Epidemiologia Flashcards

1
Q

Os estudos de coortes também são chamados de retrospectivos, pelo fato de que, em sua maioria, partem da observação de grupos comprovadamente expostos a um fator de risco suposto como causa da doença a ser detectada no passado.

A

São prospectivos. Vão observar grupos comprovadamente expostos a um fator de risco suposto como causa da doença a ser detectada no futuro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Os testes sorológicos primários são aqueles que se baseiam em fenômenos que ocorrem após a união primária do antígeno com o anticorpo, como, por exemplo, precipitação, aglutinação e fixação do complemento.

A

Falso. Medem diretamente a união primária do antígeno com o anticorpo, não dependendo da ocorrência de fenômenos secundários. Ex: imunifluorescência, Elisa, radioimunoensaio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

No caso de doenças animais, como exemplo de variação ou tendência secular podem ser citados aumentos na ocorrência de enfermidade decorrentes da produção animal intensiva ou da introdução de novas tecnologias e também diminuições resultantes de programas sanitários.

A

Verdadeiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Inferência estatística: processo pelo qual seleciona-se uma amostra a partir de uma população com o objetivo de estudar alguma característica, de modo que os resultados obtidos na amostra possam ser generalizados para a população de origem.

A

Falso. Processo pelo qual se examina uma amostra e se obtêm informações válidas para a população da qual a amostra foi obtida.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Diagnóstico é todo recurso que se utiliza para identificar uma fonte de infecção

A

Verdadeiro. Diagnóstico é todo recurso que se utiliza para identificar uma fonte de infecção

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Segundo os postulados de Evans, para o estabelecimento das relações de causalidade, após a exposição à suposta causa, a distribuição temporal da doença deve oferecer um perfil de curva normal, em consonância com o seu período de incubação.

A

Verdadeiro. Segundo os postulados de Evans, para o estabelecimento das relações de causalidade, após a exposição à suposta causa, a distribuição temporal da doença deve oferecer um perfil de curva normal, em consonância com o seu período de incubação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

No erro de processamento, não se incluem as informações deliberadamente falsas proporcionadas por entrevistados.

A

Falso. No erro de processamento se incluem as informações deliberadamente falsas proporcionadas por entrevistados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Para que uma amostra seja representativa de uma população é preciso que todas as características dessa população estejam representadas na amostra, exceto nas unidades de amostragem.

A

Falso. Para que uma amostra seja representativa de uma população é preciso que todas as características dessa população estejam representadas na amostra, PRINCIPALMENTE nas unidades de amostragem.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O principal interesse do inquérito epidemiológico consiste no estabelecimento de índices ou coeficientes utilizados para avaliar o estado de saúde de uma população.

A

Falso. O principal interesse do inquérito epidemiológico consiste no estabelecimento de relações causais. Tipos de relações entre duas variáveis: simétrica, assimétrica ou recíproca.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Para as estimativas intercensitárias, o método aritmético apresenta resultados mais elevados, ao passo que para as estimativas pré-censitárias e pos-censitárias o método geométrico apresenta resultados mais elevados que o método aritmético.

A

Verdadeiro. Para as estimativas intercensitárias, o método aritmético apresenta resultados mais elevados, ao passo que para as estimativas pré-censitárias e pos-censitárias o método geométrico apresenta resultados mais elevados que o método aritmético.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

No estudo descritivo procura-se formular e investigar hipóteses com a finalidade de explicar o fenômeno como, entre outros, causas da doença.

A

Verdadeiro. No estudo descritivo procura-se formular e investigar hipóteses com a finalidade de explicar o fenômeno como, entre outros, causas da doença.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Em relação às características dos agentes etiológicos, a variabilidade do agente é um mecanismo relacionado com o desenvolvimento resistência a agentes microbianos.

A

Verdadeiro. Além de ser a capacidade do agente em se adaptar às condições do hospedeiro e do ambiente também pode estar relacionado às características dos agentes etiológicos, a variabilidade do agente é um mecanismo relacionado com o desenvolvimento resistência a agentes microbianos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O sacrifício massal, ou despovoamento, consiste no abate de todos os indivíduos que, presumivelmente, tenham estado expostos ao risco de infecção.

A

Verdadeiro. O sacrifício massal, ou despovoamento, consiste no abate de todos os indivíduos que, presumivelmente, tenham estado expostos ao risco de infecção. É uma medida muito drástica e somente utilizada quando se trata de doença contagiosa e sem recuperação, ou então doença exótica recentemente introduzida.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Os métodos lanoratoriais diretos buscam revelar a presença ou a ausência de um atributo ou caráter passível de ser associado a determinada condição ou agravo.

A

Falso. Os testes diretos visam reconhecer a presença do agente etiológico no organismo do hospedeiro. Neste caso, não existiriam resultados falso-positivos, uma vez que um resultado positivo seria um indício definitivo da infecção.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Há uma relação direta entre precisão e tamanho da amostra (entenda -se que precisão alta significa admitir diferença pequena entre valor da amostra e o valor populacional)

A

Falso. Há uma relação INVERSA entre precisão e tamanho da amostra (entenda -se que precisão alta significa admitir diferença pequena entre valor da amostra e o valor populacional)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Qualquer desequilíbrio no estado de algum doa elementos da tríade epidemiológica pode desencadear uma série de eventos que podem resultar em doença.

