ECA Flashcards
Qual a diferença primordial entre medidas de proteção e medidas socioeducativas?
Medidas de proteção-> CRIANÇAS
Medidas socioeducativas-> ADOLESCENTES»Ação Socioeducativa» titularidade do MP. Podem ser aplicadas cumulativamente às medidas de proteção aos adolescentes
O que é ato infracional? Qual a teoria utilizada para aferir o momento em que se considera praticado o A.I?
Ato infracional é a conduta tipificada como crime ou contravenção penal quando praticada por menores de dezoito anos (inimputáveis: crianças e adolescentes). TEORIA DA ATIVIDADE: momento da ação ou omissão ainda que seja outro o momento do resultado.
Qual a consequência da Teoria da Atividade?
Para os efeitos do ECA, deve ser considerada a idade do adolescente à data do fato.
Privação de liberdade também é excepcional no contexto do ECA. É correto dizer que uma exceção é a ocorrência de flagrante delito?
ERRADO. Na verdade a prisão é possível em caso de FLAGRANTE DE ATO INFRACIONAL ( e não flgrante delito).
Privação de liberdade também é excepcional no contexto do ECA. É correto dizer que é possível a privação de liberdade do menor infrator por decisão fundamentada da autoridade policial?
ERRADO: A decisão deve ser escrita e fundamentada de autoridade JUDICIÁRIA competente.
Descreva o procedimento do DECRETO DE
INTERNAÇÃO PROVISÓRIA.
Decisão judicial fundamentada»> indícios de autoria e materialidade»_space;> por prazo de até 45 dias IMPRORROGÁVEL
Certo ou Errado:
O menor infrator não poderá ficar privado de sua liberdade provisoriamente por prazo superior a 45 dias, sob pena de ilegalidade dessa medida socioeducativa, que ensejará constrangimento ilegal da liberdade de locomoção, cabendo HC
Certo. O prazo máximo da internação provisória é improrrogável de 45 dias.
O decreto que determina a internação provisória do adolescente é medida excepcional e considerará a gravidade em abstrato do ato infracional. Certo ou Errado?
Não pode decretar a internação provisória APENAS baseada na
gravidade abstrata do AI. Ex.: A.I análogo ao tráfico de drogas não enseja por si só à imposição de medida socioeducativa de internação do adolescente (Súmula 492 do STJ).
Não se fará identificação compulsória pelos órgãos policiais, de proteção e judiciais, quando o adolescente apreendido estiver portando documento civil de identidade válido e não houver dúvidas fundadas sobre sua identidade ou quanto idoneidade do documento apresentado. Certo ou Errado?
CERTO.
Carlinhos cometeu A.I análogo ao crime de furto e descumpriu medida socioeducativa mais branda, motivo pelo qual foi determinada a regressão de regime, de modo que foi internado (privado de sua liberdade). Nesse caso, é facultativa a oitiva do menor infrator. Certo ou Errado?
ERRADO. Súmula nº 265 STJ -“É NECESSÁRIA/OBRIGATÓRIA a oitiva do menor infrator antes de decretar-se a regressão da medida socioeducativa.”
Foguinho, 17 anos, confessou em audiência, na qual estavam presentes os seus pais, que cometeu AI análogo ao crime de homicídio contra Gago, seu antigo desafeto. Por essa razão, o MP, desistiu das demais provas e requereu a procedência da representação contra o menor pugando pela medida do internamento. Assim, o juízo proferiu decreto condenatório em face de Foguinho unicamente em virtude da confissão do menor.
Viola flagrantemente o devido processo legal por cerceamento de defesa. Súmula nº 342 STJ -“No procedimento para aplicação de medida socioeducativa, é nula a desistência de outras provas em face da confissão do adolescente.”
CRIANÇA para o ECA:
É a pessoa até doze anos de idade incompletos.
ADOLESCENTE para o ECA:
É a pessoa entre doze e dezoito anos de idade.
Contagem de prazos no ECA:
dias corridos ou dias úteis?
Quem tem prazo em dobro? Quem não tem?
DIAS CORRIDOS (exclui dia do começo, inclui dia do vencimento) Apenas a Defensoria tem prazo dobrado, já que a norma foi omissa. Fazenda Pública e MP não tem a prerrogativa do prazo em dobro.
Regras gerais do procedimento regulado pelo ECA?
- Aplicação subsidiária das normais gerais na legislação processual vigente.
- o juiz da infância e juventude detém prerrogativa de agir de ofício (desde que ouvido o Ministérioc Público) quando a medida não se mostrar adequada, com exceção de duas espécies de processo (questões necessariamente contenciosas e afastamento da fam de orig). Juiz pode agir de ofício quando não houver procedimento regulamentado, salvo para tirar criança e adolescente da família de origem e processos contenciosos da infância e juventude
- Prioridade asboluta na tramitação processos e procedimentos
Descreva o procedimento de PERDA e SUSPENSÃO do PODER FAMILIAR
- quem pode requerer?
- requisitos da Petição Inicial?
- MP ou parte interessada/legítimo interesse (ainda que não haja laços consanguíneos)
- Autoridade judiciária a que for dirigida; qulaificar requerente e requerido (o nome, o estado civil, a profissão e a residência) se pedido formulado por membro do MP, dispensa-se a qualificação; exposição sumária dos fatos o pedido; provas, incluindo rol de testemunhas e documentos
No procedimento de PERDA e SUSPENSÃO do PODER FAMILIAR é possível concessão de pedido liminar?
Sim! é possível afastar a criança do convívio familiar antes do processo ser decidido de forma definitiva.
Quais os requisitos para a concessão do pedido liminar para afastar a criança do convívio familiar antes do término do procedimento de perda e suspensão do poder familiar?
A criança pode ser afastada do convívio familiar quando:
1. Houver MOTIVO GRAVE (fundados indícios de que a criança está em situação de risco)
MP deverá ser ouvido, criança será confiada a pessoa idônea mediante termo de responsabilidade.