de Boas Escolas: o Sentido e as Práticas de Lideranças, de Maria Lopes, a construção de uma “boa escola” está dependente do estilo de lideranças exercido.
A
Verdadeiro
15
Q
- Para Maria Lopes, a liderança nas boas escolas tem um impacto limitado na cultura organizacional.
A
Falso