ERROS RII3 ATUALIZADO Flashcards
V ou F
As carcaças de animais acometidos de carbúnculo hemático devem ser condenadas, incluídos peles, chifres, cascos, pelos, órgãos, conteúdo intestinal, sangue e gordura.
VERDADEIRO
V ou F
Podem ser liberadas as carcaças que apresentem abscessos múltiplos em um único órgão ou parte da carcaça, com inclusive dos pulmões, sem repercussão nos linfonodos ou no seu estado geral, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas.
FALSO
V ou F
As carcaças, as partes das carcaças e os órgãos que apresentem lesões ou anormalidades que não tenham implicações para a carcaça e para os demais órgãos podem ser condenados ou liberados nas linhas de inspeção, observado o disposto em normas complementares.
VERDADEIRO
V ou F
As carcaças de animais com neoplasias extensas, com ou sem metástase e sem comprometimento do estado geral, devem ser condenadas.
VERDADEIRO
V ou F
Os funcionários que trabalhem na manipulação e, diretamente, no processamento de produtos comestíveis devem utilizar uniforme sempre na cor branca que possibilite a fácil visualização de possíveis contaminações.
FALSO
O uniforme poderá ser na cor branca ou outra cor clara
V ou F
Na avaliação dos atributos de frescor dos moluscos répteis, especificamente a carne de jacaré, devem ser verificadas características sensoriais como, entre outras, cor palida e textura firme com fibras musculares dispostas uniformemente.
FALSO
a) carne de jacaré:
1. odor característico da espécie;
2. cor branca rosada;
3. ausência de lesões e elementos estranhos; e
4. textura macia com fibras musculares dispostas uniformemente;
V ou F
Atendidas as exigências fixadas no RIISPOA e nas normas complementares, o chefe do serviço de inspeção de produtos de origem animal emitirá o título de registro, no qual constará o número do registro, que poderá ter formato digital, no qual constará, entre outras informações, o número do registro e a classificação do estabelecimento.
FALSO
O título de registro será emitido pelo Diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
V ou F
Na avaliação dos atributos de frescor de peixes devem ser verificadas características sensoriais como, entre outras, abdômen com forma normal, firme, deixando impressão duradoura à pressão dos dedos.
FALSO
Abdômen deve estar com forma normal, firme, NÃO deixando impressão duradoura à pressão dos dedos.
V ou F
Os estabelecimentos de produtos não comestíveis são classificados como unidade de beneficiamento de produtos não comestíveis.
FALSO
Artigo revogado
V ou F
Em relação à inspeção de suínos, nos casos de cisticercose, pode ser permitido o aproveitamento de tecidos adiposos procedentes de carcaças com infecções intensas para a fabricação de banha, por meio cozimento, condenando-se as demais partes.
FALSO
Para o aproveitamento de tecidos adiposos procedentes de carcaças com infecções intensas para a fabricação de banha deve-se adotar como tratamento térmico a fusão pelo calor.
V ou F
A carcaça de animais acometidos de afecções pulmonares, em processo agudo ou em fase de resolução, abrangido o tecido pulmonar e a pleura, com exsudato e com repercussão na cadeia linfática regional, mas sem repercussão no estado geral da carcaça, poderá ser liberada para o consumo.
FALSO
Nessa hipótese, a carcaça deve ser destinada ao aproveitamento condicional pelo uso do calor.
V ou F
A gema invisível à ovoscopia, movendo-se ligeiramente em caso de rotação do ovo, mas regressando à posição central é uma das características qualitativas que os ovos da categoria “A” devem apresentar.
FALSO
A gema deve ser visível à ovoscopia, somente sob a forma de sombra.
