Esquizofrenia Flashcards

1
Q

Quais os elementos pscicopatológicos centrais para a esquizofrenia?

A
  • Alucinações
  • Delírios
  • Desorganização
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Epidemiologia e apresentação da esquizofrenia

A

As estimativas mais recentes indicam uma prevalência do transtorno entre 0,2 e 0,4% da população em geral, com proporção semelhante entre homens e mulheres, mas começando de forma mais precoce e tendendo a maior gravidade entre os homens.1 É considerada umas das principais causas de perda de anos de vida saudável entre jovens,2 pois os primeiros sintomas em geral aparecem entre o final da adolescência e o início da vida adulta, gerando, na maioria das vezes, um prejuízo funcional persistente. As mulheres apresentam um segundo pico por volta dos 40 anos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Ao que se deve a redução da expectativa de vida em pacientes esquizofrênicos?

A

Estima-se que 10% da mortalidade seja por suicídio. No entanto, a principal causa de excesso de mortalidade nesse grupo são as doenças cardiovasculares. Possivelmente, esse aumento da diferença na expectativa de vida entre a população em geral e as pessoas com esquizofrenia reflete maior exposição a fatores de risco cardiovasculares, como obesidade, tabagismo e diabetes, menor adoção de estilo de vida saudável, como atividade física, e menor acesso aos serviços de saúde.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Manifestações mais comuns na esquizofrenia

A

Os delírios autorreferentes e persecutórios e as alucinações auditivas são as manifestações mais comuns na esquizofrenia

Delírios autorreferentes - Crença de que todos os eventos foram planejados para a própria pessoa

Delírios persecutórios - Crença que estão sendo perseguidos, espionados, são o centro de uma trama

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que diz respeito aos sintomas negativos da esquizofrenia?

A

A dimensão dos sintomas negativos foi assim chamada como um contraponto à ideia de sintomas resultantes da excitação neuronal, princípio que define o termo “positivo”. Mais diretamente, esses sintomas dizem respeito à ausência de determinados comportamentos esperados, mais notadamente na expressão do afeto e da vontade.

O consenso do National Institute of Mental Health (NIMH) propôs cinco domínios para os sintomas negativos: alogia, alteração do afeto, associabilidade, avolição e anedonia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que diz respeito aos sintomas positivos da esquizofrenia?

A

A dimensão dos sintomas positivos é composta por delírios (alteração do conteúdo do pensamento) e alucinações (alterações da sensopercepção). Os delírios autorreferentes e persecutórios e as alucinações auditivas são as manifestações mais comuns na esquizofrenia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O que diz respeito aos sintomas cognitivos da esquizofrenia?

A

Os principais achados apontam para alterações na atenção, na velocidade de processamento, nas funções executivas e na aprendizagem.

Mesmo quando há a remissão dos sintomas positivos, permanecem dificuldades no planejamento de tarefas, o que pode levar a um grande aumento da ansiedade ao terem que lidar com demandas de maior complexidade, resolução de conflitos ou harmonização de diferentes perspectivas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O que diz respeito aos sintomas de desorganização da esquizofrenia?

A

se manifestam no pensamento, sendo observados principalmente no discurso e no comportamento, este último avaliado durante a entrevista e a partir de relatos de familiares. Falta do encadeamento lógico esperado para a conclusão de um raciocínio ou ação. A desorganização pode chegar aos fenômenos da desagregação de pensamento, neologismos e salada de palavras, em que o discurso perde quase que inteiramente o nexo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que diz respeito aos sintomas de humor/ansiedade da esquizofrenia?

A

Chamam a atenção para o fato de muitas manifestações da doença se associarem a alterações esperadas no conteúdo emocional. Um exemplo simples seria maior ansiedade ou tristeza provocadas pelo fato de o paciente se sentir perseguido, vítima de um complô.

Além dos sintomas que acompanham as alterações psicóticas, os pacientes podem evoluir com sintomas depressivos na fase pós-psicótica, quando entram em contato com a crise e suas consequências. Nesses casos, há a descrição do quadro conhecido como depressão pós-psicótica, mais comum em jovens e em pacientes com maior nível educacional. Esse quadro requer identificação e tratamento precoces, pois pode associar-se a maior risco de suicídio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Quais os cinco subtipos de esquizofrenia

A

São caracterizados principalmente pela apresentação clínica: paranoide, desorganizado, catatônico, indiferenciado e residual

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O que diz respeito a esquizofrenia paranoide?