A

Falso. A sucessão de eventos necessária para a enfermidade ocorra denomina-se processo epidêmico.

17
Q

Comunicante ou contato é um invertebrado que não participa ativamente na transmissão, mas que pode ser indispensável para o ciclo evolutivo do agente ou pode desempenhar importante papel na sua proteção durante a permanência no meio exterior.

A

Falso. Comunicante ou contatos são hospedeiros vertebrados. Que tiveram contato com a fonte de infecção ou estiveram em locais sabidamente contaminados.

18
Q

Infecciosidade é a capacidade que tem o agente etiológico de penetrar e multiplicar-se em determinado organismo, causando agravos a saúde.

A

Falso. Infecciosidade é a capacidade que tem o agente etiológico de penetrar e multiplicar-se em determinado organismo, ou seja, de causar a infecção, independente da ocorrência ou não de agravos à saúde.

19
Q

Ao analisar as variações na ocorrência de iam enfermidade, é importante levar em consideração o nível endêmico, pois o aumento substancial de casos em determinada época do ano pode ser confundido com um surto ou uma epidemia, quando, na verdade, pode tratar-se de uma variação estacionam. Para que não ocorra esse equívoco, deve-se basear sempre no limiar epidêmico para o período considerado.

A

Verdadeiro. Ao analisar as variações na ocorrência de iam enfermidade, é importante levar em consideração o nível endêmico, pois o aumento substancial de casos em determinada época do ano pode ser confundido com um surto ou uma epidemia, quando, na verdade, pode tratar-se de uma variação estacionam. Para que não ocorra esse equívoco, deve-se basear sempre no limiar epidêmico para o período considerado

20
Q

A cadeia epidemiológica é composta por agente etiológico, hospedeiro e ambiente.

A

Falso. A cadeia epidemiológica é composta por fonte de infecção, via de eliminação, meio de transmissão e porta de entrada. (Agente etiológico, hospedeiro e ambiente formam a tríade epidemiológica)

21
Q

São vantagens do estudo de casos-controle a seleção dos controles é relativamente simples e os dados referentes à exposição são conhecidos antes da ocorrência da doença.

A

As vantagens apresentadas são do estudo de coortes.

22
Q

Entende -se por valor limite a densidade mínima de hospedeiros susceptíveis que é necessária para que se inicie uma epidemia transmitida por contato.

A

Verdadeiro. Entende -se por valor limite a densidade mínima de hospedeiros susceptíveis que é necessária para que se inicie uma epidemia transmitida por contato.

23
Q

Entre outras, a amostragem apresenta limitações como dificuldades técnicas que geralmente requerem a participação de especialistas no assunto, o que nem sempre é possível.

A

Verdadeira.
Limitações:
- a amostragem apresenta limitações como dificuldades técnicas que geralmente requerem a participação de especialistas no assunto, o que nem sempre é possível.
- não proporciona informações acerca de todos os elementos da população.

24
Q

Exatidão é a capacidade do teste de fornecer medições consistentes quando repetido, isto é, capacidade de apresentar elevada reprodutibilidade.

A

Falso. A afirmativa apresenta a definição de precisão.

Exatidão é a capacidade do teste de fornecer resultados que, na média, se aproximam do valor verdadeiro, embora possam apresentar variação entre si.

25
Q

O coeficiente geral de fertilidade, obtido pela relação entre o número de nascidos vivos e a população feminina em idade de reprodução, tem a finalidade de avaliar o desempenho reprodutiva de um rebanho.

A

Verdadeiro. O coeficiente geral de fertilidade (também chamado de coeficiente monógeno feminino) obtido pela relação entre o número de nascidos vivos e a população feminina em idade de reprodução, tem a finalidade de avaliar o desempenho reprodutiva de um rebanho.

26
Q

A variação ou tendência longo prazo é uma flutuação na ocorrência de doenças cuja periodicidade envolve espaços de tempo que ultrapassem o período de um ano.

A

Falso.
A assertiva apresenta o conceito de variação ou tendência cíclica: variação ou tendência longo prazo é uma flutuação na ocorrência de doenças cuja periodicidade envolve espaços de tempo que ultrapassem o período de um ano.

Variação ou tendência secular ou de longo prazo: variação observada após longos períodos de tempo. Normalmente resulta de ação humana (profilaxia, uso de vacinas).

27
Q

Valor produtivo negativo diminui conforme aumenta a prevalência

A

Verdadeiro. Valor produtivo negativo diminui conforme aumenta a prevalência.

28
Q

Entende -se por hospedeiro todo indivíduo que necessariamente abriga um agente infeccioso ou parasita com o qual pode estabelecer relações variadas.

A

Não há a necessidade de estar abrigando um agente infeccioso ou parasita, basta que seja capaz de abrigar em seu organismo um agente causal de doença com o qual pode estabelecer relações variadas.

29
Q

O estudo de casos-controles permite produzir medidas de ocorrência de doenças, porque utiliza denominadores populacionais.

A

Falso. O estudo de casos-controle não permite produzir medidas de ocorrência de doenças, porque não utiliza denominações populacionais.