Ovos da categoria “A” devem apresentar as seguintes características qualitativas:
I - casca e cutícula de forma normal, lisas, limpas, intactas;
II - câmara de ar com altura não superior a 6mm (seis milímetros) e imóvel;
III - gema visível à ovoscopia, somente sob a forma de sombra, com contorno aparente, movendo-se ligeiramente em caso de rotação do ovo, mas regressando à posição central;
IV - clara límpida e translúcida, consistente, sem manchas ou turvação e com as calazas intactas; e
V - cicatrícula com desenvolvimento imperceptível.
V ou F
Os estabelecimentos devem possuir programa periódico de controle integrado de pragas e vetores.
FALSO
O programa deve ser eficaz e contínuo.
V ou F
As carcaças de animais que apresentem septicemia, piemia, toxemia ou indícios de viremia, cujo consumo possa causar infecção ou intoxicação alimentar devem ser condenadas. Segundo o artigo 137 do RIISPOA e seus incisos, incluem-se, mas não se limitam a essas afecções, os quadros clínicos de linfadenite, hiperplasia de coração e febre catarral maligna dentre outros.
FALSO
Os quadros clínicos de linfadenite, hiperplasia de coração e febre catarral maligna não estão elencados entre os incisos.
V ou F
É defesa a presença de qualquer animal alheio ao processo industrial nos estabelecimentos elaboradores de produtos de origem animal.
VERDADEIRO
V ou F
Em relação à inspeção de suínos, nos casos de cisticercose, a língua, o coração, o esôfago e os tecidos adiposos, bem como outras partes passíveis de infecção, devem receber o mesmo destino dado à carcaça.
VERDADEIRO
V ou F
Quando as lesões de actinomicose ou actinobacilose são localizadas, sem comprometimento dos linfonodos e de outros órgãos, e a carcaça encontrar-se em bom estado geral, permite-se o aproveitamento condicional desta para esterilização pelo calor, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas.
FALSO
Nesse caso poderá ser liberada para o consumo, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas.
V ou F
Os programas de autocontrole visam a assegurar a inocuidade, a identidade, a qualidade e a integridade dos seus produtos, desde a obtenção e a recepção da matéria-prima, dos ingredientes e dos insumos, até a embalagem destes.
FALSO
Os programas de autocontrole visam a assegurar a inocuidade… até a EXPEDIÇÃO.
V ou F
A inspeção federal em caráter permanente consiste na presença do serviço oficial de inspeção, durante as operações de abate das diferentes espécies de açougue, de caça, de anfíbios e répteis, e quaisquer outros procedimentos de industrialização de Produtos de Origem Animal nos estabelecimentos.
FALSO
A inspeção federal em caráter permanente consiste na presença do serviço oficial de inspeção para a realização dos procedimentos de inspeção e fiscalização ante mortem e post mortem, durante as operações de abate das diferentes espécies…
A inspeção federal será realizada em caráter permanente ou periódico.
V ou F
O estabelecimento é obrigado a adotar medidas para evitar maus tratos aos animais e aplicar ações que visem à proteção e ao bem-estar animal, que iniciam no momento do desembarque até o momento do abate.
FALSO
As medidas para evitar maus tratos iniciam no embarque na origem.
V ou F
As carcaças de animais que apresentem lesões de linfadenite caseosa em linfonodos de distintas regiões, com ou sem comprometimento do seu estado geral, devem ser destinados ao aproveitamento condicional pelo uso do calor, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas.
FALSO
No caso de linfadenite caseosa em linfonodos de distintas regiões, com ou sem comprometimento do seu estado geral, devem ser condenadas.
V ou F
Deve ser condenado todo órgão ou parte de carcaça atingidos pela neoplasia.
FALSO
As carcaças de animais com neoplasias extensas, com ou sem metástase e com ou sem comprometimento do estado geral, devem ser condenadas.
Quando se tratar de lesões neoplásicas discretas e localizadas, e sem comprometimento do estado geral, a carcaça pode ser liberada para o consumo depois de removidas e condenadas as partes e os órgãos comprometidos.
