Eletricidade Flashcards
Sobre a gaiola de Faraday, explique qual é o fenômeno que promove a ocorrência desses fatos.
I. Se o comprimento de onda de uma radiação incidente na gaiola for muito menor do que as aberturas da malha metálica, ela não conseguirá o efeito de blindagem.
II. Um celular totalmente envolto num pedaço de papel alumínio não receberá chamadas, uma vez que está blindado das ondas eletromagnéticas que o atingem.
III. As cargas elétricas numa gaiola de Faraday se acumulam em sua superfície externa.
O fenômeno que possibilita isso é a blindagem eletrostática, que ocorre em materiais metálicos, quando as cargas elétricas se comportam em equilíbrio, e o interior da gaiola da Faraday possui então campo elétrico inteiramente nulo.
Sobre circuitos, dê as características de um Amperímetro.
O amperímetro é um aparelho que mede a corrente elétrica de um circuito, e por isso ele sempre é associado em série, já que nesse tipo de associação a corrente elétrica é constante. Já que o amperímetro indica a corrente que passa por ele no trecho do circuito onde está inserido, sua resistência interna deve ser nula, caso contrária o amperímetro indicaria uma corrente de intensidade inferior a que realmente passa naquele trecho. Assim, ele deve se comportar como um fio ideal, de resistência interna nula, ou seja, deve se comportar como se estivesse em curto circuito.
Um amperímetro ideal deve possuir resistência interna nula.
Sobre circuitos, dê as características de um Voltímetro.
O voltímetro é um aparelho que mede a tensão elétrica de um circuito, e portanto está sempre associado em paralelo, para que a d.d.p seja constante. Para que a corrente que passa pelo aparelho não se desvie para o voltímetro, um voltímetro ideal deve possuir altíssima resistência interna, tendendo ao infinito.
O que é o galvanômetro? Explique seu funcionamento.
O galvanômetro é um dispositivo que mede correntes de pequenas intensidades, sendo composto basicamente por muitos condutores retilíneos percorridos por uma corrente elétrica. Segue o mesmo princípio de construção que os motores elétricos.
É aquele aparelho besta que a Leoci usa na sala.
Qual a relação para uma Ponte de Wheatstone?
Se não passa corrente pelo amperímetro (que fica no “centro” da Ponte), a ponte está em equilíbrio e segue o princípio:
R2.R3 = R1. Rx
Sendo que R1 e R2, assim como R3 e Rx sempre estarão na direção oposta.
Se a ponte está em equilíbrio, os pontos da extremidade (onde foi colocado o amperímetro) desse quadrilátero podem ser focados sem que sofra uma descarga elétrica (choque), pois nesse trecho não passa corrente elétrica.
Quais são as partículas que não são afetadas pelo campo magnético?
A partícula beta e a partícula gama possuem massa nula, e por isso se introduzidas num campo magnético não sofrem desvio. Essas partículas são emitidas por núcleos radioativos.
No caso da partícula alfa, é emitida pelo declínio do gás hélio.
Como funciona uma espira de acordo com a Lei de Lenz?
O campo magnético criado pela corrente induzida tenta impedir o movimento de aproximação (atração) do imã com a espira, girando-a. Quanto mais rápido ela gira (se desloca), maior é a força eletromotriz gerada (f.e.m / voltagem). Assim, o movimento de aproximação de uma espira com um imã cria um polo que repele a espira, fazendo-a girar no sentido anti-horário ou horário.
Gira no sentido anti-horário: p/ impedir o afastamento (ou seja, quando o polo do imã + próximo à espira tende a atraí-la). Ex: imã polo S - espira polo N
Gira no sentido horário: p/ impedir a aproximação (ou seja, quando o polo + próximo à espira tende a repeli-la). Ex: imã polo N - espira polo N
Para entender melhor esses casos, basta lembrar que polos iguais se repelem e polos opostos se atraem.
Para que um campo elétrico seja considerado uniforme, o que necessita acontecer?
Uma carga de prova deve ser submetida a uma força de intensidade constante e não nula, de forma que o campo elétrico e a força elétrica são grandezas diretamente proporcionais.
Exemplo: Força elétrica (Fe) = E•q
ATENÇÃO: Partindo-se de uma análise vetorial, a força elétrica e o campo elétrico possuem sentidos contrários.
Como é conhecido o fenômeno elétrico e atmosférico evidenciado por Benjamin Franklin em 1752, durante uma uma tempestade?
Conhecido como “poder das pontas”, o fenômeno descreve a condução de cargas elétricas que se acumulam em superfícies metálicas pontiagudas, de forma que origina um campo elétrico intenso, levando às cargas acumuladas a se repelirem e produzirem faíscas elétricas.
Qual a diferença característica entre os campos elétricos gerados por cargas positivas e por cargas negativas?
As cargas positivas possuem campo elétrico voltado para fora (campo elétrico de afastamento), enquanto as cargas negativas possuem campo elétrico voltado para dentro (campo elétrico de aproximação)
Defina o que é indução eletrostática.
A indução eletrostática é uma separação de cargas (+ e -) possibilitada pela presença de um corpo eletrizado e de um condutor eletricamente neutro (fio terra?), o qual induz as cargas elétricas opostas do corpo eletrizado, acumulando carga no corpo.
O que é um dielétrico e por que ele não pode ser polarizado por indução eletrostática?
Dielétrico é um termo que se refere a algum material que atue como isolante elétrico, ou seja, que faz oposição à passagem da corrente elétrica, podendo ser facilmente polarizado ao ser sujeito a um campo elétrico de alta intensidade.
Alguns exemplos de materiais dielétricos: madeira seca, vidro, plástico, cerâmica e borracha.
Qual é a condição para que haja a manifestação das propriedades elétricas da matéria?
Somente quando há desequilíbrio entre o número de prótons e elétrons é que a matéria manifesta suas propriedades elétricas.
Qual é a carga transportada por um mol de elétrons?
Carga elementar do elétron (e) = 1,6.10^-19 C
1 mol de elétrons = 6.10^23 elétrons
1,6.10^-19 C x 6.10^23 elétrons = 96500 C = 1 Faraday (F)
No mesmo sentido da linha de força, o potencial elétrico de uma carga diminui.
Isso ocorre porque a energia potencial elétrica é igual a:
Epel = q • U
ou
Epel = q • V