Dinâmica Flashcards
O que é Movimento Circular Uniforme?
Um corpo está em Movimento Curvilíneo Uniforme, se sua trajetória for descrita por um círculo com um “eixo de rotação” a uma distância R, e sua velocidade for constante, ou seja, a mesma em todos os pontos do percurso.
No cotidiano, observamos muitos exemplos de MCU, como uma roda gigante, um carrossel ou as pás de um ventilador girando.
Embora a velocidade linear seja constante, ela sofre mudança de direção e sentido, logo existe uma aceleração, mas como esta aceleração não influencia no módulo da velocidade, chamamos de Aceleração Centrípeta.
Complete as frases abaixo.
Por convenção:
1) No sentido anti-horário o deslocamento angular é **.
2) No sentido horário o deslocamento angular é **.
1) positivo
2) negativo
Avalie a veracidade das afirmações abaixo.
- Período é o intervalo de tempo que um móvel gasta para efetuar uma volta completa.
- A frequência de rotação é dada pelo número de voltas que um móvel efetua por unidade de tempo.
- A distância que um móvel em movimento circular uniforme percorre ao efetuar uma volta completa é diretamente proporcional ao raio de sua trajetória.
- Quando um móvel efetua um movimento circular uniforme, sobre ele atua uma força centrípeta, a qual é responsável pela mudança na direção da velocidade do móvel.
- O módulo da aceleração centrípeta é inversamente proporcional ao raio de sua trajetória.
Todas estão corretas.
Sobre o acoplamento de polias e engrenagens, sabendo que pode-se interligar duas ou mais polias através de uma correia ou acoplar duas ou mais engrenagens, explique qual a relação entre essas polias ou engrenagens na velocidade escalar.
Todos os pontos da correia (admitidos inextensíveis) têm a mesma velocidade escalar V que todos os pontos da periferia de cada polia, desde que não ocorra deslizamento.
O mesmo ocorre com todos os dentes da polia engrenada, que tem a mesma velocidade escalar V.
OBS.: Mas, possuem velocidades angulares diferentes, pois W=2π/R e assim, W é inversamente proporcional a R, e como o raio da roda da frente é menor, ela gira mais que a maior tendo maior velocidade angular que a mesma
A respeito do movimento circular na correia de bicicletas, explique qual a relação entre o tamanho das coroas ligadas à corrente, a questão da frequência e da velocidade.
O número de voltas efetuadas pela roda traseira a cada pedalada, que corresponde a uma volta completa dos pedais da roda dentada dianteira, depende do tamanho relativo das coroas que estão ligadas pela corrente e obedecem à relação [fd.Rd = ft.Rt], lembrando que a freqüência da roda dentada traseira (ft) é a mesma que a da roda traseira.
Assim, se você quiser manter alta velocidade, você deve acionar a coroa dianteira de maior raio com a coroa traseira de menor raio e se você quiser fazer menos esforço numa subida íngreme, você deve acionar a coroa dianteira de menor raio com a coroa traseira de maior raio (veja que nesse caso a velocidade diminui)
O que é a aceleração centrípeta e por que ela está presente até mesmo nos movimentos uniformes?
Já que a velocidade é uma grandeza que também pode ser vetorial, ela pode variar na sua direção e sentido e, para isso, é necessária uma aceleração. Assim, no movimento circular, a direção da velocidade muda durante a realização da curva. Portanto, apesar de a velocidade ser constante, deve existir uma aceleração para variar a direção da velocidade. Essa aceleração é chamada de aceleração centrípeta (acp) e, como diz o nome, ela sempre está direcionada para o centro da curva, fazendo então 90 graus com a velocidade.
{a c p = v 2 R]