V ou F
São condições básicas e comuns que os estabelecimentos de produtos de origem animal devem dispor, dentre outras, equipamentos e utensílios resistentes à corrosão, de fácil higienização e atóxicos que não permitam o acúmulo de resíduos e equipamentos ou instrumentos de controle de processo de fabricação no mínimo aferidos.
FALSO
Os equipamentos ou instrumentos de controle de processo de fabricação CALIBRADOS E AFERIDOS.
V ou F
No caso de suspensão do registro ou do relacionamento, será apreendida a rotulagem e serão recolhidos os materiais pertencentes ao SIF, além de documentos, lacres e carimbos oficiais.
FALSO
No caso de CANCELAMENTO DO REGISTRO OU DO RELACIONAMENTO, será apreendida a rotulagem e serão recolhidos os materiais pertencentes ao SIF, além de documentos, lacres e carimbos oficiais.
V ou F
Os suídeos que apresentem casos agudos de erisipela, com eritema cutâneo difuso, devem ser abatidos em separado.
FALSO
O art. 94 do RIISPOA, que apresentava essa exigência, foi revogado.
V ou F
Entende-se por abatedouro frigorífico o estabelecimento destinado ao abate dos animais produtores de carne, à recepção, à manipulação, ao acondicionamento, à rotulagem, à armazenagem e à expedição dos produtos oriundos do abate, dotado de instalações de frio industrial, podendo realizar o recebimento, a manipulação, a industrialização, o acondicionamento, a rotulagem, a armazenagem e a expedição de produtos comestíveis e não comestíveis.
FALSO
Produtos não comestíveis não consta entre as destinações dos abatedouros frigoríficos.
V ou F
As carcaças de animais com tuberculose devem ser condenadas quando, entre outros achados, apresentem lesões tuberculósicas nos músculos, nos ossos, nas articulações ou nos linfonodos que drenam a linfa destas partes.
VERDADEIRO
V ou F
No caso de endoparasitoses e ectoparasitoses dos lagomorfos transmissíveis ao homem ou aos animais ou com comprometimento da carcaça, estas devem ser condenadas e também os órgãos.
VERDADEIRO
V ou F
Na avaliação dos atributos de frescor dos anfíbios, especificamente a carne de rã, devem ser verificadas características sensoriais como, entre outras, cor rosa pálida na carne, branca e brilhante nas proximidades das articulações.
VERDADEIRO
V ou F
Segundo o RIISPOA, na pesquisa de cisticercose bovina, são locais de eleição examinados na linha de inspeção os músculos da mastigação, língua, coração, diafragma e seus pilares, baço e fígado.
FALSO
O baço não está entre os locais de eleição
V ou F
Nos casos de miopatias e de discondroplasia tibial, as carcaças de aves devem ser condenadas.
FALSO
Nesse caso, as carcaças de aves devem ser segregadas pelo estabelecimento para destinação industrial.
V ou F
Sem prejuízo da avaliação das características sensoriais, os crustáceos são considerados como pescado fresco quando as bases voláteis total inferiores a 30 mg de nitrogênio/100g de tecido muscular e pH da carne inferior a 6,85.
FALSO
Os crustáceos são considerados pescado fresco quando as bases voláteis total inferiores a 30 mg de nitrogênio/100g de tecido muscular e pH da carne inferior a 7,85.
V ou F
São condições básicas e comuns que os estabelecimentos de produtos de origem animal devem dispor, dentre outras, ordenamento das dependências, das instalações e dos equipamentos, para evitar estrangulamentos no fluxo operacional e permitir a contaminação cruzada e paredes e separações revestidas ou impermeabilizadas e construídas para facilitar a higienização.
FALSO
Ordenamento das dependências, das instalações e dos equipamentos, para evitar estrangulamentos no fluxo operacional e PREVENIR a contaminação cruzada;
V ou F
O SIF deve coletar material dos animais destinados ao abate de emergência que apresentem sinais clínicos de doença infectocontagiosa e enviar aos laboratórios oficiais para fins de diagnóstico.