A

O tipo paranoide da esquizofrenia caracteriza-se pela preocupação com um ou mais delírios ou alucinações auditivas frequentes. Classicamente, esse tipo é marcado sobretudo pela presença de delírios de perseguição ou grandeza. Esses pacientes costumam ter seu primeiro episódio da doença em idade mais avançada do que aqueles com os tipos catatônico ou de-sorganizado.

Indivíduos com esquizofrenia paranoide tendem a ser** tensos, desconfiados, cautelosos, reservados e, às vezes, hostis ou agressi-vos**, mas também ocasionalmente capazes de se comportar de forma adequada em algumas situações sociais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O que diz respeito a esquizofrenia do tipo desorganizado

A

O tipo desorganizado da esquizofrenia é caracterizado por regressão acentuada para um comportamento primitivo, desinibido e desordenado e pela ausência de sintomas que satisfaçam os critérios para o tipo catatônico. O início desse subtipo costuma ser precoce, ocorrendo antes dos 25 anos de idade.

Sua aparência pessoal é desleixada, e o comportamento social e as respostas emocionais são inadequados, com frequência explodindo em risos sem nenhuma razão aparente. Sorrisos e caretas incongruentes também são comuns nesses pacientes, cujo comportamento pode ser mais bem descrito como tolo ou insensato.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O que diz respeito a esquizofrenia do tipo catatônico?

A

Sua característica clássica é um **distúrbio acentuado da função motora **, que pode envolver estupor, negativismo, rigidez, excitação ou posturas bizarras. Por vezes, o paciente exibe alternância rápida entre extremos de excitação e estupor. As características associadas incluem estereotipias, maneirismos e flexibilidade cérea.
O mutismo é particularmente comum.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O que diz respeito a esquizofrenia do tipo indiferenciado?

A

Com frequência, pacientes que clara-mente têm esquizofrenia não podem ser enquadrados em um subtipo com tanta facilidade. Eles são classificados com esquizofrenia do tipo indiferenciado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O que diz respeito a esquizofrenia do tipo residual?

A

Caracteriza-se por evidências contínuas do transtorno na ausência de um conjunto completo de sintomas ativos ou de sintomas suficientes para satisfazer o diagnóstico de outro tipo de esquizofrenia. Embotamento emocional, retraimento social, comportamento excêntrico, pensa-mento ilógico e frouxidão leve das associações são comuns nesse tipo.
Quando ocorrem, delírios ou alucinações não são proeminentes nem acompanhados de reações afetivas significativas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Como se classifica a fase podrômica da esquizofrenia?

A

Os pacientes tinham personalidade esquizoide ou esquizotípica, caracterizados como quietos, passivos e introvertidos; na infância, tinham poucos amigos. Adolescentes pré-esquizofrênicos podem não ter amigos pró-ximos, nem interesses românticos, e também evitar esportes de equipe. Muitas vezes, preferem assistir a filmes ou televisão, escutar música ou jogar games de computador a participar de atividades sociais.

Alguns pacientes adolescentes podem exibir início súbito de comportamento obsessivo-compulsivo como parte do quadro prodrômico.

Fase podrômica: Aquela que antecede do aparecimento dos sintomas

17
Q

Segundo o DSM-5, quais os critérios para diagnóstico da Esquizofrenia?

A

A. No mínimo dois dos sintomas: *Delírios,
Alucinações,
DIscurso desorganizado, Comportamento desorganizado ou catatônico
Sintomas negativos (Ex: Avolia) *
(Devem durar pelo menos 1 mês e serem frequentes)

B. Impacto negativo no funcionamento da vida em geral

C. Sinais de perturbação por pelo menos 6 meses com 1 mês de sintomas.

D. Descartado TDM, TAB e transtorno esquizoafetivo

E. Não está relacionado a uma substância

F. Caso diagnóstico de TEA, só se considera esquizofrenia após delírios e alucinações por 1mês

18
Q

Definição de Psicose

A

A psicose pode ser considerada como um conjunto de sintomas nos quais a
capacidade mental, a resposta afetiva e a capacidade do indivíduo de reconhecer a realidade, de se comunicar e de se relacionar com outras pessoas estão comprometidas

Em geral, envolve também sintomas como discurso e comportamento desorganizados e distorções graves da realidade (Delírios e Alucinações).

