ECONOMIA CAFEEIRA Flashcards
1
Q
- A cultura do Café já era conhecida desde 1727, e sua produção, praticamente, atendia ao mercado interno, o que facilitou a sua disseminação na região do Centro-Sul (Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo). Porém alguns aspectos tornam o cultivo do café propício para a economia brasileira, no início do século XIX. Quais foram esses aspectos?
A
- A nova cultura tinha necessidade de terras abundantes, de intensiva mão de obra e era, comercialmente, rentável.
2
Q
- Prado Júnior (2012) afirma que a independência do Estados Unidos também contribuiu para o fortalecimento do cultivo do café, fugindo do domínio britânico. Qual a importância deste fato para economia brasileira?
A
- Devido às taxas e aos impostos determinados pela Inglaterra em relação ao café de origem brasileira, com a independência dos EUA, abriu-se um novo mercado para o café brasileiro, contando com parcerias comerciais com este país, que, ao longo do período, foi responsável por mais da metade da demanda do café brasileiro.
3
Q
- Em relação à comercialização do café, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A produção do café manteve-se estável por todo período colonial.
( ) A função do comissário foi de extrema importância para o fluxo de capital, durante o período colonial.
( ) O aumento da produção, no Brasil, foi devido à desorganização da produção na colônia francesa Haiti.
A
- F,V,V.
4
Q
- Sabemos que o Acordo de Taubaté, assinado em 1906, pelos governos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, foi um esforço sistemático para o controle da oferta do café. Quais foram os principais objetivos desse acordo?
A
- O objetivo central do Convênio de Taubaté era a valorização do café no mercado internacional, por meio de intervenções, como: implementação de preço mínimo para a saca de café; compra do excedente de produção pelo governo; estabelecimento de um fundo de estabilização do câmbio e desencorajamento a novas plantações.
5
Q
- Segundo Prado Júnior (2012), não era mais possível manter a economia brasileira com a produção exclusiva de gêneros primários para exportação, era necessário encontrar alternativas para o crescimento da economia. Explique por que não era mais possível manter a economia brasileira com a produção exclusiva do café.
A
- Após a crise de 1929, o governo brasileiro não conseguiu manter as políticas de valorização do café, devido à falta de liquidez externas e por causa da abrupta queda nos preços do produto.