Endocrino : Hipofise/Tireoide/Adrenal Flashcards
O que significa TSH baixo e T4 livre alto?
O T4 livre com uma dosagem maior que os valores de referência, quando o TSH encontra-se baixo significa que o hipertireoidismo ta sendo ocasionado por um problema na de hipersecreção da glândula tireoide . Uma vez que a glândula hipófise não está produzindo TSH em quantidade que justifique esse aumento de T4 . Logo, trata-se de um hipertiroidismo primário,
Como o T3 se liga ao seu receptor e quais a etapas envolvidas nessa ligação?
A tri-iodo tironina (T3) e a tiroxina (T4), esse último em menor grau, presentes na circulação (fração livre) são molécula lipofílicas, por isso conseguem passar pela bicamada lipídica com facilidade passivamente , através de proteínas transportadoras . Ao fazer isso ele se liga a um receptor intracelular , principalmente a receptor nuclear , chamado de receptor do hormônio tireoidiano (TR) que interage com outro receptor chamado de receptor X do ácido retinóico (RXR) e juntos formam heterodímeros que se unem de forma específica aos elementos de resposta do hormônio tireoidiano (TRE) presentes nas regiões do DNA conhecidas como regiões promotoras dos genes-alvo. Na ausência do hormônio T3 ou T4 para se ligar ao receptor TR , ele se encontra unido a proteínas correpressoras (CoR) que são responsáveis por sileciar a expressão gênica . Porém, quando o T3 se liga a TR ,o correpressor é dissociado dele e então proteínas coativadoras(CoA) interagem com TR ligado a T3 e , dessa forma, dá-se seguimento com a transcrição de RNAm e a síntese de proteínas específicas que poderão atuar em vários processos tbm específicos, por exemplo ,o metabolismo de lipídios e proteínas, crescimento e diferenciação celular , entre muitos outros. A capacidade de produzir essas proteínas que atuam em vários processos do metabolismo é que faz com que a tireoide seja conhecida como a “glândula do metabolismo” .
Quais as características histologicas da tireoide?
A tireoide está composta de dois tipos de células. As células (globulares?) * , que está organizada de modo a circundar uma estrutura redonda denominada coloide, de modo que a superfície apical fica voltada para o coloide e a superfície basocelular fica em contato com os vasos sanguíneos . O coloide entre outras coisas armazena moléculas da proteína tireoglobolina ligada a iodo , que são as precussoras dos hormônios T3 e T4 .
O segundo tipo celular da tireoide são as paracelulares* que ficam dispostas por toda a glândula entre as células globulares e que são responsáveis pela síntese e secreção do hormônio calcitonina que atua na regulação do cálcio no organismos.
Qual a relação entre T3 e T4 e o metabolismo de colesterol?
Os hormônios da tireoide tem possuem uma grande relação com o metabolismo de lipídios, no tecido adiposo os hormônios tireoidianos estimulam a lipólise, aumentando ácidos graxos livres , e de modo mais sistêmico tem um grande impacto no metabolismo de colesterol. Com relação a esse último, os hormônios tireoidianos ao se ligarem ao seu receptor intracelular nas células do fígado desencadeiam a transcrição de enzima que participa na produção de colesterol endógeno( HMG-CoA redutase) .Sendo assim ,o aumento de T3 ou ,em menor grau, de T4 livre estimulam a síntese de colesterol . No entanto , essa ação não culmina, comumente , no aumento de colesterol sérico. Isso acontece primeiro porque acredita-se que a presença do hormônio tireoidiano estimula a síntese do receptor de LDL nos hepatócitos de modo a aumentar a entrada dessa apoproteína presente no plasma para as células hepáticas , onde serão removidos através da bile, alémde aumentar também esses receptores em outras células. Além disso, cerca de 3% do T4 liberado de tireoide circula ligado a proteína LDL , que nessa forma liga-se facilmente ao receptor de LDL das células estimulando a entrada dele na célula . Dessa forma, a quantidade de T3 inversamente ligada a presença de colesterol, logo , no hipertiroidismo a quantidade de colesterol tende a estar reduzida , enquanto no hipotireoidismo o colesterol tende a estar aumentado .
Em uma situação na qual o teste de anticorpo anti TSH ( com uma atividade de estímulo ao receptor) é positivo e no qual a cintilografia com iodo radioativo mostrou captação aumentada de iodo, como deve estar os níveis de TSH e T4 livre ?
Nessa situação o TSH deverá estar diminuído e o T4 livre aumentado.
