ECOLOGIA, CONSERVAÇÃO E MANEJO DA BIO Flashcards
Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:
Multa de R$ ______ por unidade. Parágrafo único. No caso de espécie constante de lista oficial de fauna brasileira ameaçada de extinção, a multa será de R$ _______ por unidade.
500
5.000
Algumas características intrínsecas das espécies foram consideradas importantes para o seu risco de extinção
(i) tamanho de corpo,
(ii) dieta,
(iii)densidade populacional,
(iv) nível trófico,
(v) uso de habitat,
(vi) fecundidade e
(vii) tamanho de área de
distribuição
O grau de adaptação das espécies é um fator que pode contribuir para o entendimento do processo de diversificação de espécies e diversificação fenotípica em uma linhagem que sofreu radiação?
SIM
eficiência da amostra estratificada
A estratificação é uma técnica usada para lidar com a heterogeneidade da área, não requerendo que a área seja homogênea para ser eficiente.
Bioma mais rico em biodiversidade do planeta?
A Mata Atlântica é o bioma mais rico em biodiversidade do planeta. A sua riqueza é maior do que a de alguns continentes, como a América do Norte e a Europa
O depósito de amônia nos costões rochosos de ecossistemas marinhos é uma forma expressiva de disponibilidade de nitrogênio para a cadeia alimentar de organismos marinhos?
NAO
A amônia (NH3) pode ser convertido em nitrato (NO3-) por bactérias nitrificantes, processo conhecido como nitrificação.
O depósito de amônia nos costões rochosos não é uma forma expressiva de disponibilidade de nitrogênio, pois a amônia é um composto volátil que tende a ser liberado para a atmosfera, além de poder ser tóxico para muitos organismos marinhos em altas concentrações
O nível trófico com menor eficiência ecológica é?
Autótrofos:
Herbívoros:
Carnívoros:
é o dos autótrofos.
Eficiência ecológica é a porcentagem de energia transferida de um nível trófico para o outro em uma cadeia alimentar. Assim:
Autót:120/120.000 ×100 = 0,1%;
Herbívoros: 12/120 × 100 = 10%;
Carnívoros: 6/12 × 100 = 50%.
Fitoplâncton
Zooplâncton
Fitoplâncton o grupo formado por algas planctônicas e cianobactérias.
Os animais, como crustáceos e larvas de insetos, chamamos de zooplâncton. Todos esses seres apresentam características que permitem a vida no plâncton, como o formato do corpo para a flutuação, que se faz necessária porque eles se locomovem NA água.
O agrupamento de peixes neotropicais em um clado monofilético evidencia a atual compreensão da evolução filogenética dos vertebrados da América do SuL?
NÃO
A região Neotropical compreende a área desde parte do México, Caribe, até o sul da América do Sul e contém a fauna de peixes mais rica do mundo. Ademais, ainda há uma carência em estudos filogenéticos e citogenéticos básicos que permitam identificar espécies novas, o que dificulta a descrição de supranumerários em novas espécies.
As regiões em que se identifica pelo menos uma espécie de ocorrência restrita (endêmica) são consideradas áreas de endemismo?
NÃO
Endemismo é uma área onde houve restrição espacial de parte de uma biota causada por um processo comum de isolamento. Ademais, endemismos de animais grandes e com grande poder de dispersão podem ser mais amplos do que para animais pequenos e com baixa capacidade de dispersão.
As Áreas de endemismo são originadas quando 2 ou + espécies apresentam uma área de distribuição restrita, congruente, e de maneira não aleatória
Nos ecossistemas florestais nas regiões tropicais, a exemplo do que ocorre nas formações amazônicas, o maior fluxo energético é direcionado à cadeia de detritos, sendo apenas uma pequena parte direcionada à cadeia de pastoreio?
CERTO
Espécies-praga devem ser combatidas com técnicas de caça ou extermínio por venenos, visto não possuírem predadores ou formas de controle naturais?
NAO
Essa abordagem é simplista e não considera os princípios de manejo sustentável e ético da fauna. Métodos de controle devem ser baseados em estudos ecológicos e considerar alternativas menos agressivas, como o manejo integrado de pragas, que pode incluir controle biológico, modificação de habitat, entre outros.