EVOLUÇÃO DAS TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO Flashcards
O QUE É QUE A EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO PERMITE COMPREENDER?
- Que problemas/necessidades de Comunicação resolvem
- Em que contexto social e cultural surgem (por que razão foram inventadas nesse e não noutro) e são utilizadas (por que razão são usadas de uma forma e não de outra).
- O modo como a comunicação se impôs como um valor central e ideologia alternativa às políticas, passando de infraestruturas (meios) a superestruturas (ideias)
- O papel que desempenharam, evitando o determinismo.
A COMPREENSÃO DA EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO PERMITE COMBATER O QUÊ?
Determinismo
DESCREVA AS DUAS TRANSFORMAÇÕES ASSOCIADAS À ESCRITA (O QUE É QUE A INVENÇÃO DA ESCRITA ASSINALA ?)
- A passagem de uma representação literal (imagem que representa o objeto) a uma representação abstrata (imagem representa fonemas que, reunidos, indicam o objeto)
- Afastamento progressivo da imagem como representação objeto, para imagem como representação de fonemas
QUAL O PROPÓSITO DA ESCRITA IDEOGRÁFICA?
EXEMPLO CONCRETO DA SUA HERANÇA NA ATUALIDADE
- Consiste num sistema de escrita que se manifesta através de “ideogramas”: símbolo gráfico ou desenho (signos pictóricos) formando caracteres separados e representando objetos, ideias ou palavras completas, associados aos sons com que tais objetos ou ideias são nomeados no respectivo idioma.
- Caracteres chineses e japoneses
TIPOS DE ESCRITA IDEOGRÁFICA
- Escrita Cuneiforme (reativa à forma como era gravada) – Inicialmente puramente figurativa (pictografia simples), presta-se à inventariação e registo contabilístico de mercadorias em trocas comerciais. Progressivamente abstrata (pictografia complexa), na qual o conjunto de figuras pretende representar foneticamente uma palavra (cada figura não tem relação à palavra) CIVILIZAÇÃO SUMÉRICA 6000 AC
- Escrita Hieroglífica- Combinação de pictografia simples e complexa, tornando necessário indicar como os pictogramas devem ser interpretados (literal ou abstratamente) CIVILIZAÇÃO EGIPCIA 3000 AC
(necessidade de conservação de informação)
QUAL O PROPÓSITO DA ESCRITA ALFABÉTICA?
O aumento das trocas comerciais, originando distintos efeitos sociais e a recusa da representação pictográfica da divindade ( Islamismo, Judaismo) tornam necessária uma nova escrita baseada em signos que representam fonemas e não em imagens
TIPOS DE ESCRITA ALFABÉTICA
CIVILIZAÇÃO FENÍCIA:
- Alfabeto de expansão geográfica limitada. - Com a ausência de vogais , a escrita não representa completamente a oralidade, deixando o texto à interpretação do leitor.
CIVILIZAÇÃO GREGA:
- Poder político de Atenas impõe o alfabeto jónico como norma
- Alfabeto com vogais de ampla divulgação, base dos alfabetos criados até ao latino
- Contribui para a reorganização politica e socio urbana grega
- Abstração da escrita alfabética que permite uma independência progressiva do alfabeto face à língua.
O QUE É O DETERMINISMO TECNOLÓGICO?
É uma teoria que defende que as novas tecnologias, mais particularmente as novas formas de comunicação (internet, tv, rádio…) provocam alterações nos seus modos de vida das pessoas o que, consequentemente, leva a uma alteração do funcionamento natural da sociedade. Resumidamente, apresenta uma abordagem que identifica os avanços tecnológicos como a causa central nos processos de mudanças sociais, afirmando que os mesmo ditam o comportamento dos usuários, diminuindo a ação humana. ( Dizem também que as máquinas têm controlo sobre a vida de pessoas, sendo uma das objeções o facto das máquinas serem criadas e guiadas pelas pessoas e não pelo contrário)
PORQUE É QUE NÃO FAZ SENTIDO UMA EXPLICAÇÃO DETERMINISTA?
- Velocidades de desenvolvimento técnico e de utilização social são diferentes
- Poucos sabem escrever: monopólio dos escribas (anteriores contabilistas) e manutenção do seu estatuto social
- Reduzido poder decisório associado ao escriba
- Constrangimentos técnicos como obstáculo à massificação da adoção (o suporte era caro, e muitas vezes reciclado) limitam o número de textos disponíveis.
- Predomínio da oralidade sobre a escrita: Sócrates e a escrita enquanto subdesenvolvimento das capacidades humanas de memorização
PARA QUE SURGE A RETÓRICA GREGA E PARA QUE SERVE?
- Surge como Instrumento de reequilíbrio que substitui o uso da força em situação de perturbação social, com o intuito de resolver problemas jurídicos e políticos.
- Suscita o desenvolvimento de uma classe profissional (logógrafo) especializada na conceção de discursos
- Com o ensino Sofista (e a sua recusa de uma verdade absoluta, em prol da persuasão), torna-se um instrumento técnico, uma forma cujo conteúdo é relativizado.
- Utilização é criticada por Platão enquanto prática não comprometida com a procura e divulgação da verdade (Atenas não é o contexto ideal para o desenvolvimento da retórica)
QUE PROBLEMAS RESOLVE A RETÓRICA ROMANA?
• Surge como intuito de obrigar os cidadãos civilizados em cidades a saber comunicar (ao relacionarem se com a retórica ao serviço da vida quotidiana)
Pois saber comunicar não é só o elemento de conciliação (como para os gregos), mas também de inclusão (parte do processo civilizador dos povos conquistados)
• Saber comunicar obriga a ter instrução, que tem de ser transmitida de tutores para alunos, o que reúne dois mundos anteriormente separados: o das ideias e o das formas ou suportes, desprezados pelo anterior.
- Escrita mantém-se, no entanto, ao serviço da retórica: livros são escritos para serem manuais ou leituras públicas.
- Difusão do alfabeto jónico pelo mundo, e da retórica através da sua interação no Catolicismo