Para compreender esse resultado é necessário considerar aspectos importantes sobre a fisiologia do eixo hipotálamo-hipófise-tireoide . Em situação de normalidade funcional,
primeiro nós temos que uma série de estímulos nervosos chegam ao hipotálamo e estimula a liberação do neuro-hormônio liberador da tireotrofina (TRH) pelos neurônios do núcleo paraventricular do hipotálamo. O TRH liberado na eminência mediada, chega até a adeno-hipófise através da circulação porta-hipofisária, onde interage com receptores específicos presentes no tipo celular tireotrofo, de modo que estimula a liberação do hormônio estimulador da tireoide (TSH) na corrente sanguínea, a qual percorre até chegar à glândula tireóide onde se liga a outros receptores específicos de TSH ligado a uma proteína Gs , que estimulam a formação de de T3 e T4 que posteriormente serão secretados na circulação sistêmica para atuar nas suas células alvo presente no vários tecidos do corpo, sendo a quantidade de T4 muito maior que a de T3 . No entanto, em uma situação patológica na qual os receptores de TSH presente nas células foliculares da tireoide estão sendo estimulados continuamente por anticorpos ,como no caso relatado, a produção de T3 e T4 aumentaram muito além dos valores considerados referência de normalidade. Como a liberação adeno -hipofisária de TSH é regulada por um mecanismo de fedeeback negativo , o aumento sérico de hormônios tireoidianos faz diminuir a liberação de TSH. Portanto, por esses mecanismos , a dosagem de T4 livre estará aumentada enquanto a dosagem de TSH estará baixa .
O nome desse anticorpo é TRAb , ele é responsável pela etiologia de mais de 90% dos casos doença de Graves.
Por que uma mutação no receptor de TSH leva a formação de um nódulo na tireoide?
A células da glândula tireóide são sensíveis a presença do hormônio adrenocorticotrófico (TSH) que se liga ao seu receptor específico e exerce estímulo na produção de T3 e T4 , além de ter um efeito trófico sobre a a tireoide . Quando há uma mutação desse receptor TSHR pode haver uma superestimulação da tireoide tanto a nível de síntese hormonal como na proliferação e aumento celular. Sendo assim , essa superestimulação pode faz surgir um nódulo secretor de hormônios tireoidianos, contribuindo para um quadro de hipertiroidismo. Isso explica porque os níveis de TSH estão alterados, provavelmente com uma diminuição em relação aos valores de referência da normalidade, uma vez que a maior concentração de hormônios tireoidianos livres estimula a diminuição de TSH através de feedback negativo, além disso na cintilografia com Iodo radioativo aponta uma maior atividade do nódulo para a produção de T3 T4 . No caso em questão observa-se um quadro de hipertireoidismo com apresentação de sintomas clássicos dessa condição como sensação de palpitação, choro fácil, taquicardia, pele aquecida e tremores nas mãos. De modo geral esses sintomas representam um aumento das funções dos tecidos alvo dos hormônios tireoidianos .
Por que um quadro de hipertiroidismo apresenta sintomas como palpitação, andiedade, choro fácil. Taquicardia, pele aquecida e tremores nas mãos?
Os sintomas cardíacos como palpitação e taquicardia são explicados pela ação dos hormônios tireoidianos sob o coração. T3 e T4 livres aumentam os efeitos cronotrópico e inotrópico no coração, isso pq esses hormônios aumentam a resposta adrenérgica das catecolaminas no músculo cardíaco, acredita-se que isso aconteça pela ampliação da ação pós-receptora das catecolaminas. Além disso , T3 e T4 estimulam a expressão e síntese de miosina , proteína que participa diretamente da contração, gerando o aumento do efeito inotrópico .
Os sintomas de ansiedade e mudanças e “choro fácil” , e tremores estão relacionados ao aumento de atividade simpática e alterações de humor que também estão associados ao hipertiroidismo.
A pele aquecida é devido ao aumento da taxa metabólica nos tecidos por influência dos hormônios tireoidianos. Isso ocorre,entre outras coisas, pelo aumento da expressão de UCPs mitocôndrias para o transporte de prótons para a matriz mitocondrial em alguns tecidos, processo que dissipa calor . Além disso há o aumento do consumo de ATP e da e expressão da bomba de sódio e potássio.
Por que um dos medicamentos para o hipertiroidismo é betabloqueador ?
O uso de betabloqueador , como o atenolol e o propanolol, visa atuar nos efeitos causados pelo T3 (e T4) no coração , como a taquicardia.
Como se encontraram os níveis de TSH e de T3 e T4 em pessoas com hipotireoidismo primário? ( caso de uma paciente com sonolência, bradicardia, pressão arterial baixa, temperatura da pele baixa(36ºC) )
Com base na sintomatologia é possível inferir que trata-se de um quadro de hipotireoidismo. No caso de ser de origem primária significa que a glândula tireóide está produzindo quantidades deficientes de hormônios T3 e T4 . O que gera uma diminuição geral da taxa metabólica basal, que é a origem da maioria dos sintomas relatados. Em casos assim o TSH costuma estar em níveis normais enquanto o T3 e T4 costumam estar baixos indicando um problema na glândula tireóide.
Quais as características histológicas da glândula adrenal?
