equilíbrio acido base Flashcards
Quais as formas do organismo evitar mudanças bruscas nas concentrações dos íons hidrogênio?
rins, pulmões e sistema tampão
Como a concentração de íons hidrogênio livres no corpo é muito baixa (0,00000004 mol/L), ela é dada em escala logarítmica, ou pH. Qual é o pH normal do sangue arterial?
O pH normal do sangue arterial é de 7,4.
Um pH sanguíneo de 7,2 significa que: a) a concentra de íons hidrogênio livre está maior ou menor que o normal? b) a pessoa está em acidose ou alcalose? c) qual situação poderia fazer com que o pH chegasse a esse valor (dê um exemplo)?
a) Maior; b) Acidose; c) Acidose respiratória (depressão respiratória, resistência das vias aéreas aumentadas, distúrbios na troca gasosa) ou acidose metabólica (acidose lática, cetoacidose, consumo excessivo de aspirina)
Nosso organismo é constantemente mais desafiado por ácidos do que por bases. Cite ao menos 3 ácidos produzidos pelo metabolismo, indicando qual deles é o mais importante (formado em maior quantidade).
Ácido lático – formado à partir do metabolismo anaeróbio da glicose;
corpos cetônicos ácidos – produzidos em excesso quando o metabolismo lipídico está extremamente elevado, como pode acontecer no diabetes mellitus não controlado;
Ácido carbônico – formado à partir do CO2. O ácido carbônico é formado em quantidades muito elevadas, tendo em vista que o CO2 é formado em grandes quantidades à partir do metabolismo celular (esse é o ácido mais importante em situações normais).
Na acidose ou na alcalose de origem metabólica, normalmente as mudanças esperadas na pCO2 não são observadas porque a compensação respiratória acontece instantaneamente.
A) No caso da acidose, seria esperado que a pCO2 aumentasse ou diminuísse?
B) A pCO2 normalmente se mantém normal nesse caso por que a ventilação aumenta ou diminui?
A) Pela lei de ação de massas, como explicado no material complementar, o esperado seria um aumento da pCO2;
B) Entretanto, relembrando o que vocês aprenderam em sistema respiratório e que também viram nessa aula, tanto o aumento da concentração de íons hidrogênio como um aumento, ainda que discreto da pCO2, estimulam a ventilação de modo a manter a pCO2 em valores normais.
Em qual situação o metabolismo desse aminoácido é aumentado (pense: faria sentido o metabolismo da glutamina aumentar na acidose ou na alcalose)?
Na acidose. Nessa situação o organismo se beneficia da excreção de hidrogênio na urina e adição de bicarbonato no sangue, que pode tamponar outros íons hidrogênio circulantes.