Especiação Flashcards
Qual é o conceito de espécie?
Espécie é um grupo de indivíduos semelhantes, com capacidade real ou potencial de intercruzar, resultando na formação de descendentes férteis.
O que é isolamento reprodutivo?
É a incapacidade de espécies diferentes de gerarem descentes férteis, havendo um cruzamento efetivo ou não.
Determine algumas incompatibilidades que atuam como barreiras para o cruzamento entre diferentes espécies.
As diferenças anatômicas, por exemplo. Diferentes comportamentos de acasalamento podem gerar incompatibilidade de cruzamento entre uma fêmea e um macho. Diferentes habitats; duas espécies, apesar de poderem ocupar o mesmo ambiente, podem ocupar diferentes locais desse ambiente e não se encontrarem. Diferentes períodos de acasalamento.
O cruzamento de um jumento e uma égua podem gerar descendentes férteis?
Em alguns casos sim, como a mula, se for acasalada com um cavalo ou jumento. No entanto, caso um burro (também resultado do acasalamento entre jumento e égua) e uma mula se acasalarem (dois híbridos) não gerarão descendentes, uma vez que são estéreis.
Cite um exemplo de barreira pré zigótica e pós zigótica.
A barreira pré zigótica pode ser um isolamento geográfico, por exemplo. A barreira pós zigótica é a formação de um híbrido (incapacidade de gerar um descendente fértil).
O que são espécies simpátricas e alopátricas?
As espécies simpátricas vivem no mesmo ambiente, pertencendo à mesma comunidade biológica. Exemplo: animais da Savana africana.
As espécies alopátricas vivem em ambientes diferentes, logo significa que vivem em isolamento geográfico.
Exemplo: animais da Savana africana e da Mata Atlântica.
Macete: Simpátrica (Sem isolamento geográfico)
Como ocorre, geralmente, a especiação alopátrica?
Ocorre com o surgimento de uma barreira geográfica (pode ser um rio, montanha etc), as espécies ficam isoladas geograficamente, o que interrompe o fluxo gênico entre elas. Em cada população, surgem indivíduos portadores de mutações, e a seleção natural atua no meio ambiente. Ao longo do tempo, as mutações modificaram tão imensamente as espécies que entre si, estas já não são mais capazes de reproduzir. Caso essa barreira seja desfeita, mesmo compartilhando o mesmo ambiente novamente, o acasalamento não seria possível (isolamento reprodutivo).