Ética e Moral Flashcards
Pessoas são caracterizadas, entre outras coisas, por suas virtudes e pelos seus vícios, sendo que ambos pressupõem valores que, se não forem traduzidos em ações, perdem seu sentido.
CERTO
Ambos pressupõem valores, que irão determinar o caráter das pessoas, desde que sejam concretizados em ações. A sociedade não imprime valor a um vício ou virtude se não estiverem sendo posto em prática.
Os valores orientam o comportamento ético e permitem classificar os comportamentos dentro de qualquer
escala de desenvolvimento moral.
Certo
Os valores que orientam o comportamento ético e que permitem classificar os comportamentos dentro de
qualquer escala de desenvolvimento moral foram e continuam sendo propostos por filósofos, que manifestam
opiniões a respeito de como a sociedade deveria ser, e o fazem de maneira a influenciar as convicções alheias.
Quando um servidor define fins, prioriza valores e delimita regras de conduta conforme sua concepção particular de bem, ele age em consonância com princípios da ética pública.
Gabarito: E
Não é conforme sua concepção particular de bem e sim de acordo com o interesse público:
‘A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
A respeito de ética, moral, princípios e valores, julgue os itens a seguir.
A ética tem como objeto uma reflexão crítica da dimensão moral do comportamento social e busca o fundamento do valor que o norteia.
Gabarito: CERTO
Temos que ter em mente que a ética é teórica, é o estudo da moral, sendo esta, prática; a conduta que ocorre em cada sociedade.
Princípios éticos são normas que determinam o comportamento social em função de valores com dimensões existentes no indivíduo, no grupo ou na
classe social, no povo ou na própria humanidade.
Gabarito: CERTO
Princípios são os alicerces da norma, são o seu fundamento em essência, são o refúgio em que a norma encontra sustentação para racionalizar a sua legitimação, são a base de onde se extrai o norte a ser seguido por um ordenamento, seja em sentido lato, seja em ramos específicos do direito.
Para o Dicionário Aurélio Eletrônico, princípio significa: o primeiro impulso dado a uma coisa; origem; o que constitui a matéria; o que entra na composição de algo; regras ou conhecimentos fundamentais e mais gerais.
O imperativo categórico, para ser considerado ético,deve limitar-se a determinado grupo social e, portanto, não possuir caráter universal.
Gabarito: ERRADO
De acordo com o conceito de imperativo categórico,
de Kant, o dever denota uma forma, que é válida para
toda ação moral e implica a universalidade da
conduta ética, de modo que o indivíduo deve agir como
se a máxima de sua ação pudesse se tornar uma lei
universal.
O imperativo categórico defende que os indivíduos
deveriam agir em conformidade com aquilo que
gostariam de ver como lei universal, ou seja, não
deveriam fazer aos outros aquilo que não gostariam que
os outros fizessem a eles. Por conta desse conceito de
lei, o imperativo categórico também era designado de
imperativo universal.
Dessa forma, o erro da assertiva consiste em afirmar
que o imperativo categórico deve se limitar a um grupo
social, quando, na verdade, ele deve possuir caráter
universal.
A respeito de moral, ética e valores, julgue o item que se segue.
A ética pressupõe uma reflexão sobre o modo de agir do ser humano conforme determinada estrutura de valores.
CERTO
Correto! A ética é uma ciência que estuda
o comportamento do ser humano. É uma reflexão racional e científica sobre a moral e sobre os costumes sociais. Ela busca analisar os benefícios e malefícios de cada conduta.
Pessoas são caracterizadas, entre outras coisas, por suas virtudes e pelos seus vícios, sendo que ambos pressupõem valores que, se não forem traduzidos em ações, perdem seu sentido.
CERTO
Ambos pressupõem valores, que irão determinar o caráter das pessoas, desde que sejam concretizados em ações. A sociedade não imprime valor a um vício ou virtude se não estiverem sendo posto em prática.
A ideia moderna de controle da função pública e de democracia é compatível com a aceitação de oligarquia, autocracia ou despotismo.
Errado.
A ideia moderna de controle da função pública e de democracia é incompatível com a aceitação de oligarquia, autocracia ou despotismo. Essas são formas de governo que concentram o poder nas mãos de poucos ou de um só indivíduo, sem respeitar os direitos e as liberdades dos cidadãos. O controle da função pública e a democracia exigem a participação popular, a transparência, a accountability e o respeito às leis.
O agir ético de parte dos servidores públicos é suficiente para que o setor público seja considerado ético, desde que seja eficiente.
erro: NÃO É SUFICIENTE
I - A DIGNIDADE, O DECORO, O ZELO, A EFICÁCIA E A CONSCIÊNCIA DOS PRINCÍPIOS MORAIS SÃO PRIMADOS MAIORES QUE DEVEM NORTEAR O SERVIDOR PÚBLICO, seja no exercício do cargo ou função, OU FORA DELE, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
II - O SERVIDOR PÚBLICO NÃO PODERÁ JAMAIS DESPREZAR O ELEMENTO ÉTICO DE SUA CONDUTA. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente ENTRE O HONESTO E O DESONESTO, consoante as regras contidas no , e § 4°, da Constituição Federal.
III - A MORALIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NÃO SE LIMITA À DISTINÇÃO ENTRE O BEM E O MAL, DEVENDO SER ACRESCIDA DA IDÉIA DE QUE O FIM É SEMPRE O BEM COMUM. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
Os valores morais independem do legado que recebemos da sociedade em que estamos inseridos.
A assertiva trata da ÉTICA. Assim, a ética independe do legado que recebemos da sociedade em que estamos inseridos. Isto porque a ética é atemporal, é princípio, é permanente. A MORAL, por sua vez, tem relação com os costumes, ou seja, dependente da sociedade em que estamos inseridos, tem relação com a cultura e é temporal.