DTA Flashcards
Onde ocorre mais de 80% da absorção dos alimentos ?
No intestino delgado.
A estrutura do tubo digestivo, a presença de muco e a motilidade permanente atuam como uma proteção pois trata-se de uma barreira de qual natureza contra a entrada micro-organismos no trato intestinal.?
Barreira física
Qual quantidade de volumes de líquidos ingeridos, podem passar pelo estômago sem sofrer a ação das enzimas ácidas do estômago, pois o esfincter pilórico não é estimulado a contrair.
menores que 50 mL
Bacillus cereus (cepa diarreica) está relacionada ingestão de toxinas formadas no alimento decorrente da intensa proliferação do micro-organismo patogênico no alimento conhecidas como…
toxinfecção
Qual é pH do pró-ventrículo ?
Ácido
Qual é o pH do duodeno?
Alcalino
Quais são os quatro principais filos que colonizam o trato gastrointestinal humano e representam 98% da microbiota intestinal?
Bacteroidetes, Firmicutes, Proteobacteria e Actinobacteria.
São causadas por micro-organismos toxigênicos (que produzem toxinas), cujo quadro clínico é provocado por toxinas liberadas quando estes se multiplicam, esporulam ou sofrem lise na luz intestinal. Essas toxinas atuam nos mecanismos de secreção/absorção da mucosa do intestino. Esse conceito diz respeito a:
toxinfecção
Qual é o gênero dominante na microbiota intestinal e qual bactérias são incluídas?
Gênero Bacteroides, bactérias Gram-negativas, estritamente anaeróbias.
Dentre os sintomas das DTA’s mais se relaciona com morte de crianças menores que cinco ano de idade?
Diarreia
Qual tipo de notificação em casos de surtos de DTA’s?
ocorrência de surtos é de notificação COMPULSÓRIA IMEDIATA.
Em alimentos pouco ácidos, com pH > 4,5 (Ex.: leite, carnes, pescados e alguns vegetais), observa-se o predomínio de quais bactérias ?
bactérias ESPORULADAS (Ex.: Clostridium spp, Bacillus cereus),
bactérias PATOGÊNICAS AERÓBIAS(Ex.: Salmonella spp),
Bactérias ANAERÓBICAS(Ex.: Clostridium spp).
Nos alimentos ácidos como frutas e hortaliças, com pH entre 4,0 e 4,5, predominam quais bactérias ?
bactérias esporuladas, bolores e leveduras
Em alimentos MUITO ácidos, com pH < 4, como produtos derivados do leite, frutas, sucos de frutas e refrigerantes, predominam quais bactérias ?
Bactérias lácticas,
Bactérias acéticas,
bolores e leveduras.
Num animal sadio, a flora normal ocupa os locais de adesão nos enterócitos e devido à produção de ácidos graxos voláteis causa uma alteração no pH. Qual alteração?
Diminui o pH luminal
Doenças transmitidas por alimentos (DTA) é um termo aplicado a uma síndrome atribuída à ingestão de água ou alimentos contaminados por:
bactérias, vírus, parasitas e toxinas e produtos químicos.
Cite Exemplos clássicos do processo de ingestão de toxinas formadas no alimento decorrente da intensa proliferação do micro-organismo patogênico no alimento
Exemplos clássicos do processo de ingestão de toxinas formadas no alimento decorrente da intensa proliferação do micro-organismo patogênico no alimento são as intoxicações causada por Staphylococcus aureus e Clostridium botulinum.
Num animal sadio, a flora normal ocupa os locais de adesão nos enterócitos e ________ o pH luminal devido à produção de ácidos graxos voláteis.
Num animal sadio, a flora normal ocupa os locais de adesão nos enterócitos e DIMINUI o pH luminal devido à produção de ácidos graxos voláteis.
De forma geral, quatro principais filos colonizam o trato gastrointestinal humano e representam 98% da microbiota intestinal, cite-os
De forma geral, quatro principais filos colonizam o trato gastrointestinal humano e representam 98% da microbiota intestinal: Bacteroidetes, Firmicutes, Proteobacteria e Actinobacteria.
Algumas bactérias possuem características diferenciais, como o Clostridium perfringens, que desenvolve formas esporuladas que são resistentes a ____ temperaturas, mas inativadas pelo _____.
Algumas bactérias possuem características diferenciais, como o Clostridium perfringens, que desenvolve formas esporuladas que são resistentes a altas temperaturas, mas inativadas pelo frio.
Doenças transmitidas por alimentos (DTA) é um termo aplicado a uma síndrome atribuída à ingestão de água ou alimentos contaminados por ______________________
Doenças transmitidas por alimentos (DTA) é um termo aplicado a uma síndrome atribuída à ingestão de água ou alimentos contaminados por bactérias, vírus, parasitas, toxinas e produtos químicos.
Com relação às toxinas, sabe-se que algumas são termolábeis, como a toxina do Staphylococcus aureus e o Bacillus cereus e outras são termoestáveis, como as toxinas do botulismo. O que são toxinas termolábeis e termoestáveis?
