epidemio Flashcards
O número de casos de uma doença em uma
população, durante um período específico de tempo,
é denominado
prevalencia
Por exemplo, num questionário seria perguntado se fumou durante os últimos 12 meses. Prevalência ao longo da vida: O número de casos do evento de saúde relativamente ao período de vida.
ocorrência de determinada doença que acomete sistematicamente populações em
espaços característicos e determinados, no decorrer de um longo período, (temporalmente
ilimitada), e que mantém uma de incidência relativamente constante, permitindo variações cíclicas
e sazonais
endemia
caracterizada por uma elevação inesperada e descontrolada dos coeficientes de incidência de
determinada doença, ultrapassando valores do limiar epidêmico preestabelecido para aquela
circunstância e doença.
epidemia
proporção de casos de infeção por certo agente patogénico numa determinada população (medida através de exames ao soro sanguíneo)
soroprevalencia
diz respeito à frequência com que surgem novos casos de uma doença num intervalo de tempo, como se fosse um “filme” sobre a ocorrência da doença, no qual cada quadro pode conter um novo caso ou novos casos
incidência
são geralmen- te utilizadas para descrever a distribuição de doenças em uma população, o que permite iden- tificar grupos de risco e sugerir explicações para as variações em suas freqüências.A quantificação DA,,,,,,,,,,,, das doenças em uma população é feita por meio de dois tipos de medidas, que são medidas relativas à população:
OCORRENCIA
a prevalência e a incidência.
acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. Para ser considerado , o aumento de casos deve ser maior do que o esperado pelas autoridades.
Surto:
OBEJTIVO DA EPIDEMIO
Estudar os fenômenos relacionados à saúde de
uma população.
termo que define a medida quantitativa de
um microrganismo causar dano ao hospedeiro.
VIRULENCIA
Virulência é o grau de patogenicidade de um agente infeccioso, que se expressa pela gravidade da doença, especialmente pela letalidade e pela proporção de casos com sequelas.
oque e imunidade
Imunidade é a capacidade que nosso organismo apresenta de reconhecer substâncias estranhas (antígenos) e garantir a defesa contra elas. Esse termo é utilizado para indicar uma série de mecanismos diferentes que atuam nessa proteção, como a produção de anticorpos.
oque e infectividade
Infectividade é a capacidade de certos organismos (agentes) de penetrar, se desenvolver e/ou se multiplicar em um outro (hospedeiro) ocasionando uma infecção. Exemplo: alta infectividade do vírus da gripe e a baixa infectividade dos fungos.
quais os tipos de imunidade
inata é aquela que nasce conosco, que oferece uma defesa imediata para frear o avanço de invasores no corpo, mesmo que de maneira genérica. A imunidade adaptativa é desenvolvida ao longo da vida, mediante exposição e aprendizado sobre como combater esses invasores de maneira específica.
Imunidade inata
Pode atuar no transporte de antígenos e anticorpos para o local da infecçã, Pode lesionar tecidos saudáveis por ter ação generalizada no corpo
Imunidade adaptativa
Protege o organismo e ataca apenas os invasores
diferenca de patogenicidade e virulencia
A patogenicidade é um conceito absoluto que determina se uma bactéria é ou não capaz de causar doença em um hospedeiro, enquanto a virulência é uma unidade contínua e se refere à intensidade do dano causado, podendo variar conforme a cepa ou o ambiente em que a interação com o hospedeiro se dá.
pandemia
é a disseminação mundial de uma nova doença e o termo passa a ser usado quando uma epidemia, surto que afeta uma região, se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa
letalidade
É uma medida que expressa o grau do risco de morte de um indivíduo por uma determinada doença pode causar, ex escabiose grau 0 de letalitalidade e raiva grau de 100 por cento de letalidade