ERROS Flashcards
Em relação aos critérios para analisar a relação entre duas variáveis, a significância estatística determina que a associação entre as duas variáveis deve ser estatisticamente significante, ou seja, deverá haver um alto grau de certeza de que não se deve ao acaso.
VERDADEIRO
A população pode ser estimada, entre outros, método aritmético, que consiste em somar à cifra do último censo o aumento determinado por nascimentos e imigração e subtrair a diminuição ocasionada por óbitos e emigração.
FALSO
O conceito apresentado refere-se ao método natural. O método matemático, realizado através de equação, admite que aumente o mesmo número de indivíduos a cada ano. Portanto, o crescimento seria constante.
Influem sobre a susceptibilidade às enfermidades diversas características do hospedeiro, que podem ser próprias e variáveis. As características próprias são aquelas que não são influenciadas pelo agente etiológico nem pelo ambiente, como, por exemplo, espécie, raça, estado fisiológico e idade.
FALSO
Estado fisiológico é uma característica variável, ou seja, sujeita a modificação por influência do agente e/ou do meio.
Em relação as estimativas de populações, quando sobre nascimentos, mortes, imigração e emigração são desconhecidos, é necessário admitir que a população cresce a um determinado ritmo matemático, ou seja, sofre variações uniformes a cada ano.
VERDADEIRO
As estimativas estão sempre sujeitas a erros. As estimativas para datas mais próximas costumam ser menos adequadas do que as referentes a épocas afastadas.
FALSO
As estimativas para datas mais próximas costumam ser mais adequadas do que as referentes a épocas muito afastadas.
As características do ambiente constituem as condições fundamentais para o comportamento do agente etiológico em uma população susceptível, podendo ser divididas em três categorias: intrínsecas, extrínsecas e socioeconômicas.
FALSO
As características do ambiente podem ser divididas em três categorias: físicas, biológicas e socioeconômicas.
Sensibilidade e especificidade são propriedades inerentes ao teste e não variam substancialmente, a não ser por mudanças na técnica ou por erros na sua aplicação. O mesmo ocorre com o valor preditivo do teste, que depende da prevalência.
FALSO
Sensibilidade e especificidade são propriedades inerentes ao teste e não variam substancialmente, a não ser por mudanças na técnica ou por erros na sua aplicação. O mesmo NÃO ocorre com o valor preditivo do teste, que depende da prevalência.
Em relação aos indicadores de saúde, coeficiente ou taxa não mede probabilidade nem risco; apenas relaciona duas quantidades ou dois eventos.
FALSO
A descrição apresentada na assertiva refere-se a índice.
Coeficiente ou taxa: mede sempre uma probabilidade, ou seja, mede o risco médio que um indivíduo da população tem de sofrer determinado evento.
Índice: não mede probabilidade nem risco; apenas relaciona duas quantidades ou dois eventos.
A população pode ser estimada, entre outros, pelo método natural, que consiste em contar o número de animais pertencentes ao grupo sem aplicação de nenhuma técnica específica.
FALSO
Método natural
Consiste em somar à cifra do último censo o aumento determinado por nascimentos e imigração e subtrair a diminuição ocasionada por óbitos e emigração.
O erro de medida refere-se ao fracasso em obter o resultado da análise em algumas das unidades incluídas na amostra.
FALSO
A assertiva apresentada a definição de Erro de não resposta.
Entre outras, são limitações do estudo de casos-controles alto custo e inexistência de reprodutibilidade.
FALSO
O estudo de casos-controles possui baixo custo e reprodutibilidade.
Em relação ao estudo de casos-controles, o pareamento é o processo de selecionar controles individuais idênticos aos casos em uma ou em algumas variáveis específicas: idade, sexo, raça, condição socioeconômica etc.
VERDADEIRO
Entre outros, os indicadores de medidas de ocorrência poderão ser expressos por proporcionalidade e diferença.
FALSO
Medidas de associação que poderão ser expressos por proporcionalidade e diferença.
Os métodos laboratoriais diretos buscam revelar a presença ou a ausência de um atributo ou caráter passível de ser associado a determinada condição ou agravo.
FALSO
Os métodos laboratoriais diretos visam reconhecer a presença do agente etiológico no organismo do hospedeiro. Neste caso, não existiriam resultados falso-positivos, uma vez que um resultado positivo seria um indício definitivo da infecção.
Entende-se por hospedeiro todo indivíduo que necessariamente abriga um agente infeccioso ou parasita com o qual pode estabelecer relações variadas.
FALSO
Não há a necessidade de estar abrigando um agente infeccioso ou parasita, basta que seja CAPAZ de abrigar em seu organismo um agente causal de doença com o qual pode estabelecer relações variadas.