Escola dos Fisiocratas Flashcards
Qual e a crenca fundamental dos fisiocratas
a idéia de que a sociedade e a economia funcionam de acordo com uma ordem natural.
Significado da palavra fisiocrata
A raiz da palavra Fisiocracia significa “governo (ou regra) da natureza”,
Como se intitulavam os fisiocratas
Eles se autointitulam de “economistas”, expressão não muito usual à época, mas vieram a se tornar conhecidos como fisiocratas, adeptos da Escola da Fisiocracia.
Quando e onde apareceram os primeiros fisiocratas
Em meados do século XVIII aparece na França o primeiro grupo de pensadores de questões econômicas organizado formalmente em escola.
Como era as politicas economicas do rei Luis XV que os fisiocratas criticavam
Impostos opressivos eram cobrados da população para financiar os gastos extravagantes da corte e o envolvimento em guerras que trouxeram conseqüências desastrosas para o tesouro francês.
No entanto, os nobres e os membros de clero beneficiavam-se de isenções fiscais, embora fossem donos de dois terços das terras.
No que consiste o trabalho do economista
O trabalho do economista consiste na observação metódica, no arranjo e organização dos fatos de acordo com suas causas e na proposição de um sistema analítico em um modelo teórico.
Assim, a ciência econômica copia o mesmo método das ciências físicas. Seu objetivo principal é analisar a mecânica da interdependência das partes que compõem uma totalidade.
A vida econômica configura uma máquina semelhante a um organismo vivo e a análise mecânica e matemática dela permite à teoria acompanhar o seu modo de funcionamento.
As concepcoes socioeconomicas ou as tres classes socioeconomicas dos fisiocratas
Classe produtiva - formada basicamente por agricultores, mas que poderia incluir também pescadores e mineradores.
Classe estéril - em que participam manufatureiros, mercadores, servos e profissionais liberais.
Proprietários de terra e de outros bens.
Como os fisiocratas viam a intervencao do governo na economia
Os fisiocratas combatem as medidas intervencionistas do governo e desenvolveram o conhecido refrão laissez-faire, laissez-passer, que apela para a liberdade de produção (permitam que façam!) e de comércio (deixai que passem!).
A crítica ao controle da autoridade não significa que os homens não tenham que se submeter a algum poder. Mas esse poder, no caso, é a própria lei natural que se deve observar para a consecução plena dos objetivos pré-estabelecidos.