A glândula suprarrenal é composta por uma parte mais externa chamada de córtex e uma parte interna chamada medula. O córtex compõe a maior parte da glândula , dividindo-se em 3 zonasque se diferem quanto ao tipo celular: a zona glomerulosa cujas células são produtoras de aldosterona , zona fasciculada que produz o cortisol e a zona reticular produz hormônios androgênios. A medula é formada por células que se originaram de tecido nervoso embrionário chamadas de células cromafins e produzem as catecolaminas adrenalina e noradrenalina.
Como é feita a irrigação da glândula suprarrenal?
As glândulas suprarrenais, assim como outras glândulas, são bem vascularizadas. A vascularizaram é feita através dos ramos das artérias suprarrenais inferior(d,i) , média (d, i) e superior (d,i) que são ramos da artéria aorta.
A drenagem das g. suprarrenais é feita pelas veias suprarrenais (d,i) . A veia suprarrenal direita drena para a veia cava inferior, enquanto a esquerda drena para a veia renal e daí para a veia cava inferior.
Como é feita a inervação das glândulas suprarrenais?
A g.suprarrenal só recebe inervação simpática dos nervos esplênicos toracolombares na sua porção medular.
O córtex adrenal é controlado pelos hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) .
Qual doença endócrina reune os achados: ganho de peso na região abdominal,estrias grossas e violáceas na região abdominal, arredondamento da face,noctúria e pressão alta; exames laboratoriais: cortisol urinário alto, , baixo nível de potássio,glicemia elevada e ACTH elevado ?
Síndrome de Cushing. Essa doença é causada pela
Por que um tumor secretor causa sintomas de acromegalia, hemianopsia bitemporal , níveis glicemicos alterados e galactorreia? ( obs: no caso apresentado, o tumor não era secretor de prolactina)
A galactorréia é a produção de leite pela glândula mamária , geralmente está associado a distúrbios endócrinos quando ocorre fora do período de amamentação. Ela é causada pela estimulação das glândulas mamárias pelo hormônio prolactina nas células lactotrofos da adeno-hipófise. A secreção de prolactina é regulada pela dopamina que exerce um efeito inibitório sobre os lactotrofos , isso significa que a secreção de prolactina está sendo constantemente inibida pela ação da dopamina em situações normais e que a ausência ou diminuição de dopamina leva a secreção de prolactina.
O caso apresenta sinais e sintomas característicos de acromegalia, distúrbio ocasionado pelo excesso da produção de hormônio do crescimento(GH) na fase adulta, quando o fechamento das epífises ósseas já foi concluído, com isso o indivíduo passa a apresentar crescimento longitudinal e anormal de ossos e cartilagens das extremidades como das mãos, pés e face. Além disso , outros efeitos do GH sobre outros tecidos são a lipólise no tecido adiposo, estímulo da síntese protéica nos músculos e estímulo da produção de glicose no fígado. Essas ações favorecem o aumento da glicemia sérica. A principal causa da acromegalia é um tumor secretor de GH na adeno-hipófise, esse é provavelmente o tumor citado no caso. A presença de um adenoma produtor de GH explica a maioria dos sintomas de acromegalia, além da alteração da glicemia. Por outro lado, se esse tumor passa a crescer ele pode comprimir outras estruturas adjacentesà glândula hipófise, isso explica a hemianopsia bilateral pela compressão do quiasma óptico, além disso pode haver a compressão de estruturas produtoras de dopamina na base do cérebro impedindo a secreção desse neuro-hormônio.Como explicado anteriormente, a dopamina tem efeito inibitório sobre a liberação de prolactina, assim , na diminuição ou ausência de dopamina ocorre liberação de prolactina causando a galactorréia do paciente do caso . Portanto, o tumor citado é , muito provavelmente, um tumor secretor de GH que causa compressão de outras estuturas comprometendo suas funções.
Porque a elevação do cortisol pode levar à pressão alta e hipocalemia?
Hipercortisolismo depende de ACTH, como o apresentado no caso,causa vários sintomas decorrentes da estimulação excessiva do cortisol nos órgãos alvo. No coração por exemplo o cortisol age aumentando a expressão de receptores adrenergicos (pela codificação de genes que produzem as proteínas desse receptor) isso aumenta a sensibilidade do coração aos efeitos da adrenalina e da noradrenalina, como aumento da pressão arterial.
Além disso, a hipocalemia do quadro citado pode ser devido à ação do cortisol como um mineralocorticóide nos rins, de modo a mimetizar a ação da aldosterona no túbulo distal e ducto coletor de aumentar a expressão de canais de Na e bombas de Na/K , isso provoca o aumento da reabsorção de Na e excreção de potássio. Essa anomalia acontece por que o aumento excessivo de cortisol satura a ligação com as enzimas que convertem o cortisol em cortisona (inativa ) o excesso de cortisol faz com esse atue no rim como um mineralocorticoide