ECONOMIA CAFEEIRA Flashcards

1
Q
  1. A cultura do Café já era conhecida desde 1727, e sua produção, praticamente, atendia ao mercado interno, o que facilitou a sua disseminação na região do Centro-Sul (Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo). Porém alguns aspectos tornam o cultivo do café propício para a economia brasileira, no início do século XIX. Quais foram esses aspectos?
A
  1. A nova cultura tinha necessidade de terras abundantes, de intensiva mão de obra e era, comercialmente, rentável.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q
  1. Prado Júnior (2012) afirma que a independência do Estados Unidos também contribuiu para o fortalecimento do cultivo do café, fugindo do domínio britânico. Qual a importância deste fato para economia brasileira?
A
  1. Devido às taxas e aos impostos determinados pela Inglaterra em relação ao café de origem brasileira, com a independência dos EUA, abriu-se um novo mercado para o café brasileiro, contando com parcerias comerciais com este país, que, ao longo do período, foi responsável por mais da metade da demanda do café brasileiro.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q
  1. Em relação à comercialização do café, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A produção do café manteve-se estável por todo período colonial.

( ) A função do comissário foi de extrema importância para o fluxo de capital, durante o período colonial.

( ) O aumento da produção, no Brasil, foi devido à desorganização da produção na colônia francesa Haiti.

A
  1. F,V,V.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q
  1. Sabemos que o Acordo de Taubaté, assinado em 1906, pelos governos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, foi um esforço sistemático para o controle da oferta do café. Quais foram os principais objetivos desse acordo?
A
  1. O objetivo central do Convênio de Taubaté era a valorização do café no mercado internacional, por meio de intervenções, como: implementação de preço mínimo para a saca de café; compra do excedente de produção pelo governo; estabelecimento de um fundo de estabilização do câmbio e desencorajamento a novas plantações.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q
  1. Segundo Prado Júnior (2012), não era mais possível manter a economia brasileira com a produção exclusiva de gêneros primários para exportação, era necessário encontrar alternativas para o crescimento da economia. Explique por que não era mais possível manter a economia brasileira com a produção exclusiva do café.
A
  1. Após a crise de 1929, o governo brasileiro não conseguiu manter as políticas de valorização do café, devido à falta de liquidez externas e por causa da abrupta queda nos preços do produto.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly