edema agudo de pulmão Flashcards
Defina o que é o Edema Agudo de Pulmão
É uma síndrome clínica em que há o acúmulo de líquido extravascular no espaço instersticial e alveolar do pulmão.
O que o edema agudo de pulmão causa?
Hipoxemia;
Aumento do trabalho respiratório;
Diminuição da complacência pulmonar;
Alteração na relação ventilação- perfusão.
Qual é o processo fisiopatológico do edema agudo de pulmão?
Por algum motivo há o acumulo de líquido no espaço alveolar. Essa situação causa dificuldade de difusão dos gases O2 e CO2.
Como consequência temos tanto hipercapnia quanto hipoxemia
Quais são os sinais e sintomas da hipoxemia?
Dispneia, queda na saturação e aumento no esforço respiratório
Quais são os sinais e sintomas da hipercapnia?
Sonolência, prostração e acidose respiratória.
Qual é a etiologia do edema agudo de pulmão?
Pode ter origem cardiogênica ou não cardiogênica
Etiologia cardiogênica do edema agudo de pulmão
Elevação da pressão capilar pulmonar.
Incapacidade do coração em movimentar o sangue do causa o congestionamento do sangue, que consequentemente aumenta a pressão capilar e extravasa para o espaço alveolar. O líquido que inunda os alvéolos é pobre em proteínas.
Etiologia não cardiogênica do edema agudo de pulmão
Aumento da permeabilidade pulmonar.
Esse quadro pode acontecer por diversos motivos, como por exemplo uma inflamação pulmonar, uma mudança súbita de pressão etc… Nele, o líquido que inunda os alvéolos é rico em proteínas.
Principais causas do edema agudo do pulmão de etiologia cardiogênica
Disfunção ventricular sistólica, disfunção ventricular diastólica, obstrução da via de saída do VE, estenose mitral, hipertensão renovascular.
Quais são as alterações nos sinais vitais durante o edema agudo do pulmão?
taquipneia, taquicardia e hipertensão
Principais causas do edema agudo do pulmão de etiologia não cardiogênica
Síndrome do desconforto respiratório agudo (SARA), que pode ser causado por processos infecciosos no sistema respiratório inferior.
Edema pulmonar de grandes altitudes
Edema pulmonar neurogênico
Edema pulmonar de reperfusão
Edema pulmonar de re-expansão
Intoxicação por opiodes e salicilatos
TEP
Doença veno-oclusiva pulmonar
Durante a ausculta pulmonar, um paciente com edema agudo de pulmão apresentará…
Crepitação inspiratória e expiratória ( é progressivo, se inicia na base e vai até o ápice)
Sibilos (quando se tem um edema de parede brônquica)
Qual é o quadro clínico do EAP?
Instalação rápida dos sintomas
Piora da dispneia ao esforço e ao deitar-se
Insuficiência respiratória clara, paciente inquieto e angustiado (fome de ar)
Hemoptise (revela danos aos capilares pulmonares)
Quais são os estágios do EAP?
São três estágios
1: distensão e recrutamento de pequenos vasos pulmonares
2: edema intersticial + compressão das vias aéreas menores
3: inundação alveolar
No primeiro estágio do EAP, em que há distensão e recrutamento de pequenos vasos pulmonares o que se encontra no quadro clínico e exame físico?
QC: dispneia aos esforços
EF: estertores finos (crepitações) inspiratórios e expiratórios
No segundo estágio do EAP, em que há edema intersticial + compressão das vias aéreas menores o que se encontra no quadro clínico e exame físico?
QC: hipoxemia e taquipneia
EF: broncoespasmo reflexo (redução do lúmen dos brônquios) sibilo
No terceiro estágio do EAP, em que há inundação alveolar o que se encontra no quadro clínico e exame físico?
QC: hipoxemia severa e hipercapnia
EF: hemoptise e estertores finos (crepitações)
Quais são as metas terapêuticas para o EAP?
Alívio dos sintomas
melhorar a oxigenação
manter débito cardíaco
manter perfusão de órgãos vitais
reduzir o excesso de líquido extracelular
Quais são as principais ações de enfermagem durante o EAP?
Ajudar na administração de oxigênio; preparar o material para a intubação e a ventilação mecânica, se necessário
*Posicionar o paciente em decúbito dorsal (no leito, se necessário) com as pernas pendentes
*Fornecer apoio psicológico, tranquilizando o paciente; usar o toque para transmitir uma sensação de realidade concreta. Como o paciente se encontra em um estado instável, permanecer com ele
*Fornecer informações frequentes, simples e concisas sobre o que está sendo realizado para tratar a condição, e os resultados esperados
*Monitorar os efeitos dos medicamentos. Observar o paciente quanto à eliminação de grande quantidade de urina após a administração de diuréticos, depressão respiratória excessiva, hipotensão e vômitos. Dispor de um antagonista da morfina (p. ex., cloridrato de naloxona), caso esta seja administrada. Inserir e manter um cateter vesical de demora, quando indicado. Realizar equilíbrio hídrico rigoroso
*O paciente que recebe infusões IV contínuas de agentes vasoativos exige monitoramento do ECG e avaliação frequente dos sinais vitais.
Qual é a terapia farmacológica durante o EAP?
Vasodilatadores, como o nitroprussiato de sódio ou nitroglicerina
Diuréticos, como a furosemida