Entamoeba: amebíase intestinal Flashcards
Qual o agente etiológico da amebíase?
Entamoeba histolytica
Quais as possíveis ormas da amebíase?
intestinal e extra intestinal
cite a epidemiologia da amebíase
é um sério problema de saúde pública, tem maior prevalência em populações de nível socioeconômico mais baixo e em condições precárias de resultando em altos índices de morbidade
como ocorre a transissão de entaboema?
pela ingestão de cistos, seja diretamente por mãos contaminadas ou indiretamente por alimentos e líquidos infectados. banharse em locais com más condições sanitários e contato sexual anal oral são fatores de risco para amebíase
a maioria das pessoas com amebíase são ……………
assintomaticas
quando existentes, quis os sintomas de amebíase?
são váriaveis e inespecíficos. constipação, diarreia, flatulência, dor abdominal com cólica, sensibilidade no fígado ou cólon ascendente, febre e fezes com uco, sangue ou trofozoítos vivos.
como é feito o diagnóstico de amebíase?
achado de cistos eliminados com as fezes.
a diferenciação morfológica por microscopia óptica entre a E. histolytica e outras amebas não patogenicas, como E. dispar é possível? caso não, o que deve ser feito para fins de diagnóstico?
não é possível, dev ser realizado por métodos imunológicos ou pelas ferramentas de biologia molecular, como a pesquisa de coproantígenos e PCR.
qual o tratamento não medicamentoso de amebíase?
repouso, hidratação e dieta de fácil digestão.
qual o tratamento medicamentoso de amebíase?
metronidazol, tinidazol, ou nitazoxanida para erradicação de cistos. em casos de doenças severas, iodoquinol, paromomicina ou furoato de diloxanida.
qual a profilaxia para ameíase?
educação em sáude, medidas de saneaento basico, evitando contaminação de alimentos e água com fezes humanas, boas práticas de higiene em relação aos alimentos. água fervente mata os cistos de e. histolytica
explique resumidamente o ciclo de vida da entamoeba hystolitica
O ciclo de vida do entamoeba hystolistica envolve duas principais formas: os cistos, que são liberados nas fezes e podem resistir fora do hospedeiro, e os trofozoítos, forma ativa que se desenvolve no intestino grosso. Os cistos são ingeridos, transformam-se em trofozoítos no intestino e, eventualmente, se transformam novamente em cistos para serem eliminados nas fezes, reiniciando o ciclo.
trofozoitos e cistos sao formas infectantes da entamoeba histolytica?
sim, os cistos são a forma de resistência e transmissão do parasita, enquanto os trofozoítos, quando presentes no intestino, podem invadir os tecidos, causando danos e sintomas associados à infecção por E. histolytica.
cistos e trofozoitos sao formas diagnosticas de amebíase intestinal?
sim