DO TRABALHO ESCRAVO AO TRABALHO ASSALARIADO Flashcards
1
Q
- Por que os colonizadores optaram pelo trabalho escravo dos negros de origem africana, em vez de de utilizar o trabalho dos indígenas?
A
- Durante a exploração do pau-brasil, foi utilizado o trabalho indígena, porém com o início dos trabalhos nas lavouras, o que exigia uma determinada rotina, no entanto, os índios não aceitaram trabalhar, pois eles só produziam para subsistência. Já o escravo negro era mais produtivo e, por não conhecer bem o território brasileiro, tinha dificuldades para fugir, o que o forçava à rotina do trabalho escravo nas lavouras. Ademais, os portugueses dominavam o tráfico de negros , e isso gerava uma segunda fonte de renda para eles. Sendo assim, a escolha pelo escravo negro atendia ao interesse dos traficantes portugueses.
2
Q
- Segundo Furtado (2007, p. 76), “a escravidão demonstrou ser, desde o primeiro momento, uma condição de sobrevivência para o colono europeu, na nova terra”. Explique a afirmação do autor.
A
- O manejo da cana-de-açúcar só era, economicamente, viável se fosse produzido em grande escala, o que necessitava de muitos trabalhadores. Se o colonos pagassem pela mão de obra, que era escassa, não seria possível nem viável a produção em grande escala. Dessa forma, o trabalho escravo foi fundamental para a manutenção do sistema.
3
Q
- Rego e Gala (2003) afirmam que o trabalho escravo garantia o domínio político, social e econômico dos territórios conquistados, durante o ciclo da cana-de-açúcar. Quais eram os impactos para a organização do mercado interno?
A
- Segundo os autores, era impossível criar condições suficientes para a organização de um mercado interno, pois a renda gerada na produção da cana-de-açúcar era concentrada nas mãos dos senhores de engenho.
4
Q
- Os escravos eram brutalmente explorados durante o trabalho nas minas, no ciclo do ouro, e mesmo nestas condições eram mais produtivos do que no ciclo do açúcar, apesar das tentativas de fugas e do número excessivo de mortalidade entre os escravos. Quais são as justificativa para este comportamento?
A
- Diferente do ciclo do ouro, o escravo poderia, com o excedente do seu trabalho, comprar sua liberdade , e a renda não era tão concentrada tão nas mãos dos colonizadores. Outro elemento era a excessiva fiscalização sobre os escravos na mina, uma vez que os colonizadores tinham medo de que desviassem o ouro.
5
Q
- Segundo Vignoli (2003), a primeira experiência com a imigração foi o sistema de parcerias, no final de 1840. Quais as características deste tipo de imigração? Por que não deu certo?
A
- No sistema de parcerias, os colonos eram contratados na Europa, tinham direito de cultivar uma parcela de pés de café da fazenda e tinham o direito à metade do lucro líquido. Este sistema não deu certo, pois havia fragilidades no sistema de controle e confiança entre as partes.
6
Q
- O governo brasileiro foi o grande facilitador da mudança do trabalho escravo para o trabalho assalariado. Quais foram as ações tomadas pelo governo?
A
- Além da criação de legislação que proibia o trabalho escravo, divulgava as vagas de trabalho existentes no Brasil, nos países da Europa e subsidiava todo o transporte dos imigrantes.