FALSO
Essa coleta de material é obrigatória em animais que apresentem sinais clínicos neurológicos.
V ou F
As carcaças suínas em bom estado, com lesões em linfonodos que drenam até dois sítios distintos, sendo linfonodos de órgãos distintos ou com presença concomitante de lesões em linfonodos e em um órgão, podem ser liberadas para consumo, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas.
FALSO
Nesses casos, as carcaças suínas devem ser destinadas ao aproveitamento condicional pelo uso do calor, após condenação das áreas atingidas.
V ou F
As lesões de tuberculose são consideradas generalizadas quando, além das lesões dos aparelhos respiratório, digestório e de seus linfonodos correspondentes, forem encontrados tubérculos numerosos distribuídos em um dos pulmões e, simultâneamente, encontradas lesões no baço, nos rins, no útero, no ovário, nos testículos, nas cápsulas suprarrenais, no cérebro e na medula espinhal ou nas suas membranas.
FALSO
As lesões são generalizadas quando… tubérculos numerosos distribuídos em ambos os pulmões ou encontradas lesões no baço, e não – simultaneamente como é afirmado.
V ou F
É proibido fumar em qualquer ponto da circunscrição do estabelecimento que industrialize de produtos de origem animal e de seus insumos.
FALSO
A proibição restringe-se dependências destinadas à manipulação ou ao depósito…
V ou F
Em relação ao Sarcocystis spp (sarcocistose), entende-se por infecção leve a presença de cistos localizados em um único ponto da carcaça ou do órgão, devendo a carcaça ser destinada ao cozimento, após remoção da área atingida.
VERDADEIRO
As carcaças com infecção intensa por Sarcocystis spp (sarcocistose) devem ser condenadas.
Entende-se por infecção leve a presença de cistos localizados em um único ponto da carcaça ou do órgão, devendo a carcaça ser destinada ao cozimento, após remoção da área atingida.
V ou F
As partes das carcaças, os órgãos e as vísceras invadidos por larvas (miíases) podem ser liberados ao consumo, depois de condenadas e removidas as áreas atingidas.
FALSO
Devem ser condenados.
V ou F
É proibido o abate de suídeos não castrados ou que mostrem sinais de castração recente.
FALSO
Artigo revogado.
V ou F
Os órgãos e as partes que apresentem parasitoses não transmissíveis ao homem podem ser liberados para o consumo depois de removidas e condenadas as áreas comprometidos.
FALSO
Nesse caso a carcaça poderá ser liberada… porém os órgãos e as partes devem ser condenados.
As carcaças suínas em bom estado, com lesões em linfonodos que drenam até dois sítios distintos, sendo linfonodos de órgãos distintos ou com presença concomitante de lesões em linfonodos e em um órgão, podem ser liberadas para consumo, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas.
FALSO
Conforme o parágrafo único do art. 200 do RIISPOA, nesses casos, as carcaças suínas devem ser destinadas ao aproveitamento condicional pelo uso do calor, após condenação das áreas atingidas.
Quando se tratar de lesões neoplásicas discretas e localizadas, e sem comprometimento do estado geral, a carcaça deve ser destinada ao tratamento pelo calor depois de removidas e condenadas as partes e os órgãos comprometidos.
FALSO
Quando se tratar de lesões neoplásicas discretas e localizadas, e sem comprometimento do estado geral, a carcaça pode ser liberada para o consumo depois de removidas e condenadas as partes e os órgãos comprometidos.
Os órgãos e as partes que apresentem parasitoses não transmissíveis ao homem podem ser liberados para o consumo depois de removidas e condenadas as áreas comprometidos.
FALSO
Conforme o art. 166 do RIISPOA, nesse caso a carcaça poderá ser liberada… porém os órgãos e as partes devem ser condenados.