19
Q

Qual a importância de saber a grvidade dos sintomas negativos da esquizofrenia?

A

O Grau dos sintomas negativos determinará, em grande parte, se o paciente pode viver independentemente, manter relações sociais estáveis, ou voltar ao emprego.

20
Q

Principal neurotransmissor relacionado a esquizofrenia

A

Dopamina

21
Q

Como ocorre a produção da dopamina?

A
  1. Tirosina (captada por um transportador de tirosina)
  2. Tirosina convertida em DOPA pela tirosina hidroxilase
  3. DOPA convertida em Dopamina (DA) pela Dopa descarboxilase
  4. DA se condiciona em vesículas pelo transportador vesicular de monoaminas
22
Q

Meios de término da ação da dopamina

A

A. Recaptada pelo transportador de dopamina no terminal pré-sináptico
B. Degradação no meio extracelular pela monoamina oxidade (MAO)

23
Q

Qual a principal via dopaminérgica relacionada aos sintomas positivos da esquizofrenia?

A

Via dopaminérgica mesolímbica (Tegmento –> Nucleus accumbens)
- Aumento da atividade da dopamina

24
Q

Principal via dopaminérgica envolvivda nos sintomas negativos da esquizofrenia

A

Via dopaminérgica mesocortical (Tegmento –> córtex pré-frontal dorsolateral)
- Diminuição da atividade da DA

25
Q

Como funciona o curso clássico da esquizofrenia?

A

O curso clássico da esquizofrenia é de exacerbações e remissões. Após o primeiro episódio psicótico, o paciente se recupera de forma gradual e funciona de modo relativamente normal por um longo tempo. Recaídas são comuns. A deterioração do funcionamento basal é cada vez maior após cada recaída da psicose.
Os sintomas positivos tendem a tornar-se menos graves com o tempo, mas a gravidade dos sintomas negativos ou deficitários socialmente debilitantes, pode piorar.

Esse fracasso em retornar ao nível anterior de funcionamento é a principal distinção entre a esquizofrenia e os transtornos do humor.

26
Q

Quando é indicada a hospitalização para pacientes esquizofrenicos?

A

A hospitalização é indicada para fins de diagnóstico; estabilização da medicação; segurança do paciente devido a ideação suicida ou homicida; e comportamento flagrantemente desorganizado ou inadequado, incluindo a incapacidade de cuidar das necessidades básicas, como alimentação, vestuário e abrigo. Estabelecer uma associação efetiva entre o paciente e os sistemas de apoio da comunidade também é um dos objetivos da hospitalização.

27
Q

Principal diferença entre os antipsicóticos de típicos (1a geração) e atípicos (2a geração)

A
  • Típicos: Antagonistas dos receptores de dopamina
  • Atípicos: Antagonistas dos receptores de serotonia e dopamina

Típicos: Haloperidol, Clorpromazina…
Atípicos: Risperidona, Olanzapina, Clozapina, Quetiapina…

28
Q

Tratamento farmacológico de psicose aguda

A

Antipsicóticos associados a BZD

29
Q

Qual o objetivo do tratamento durante fases de estabilização e manutenção? Quais medicamentos utilizar?

A

Os objetivos durante essa fase são prevenir recaída psicótica e ajudar os pacientes a melhorar seu nível de funciona-mento.

São utilizados antipsicóticos (Haloperidol, Clozapina, Risperidona… (É recomendado injetáveis de ação prolongada)

30
Q

O que é a síndrome neuroléptica ?

A

Os pacientes ficam apáticos, com anedonia e falta de motivação, de interesse e de alegria com as interações sociais, um estado que se assemelha muito ao dos sintomas negativos da esquizofrenia.
A síndrome ocorre pelo bloqueio de receptores dopaminérgicos (D2) na via mesolímbica devido ao uso dos antipsicóticos.

31
Q
A