Edema Flashcards
Oque é o edema?
É o resultado do movimento do fluido que esta no vaso para o espaço intersticial, é pode ser caracterizado por ser rico em proteina (exsudato) e pobre em proteina (transudato)
Oque é edema gravitacional?
É um edema que se localiza nos membros inferiores, e é devido a uma falha no sistema linfático, e com isso o fluido pode ir para o meio intersticial.
De acordo com a fórmula do “edema de starling”, oque ele afirma?
Que o edema ocorre quando o gradiente de pressão hidrostática excede o gradiente de pressão oncótica, resulta em filtração do fluido para o espaço intersticial.
Quais são as causas principais de edema?
Cirrose, sindrome nefrótica, sindrome nefrítica, gestação, idiopático, pré menstrual e nutricional.
Causas do edema bilateral?
Ganho de peso, gravidez, falencia dos rins, coraçãõ e figado, uso de medicamentos, veias varicosas (varizes são veias dilatadas), poliartrite ou artrite reumatoide e podoconiose (elefantiase).
Causas do edema unilateral?
Linfoedema (após a retirada de um linfonodo), pós operatório, sindrome compartimental (pressão muito grande no tecido - não cabe no compartimento-), Trombose venosa profunda, inchaço de tecidos moles, ruptura do cisto de ba ker, celulite, inchaço na articulação ou gota, filariose, fratura, anafilaxia.
Oque é o sinal do cacifo/godet?
Sinal clinico avaliado por meio da pressão digital sobre a pele, pelo menos 5 segundos, se for depressivel é porque é positivo
Edema nefrótico, caracterize e causada normalmente pelo que?
Perda excessiva de proteinas, superando a capacidade de sintetizar do figado, levando a um excesso de hiperalbuminemia (formando edema). O fígado, na tentativa de recuperar essa perda, aumenta a síntese de proteínas, culminando em hipercolesterolemia.
Edema que se concentra na face (atinge seu ápice pela manha e melhora durante o dia com a ação da gravidade), não tem congestão pulmonar.
Edema nefrítico, caracterize
Edema, hipertensão, proteinúria e hematuria, há um processo inflamatório glomerular (glomerulonefrite), e com essa inflamação fica dificil a excreção de sódio, e ele acaba se acumulando, com isso há formação de edema e o aumento da pressão, também pode ocorre lesões nos capilares e com isso na urina pode ter hemacia e proteina.
Edema cardiaco, caracterize.
É uma queda no debito cardiaco, quando o coração não consegue bombear sangue adequada mente e é um edema gravitacional. Paciente fica com ortopneia (dispneia deitado).
Edema hepatico, caracterize.
É quando há uma alteração de Sódio e agua, o fígado perde a capacidade de produzir uma proteína chamada albumina em quantidade suficiente, líquido se acumula nas pernas (edema) e na cavidade abdominal (ascite) ou outros sinais d e insuficiência hepática, como a ictericia.
Edema relacionado a desnutrição
tipo mais grave é o kwashiorkor, tem menos proteinas (hiporalbuminemia), paciente apresenta edema generalizado, lesões na pele, despigmentação do cabelo, déficit no crescimento.
Edema do paciente critico, caracterize
Pode ser multifatorial, mais comum na região sacral, vazamento dos capilares, edema: braços e mãos, face, peritibial.
Edema de causa endócrina (mixedematoso), caracterize.
Há o acumulo de mucopolissacarideos (não há o acumulo de liquidos), relacionado ao hipotireoidismo, com edema generalizado, predominantemente nas mãos, face, lingua, palpebras. Tem sintomas do hipotireoidismo.
Edema alérgico, angioneurótico ou de quincke, caracterize.
Decorrente da liberação da histamina e mediadores mastocitários, causa vasodilatação e o aumento da permeabilidade capilar. Surgimento em minutos ou horas e some em horas ou dias.
Causa pode ser alimentar, medicamentosa, infecciosa ou por picada de mosquito. Edema bipalpebral, e nos labios