Estatuto do conhecimento científico Flashcards
O que é a pseudociência?
é o tipo de teoria ou atividade que não possui qualquer tipo de base científica mas que procura passar por científica. (exemplo: astrologia)
Distingue o conhecimento vulgar do conhecimento científico
O conhecimento vulgar é prático, desorganizado, espontâneo, superficial, falível, acrítico e é transmitido de geração em geração. O conhecimento científico é organizado, explicativo, metódico, formal, racional, provisório e recorre a métodos para testar as suas hipóteses.
De que se trata a problema da demarcação?
De saber distinguir a ciência da não ciência
Define teoria científica
É um enunciado ou hipótese explicativa sobre os fenómenos. Ser sistemática e explicativa é condição necessária para poder ser considerada científica mas não é suficiente para garantir cientificidade.
Explica o critério da verificabilidade. Por quem foi proposto?
Foi proposto pelo ciclo de Viena. Segundo este critério uma teoria é científica se aquilo que propõe possa ser empiricamente verificado.
O que distingue afirmações verificáveis de afirmações não verificáveis?
Afirmações verificáveis, ao contrário das não verificáveis, são aquelas cujo valor de verdade possa ser determinado através da observação ou da experiência.
Qual a principal objeção ao critério da verificabilidade?
O facto de que a maioria das teorias científicas são expressas em enunciados universais que não são suscetíveis de verificação empírica.
Explica o critério da falsificabilidade. Por quem foi proposto?
Foi proposto por Karl Popper. Segundo este critério, uma teoria é científica se puder ser empiricamente falsificável.
Como varia o grau de falsificabilidade de uma afirmação em função da sua abrangência?
Quanto mais abrangente a afirmação, maior será o seu grau de falsificabilidade, visto que estará exposta a um maior risco de refutação e, assim, mais interessante será para a ciência.
O que distingue uma afirmação falsificável de uma afirmação não falsificável?
As afirmações falsificáveis são aquelas que podem ser submetidas a testes empíricos de falsificação, ou seja, testes que procurem encontrar casos que a refutem.
nota : afirmações não falsificáveis são aquelas que
- possuem as palavras: algum / nenhum / não
- apresentam dados insuficientes / muito vagos
Em que consiste o indutivismo? Por quem é defendido? Que critério de é utilizado?
O indutivismo é defendido por Francis Bacon. O método científico tradicional utiliza o critério da verificabilidade. Este consiste num método científico que obtém conclusões gerais a partir de premissas particulares ou individuais. De acordo com esta perspetiva, a observação é o ponto de partida da investigação científica, de seguida são formuladas hipóteses e a experimentação é fundamental para que estas possam ser confirmadas. Por fim os resultados são generalizados. Assim, os indutivistas consideram que o raciocínio indutivo é a chave para a descoberta e justificação das teorias científicas.
Quais as principais objeções ao indutivismo?
A observação não é totalmente neutra e imparcial pois ocorre sempre num determinado contexto;
O raciocínio indutivo não confere o rigor lógico necessário às teorias científicas, tal como refere David Hume no problema da indução;
Os factos inobserváveis (por exemplo partículas subatómicas) não podem ser comprovados por um processo de indução a partir da observação;
Em que consiste o falsificacionismo? Por quem é defendido? Que critério é utilizado?
A perspetiva falsificacionista é defendida por Karl Popper e utiliza o critério da falsificabilidade. Segundo o método hipotético-dedutivo, as teorias científicas são conjeturas que o cientista procurará submeter a testes que visam a sua refutação. O ponto de partida deste método são os problemas e as teorias são propostas de resolução destes. Uma teoria que resistiu à tentativa de refutação (teoria corroborada) pode sempre vir a ser derrubada. Daí o caracter conjetural das teorias científicas.
Quais as principais criticas ao método de Popper?
Concepção idealizada da ciência ( não é realista abandonar uma teoria devido a uma observação falsificada);
A ciência não parece progredir em conjeturas e refutações (exemplo Galileu e Newton)
Popper não dá conta do conhecimento útil da ciência (a nossa confiança na ciência depende do facto das previsões serem verificadas com frequência e não do facto das hipóteses não terem sido falsificadas)
Popper subestima o valor das previsões bem sucedidas;
Para Popper, como evolui a ciência?
A ciência progride através do método das conjeturas e refutações. É através da deteção de erros e falhas que são propostas novas teorias, aumentando o conhecimento. O erro é o motor da ciência