Enxerto Flashcards
Explique o que é enxerto.
Trata-se da retirada completa de uma parte do tegumento cutâneo de uma área corpórea (área doadora) e transferência completa a outra (área receptora). Esse tegumento retirado é totalmente separado do seu leito ungueal, tornando-se totalmente dependente de novo suprimento sanguíneo que se desenvolverá a partir da área receptora.
Considerando a espessura, como os enxertos podem ser classificados?
Enxerto de pele total: caracterizado pela presença de epiderme e a total espessura da derme.
- Fino: para áreas mal vascularizadas (0,125 - 0,275 mm)
- Médio: de 0,276 até 0,4 mm
- Espesso: 0,41 até 0,75 mm
Com relação á origem, como os enxertos podem ser classificados?
1) Auto-enxerto: quando o doador e o receptor são o mesmo indivíduo
2) Homoenxerto ou aloenxerto: quando o doador e o receptor são indivíduos diferentes mas da mesma espécie (enxerto de cadáveres, banco de pele)
3) Isoenxerto: quando o doador e o receptor são indivíduos diferentes, porém, geneticamente iguais (gêmeos univitelinos)
4) Heteroenxerto/xenoenxerto: quando as áreas doadoras e receptoras pertencem a indivíduos de espécie diferente. Ex: de rãs, porco, peixe (é um enxerto temporário!! em cerca de duas semanas deve ser retirado!)
Considerando a forma, como os enxertos podem ser classificados?
1) Enxertos laminados ou em tiras: são enxertos de pele parcial e amplos, que permite o revestimento de toda ou quase toda área cruenta. Melhor que estampilhas.
2) Enxertos em estampilhas: apresenta espessura parcial, em pequenos fragmentos, utilizados para reparar queimaduras, úlceras crônicas, lesões abrasivas com perda de substância e locais com infecções resistentes aos tratamentos convencionais. Apresenta um resultado estético ruim (pequenos fragmentos de pele usados para revestir áreas grandes quando não há áreas doadoras suficientes.
3) Enxerto em malhas: o tecido sofre pequenos cortes em sua superfície, podendo ser distendidos e cobrir uma área maior de lesão. Também apresenta um mau resultado estético, mas são muito funcionais. O enxerto tem a forma de rede, e consegue ter uma extensão bem maior que os demais enxertos.
Qual é o cuidado que devemos ter antes de implantar um enxerto total?
Sempre devemos desengordurar o enxerto total antes de implantá-lo na área doadora, pois, se não for retirada a gordura, haverá rejeição.
Qual é a indicação para enxerto de pele total?
Indicado para perda de substancias da pele da face, mãos e dedos. Apresentam cobertura mais resistente e tem menos retrações secundárias e discromias, apresentando, assim, um resultado estético melhor. Seu uso é restrito a pequenas lesões, possui maior retração primária. Necessitam de um leito receptor bem vascularizado, já que apresenta espessura maior.
Qual é a indicação para enxerto de pele parcial?
São os mais utilizados, são resistentes, apresentam uma boa cobertura cutânea e podem ser utilizados em qualquer parte do corpo, mesmo em áreas com deficiência vascular. São de fácil obtenção, já que as áreas doadoras conseguem reepitalizar!! Geram maior discromia e retração secundária.
Quais são as áreas doadoras para enxerto de pele total?
Retroauricular, infra ou supraclavicular, pálpebra superior, abdome inferior, região inguinal, face interna do braço, aréola e grandes lábios (para enxerto em aréola-reconstrução)
Quais são as áreas doadoras para enxerto de pele parcial?
Coxa (local mais comum), dorso, abdome, tórax, couro cabeludo, região pubiana, nádegas, braços. Normalmente são retirados de áreas camufladas.
Quias são as complicações do enxerto?
Infecção, hematoma, seroma, má vascularização do leito receptor, iatrogenias (sutura com muita tensão), cicatrizes hipertróficas e queloidianas, cistos sebáceos, discromia, depressão da área enxertada.
Explique sobre o curativo no enxerto e na área receptora.
O curativo mais importante é o curativo de Brown. Esse consiste em um curativo compressivo na área do enxerto. Fica em torno de 4 a 5 dias sendo que neste período não se deve mobilizar o local.
Como devemos tratar a área doadora?
No enxerto parcial, fica como se fosse uma escoriação após a retirada do enxerto, tapamos com uma gaze e vaselina. Não há necessidade de mexer por uma 1 semana. Tiramos a atadura e deixamos a gaze ainda aderida na pele, ela tende a cair sozinha quando o processo de reepitelização for concluído.
No enxerto total, fazemos a sutura (por uso utilizamos enxerto de pele total para áreas menores!!)
Quando não devemos realizar o enxerto?
Áreas ósseas sem periósteo Áreas com exposição a radiação Tendão sem bainha Nervo sem perineuro Cartilagem sem pericôndrio
Logo, quando não há uma vascularização no local, já que o enxerto depende dessa vascularização!! Nesse caso devemos fazer um retalho!!
Explique o curativo de Brown.
Colocamos uma bola de gaze e atamos fios longos em cima da gaze (apertando a gaze), para fixar o enxerto. Deixamos por 5 dias, quando retiramos o enxerto estará aderido! Esse curativo é necessário para áreas de muito movimento e para áreas côncavas pois nesses locais o enxerto não pode aderir corretamente.
Podemos implantar um enxerto sobre um tecido de granulação?
Sim, eles são bem vascularizados para receber o enxero ele deve estar limpo e sem infecção. Quando há região com tecido brancacento (rede de fibrina), devemos raspar até sangrar para fazer um enxerto, ou raspar e descola-lo para fazer um retalho.