Com relação às toxinas, sabe-se que algumas são termolábeis (lábil = instável; inativadas pelo calor), como a toxina do Staphylococcus aureus e o Bacillus cereus e outras são termoestáveis (não são inativadas pelo calor), como as toxinas do botulismo.
são causadas pela ingestão de micro-organismos patogênicos, denominados invasivos, com capacidade de penetrar e invadir tecidos, estamos falando de?
Infecções – são causadas pela ingestão de micro-organismos patogênicos, denominados invasivos, com capacidade de penetrar e invadir tecidos, originando quadro clínico característico como as infecções por Salmonella spp, Shigella spp, Yersinia enterocolitica e Campylobacter jejuni
são causadas por micro-organismos que produzem toxinas), cujo quadro clínico é provocado por toxinas liberadas quando estes se multiplicam, esporulam ou sofrem lise na luz intestinal. Estamos falando de ?
Toxinfecções – são causadas por micro-organismos toxigênicos (que produzem toxinas), cujo quadro clínico é provocado por toxinas liberadas quando estes se multiplicam, esporulam ou sofrem lise na luz intestinal. Essas toxinas atuam nos mecanismos de secreção/absorção da mucosa do intestino. As infecções por Escherichia coli enterotoxigênica, Vibrio cholerae, Vibrio parahaemolyticus, Clostridium perfringens e Bacillus cereus (cepa diarreica) são exemplos clássicos.
são provocadas pela ingestão de toxinas formadas em decorrência da intensa proliferação do micro-organismo patogênico no alimento, estamos falando de ?
Intoxicações – são provocadas pela ingestão de toxinas formadas em decorrência da intensa proliferação do micro-organismo patogênico no alimento (diferente da toxinfecção, o microrganismo produz essa toxina ainda no alimento). Os mecanismos de ação dessas toxinas em humanos não estão bem esclarecidos. Observações em animais sugerem alterações na permeabilidade vascular e inibição da absorção de água e sódio levando às diarreias. Os vômitos possivelmente estão associados a uma ação das toxinas sobre o sistema nervoso central. Exemplos clássicos deste processo são as intoxicações causadas por Staphylococcus aureus, Bacillus cereus (cepa emética) e Clostridium botulinum.
Quantos casos de DTA são suficientes para caracterizar um surto?
O surto se caracteriza pelo aumento do número de casos acima do esperado. Em DTA é a ocorrência de dois ou mais casos epidemiologicamente relacionados ou de apenas um caso para doenças raras/não usuais, como no caso de patógenos altamente virulentos, como Clostridium botulinum e Escherichia coli O157:H7. (Lembrar que surto ocorre em local restrito. A epidemia também é definida como um número de casos que exceda o previsto, porém em uma coletividade ou escala maior). Quanto ao local de ocorrência dos surtos, a residência é o local mais frequente, seguido por restaurantes/padarias ou locais similares, e outras instituições do tipo alojamento/trabalho”.
Atualmente, considera-se possível o risco de infecção pelo consumo de carne bovina que apresente a encefalopatia espongiforme bovina (EEB), que no homem se apresenta como a síndrome de Creutzfeld-Jacobs, caracterizada como uma encefalopatia degenerativa espongiforme, progressiva e fatal. V OU F?
Falso
Onde ocorre maior parte da absorção digestiva?
Os tecidos sob as células epiteliais contêm capilares sanguíneos que absorvem monossacarídeos e aminoácidos e capilares linfáticos para absorção de ácidos graxos e glicerol. O intestino delgado é onde ocorre mais de 80% da absorção. Os níveis de enzimas nas células mucoides são afetados pela atividade bacteriana, e a deficiência em lactose é um bom indicador de colonização do intestino delgado por bactérias patogênicas. Interações entre as membranas celulares e o conteúdo luminal são facilitadas pelo glicocálix, uma complexa camada mucoide que recobre os enterócitos
Interações entre as membranas celulares e o conteúdo luminal são facilitadas pelo glicocálix, uma complexa camada mucoide que recobre os enterócitos. V ou F?
Verdadeiro.
Os tecidos sob as células epiteliais contêm capilares sanguíneos que absorvem monossacarídeos e aminoácidos e capilares linfáticos para absorção de ácidos graxos e glicerol. O intestino delgado é onde ocorre mais de 80% da absorção. Os níveis de enzimas nas células mucoides são afetados pela atividade bacteriana, e a deficiência em lactose é um bom indicador de colonização do intestino delgado por bactérias patogênicas. Interações entre as membranas celulares e o conteúdo luminal são facilitadas pelo glicocálix, uma complexa camada mucoide que recobre os enterócitos
O peristaltismo e a acidez gástrica influenciam a variedade e a localização das bactérias no tubo digestivo, assim, a distribuição da microbiota não é homogênea e a sua diversidade e quantidade é ____________ ao longo do trato gastrointestinal.
A. Decrescente
B. Crescente
O peristaltismo e a acidez gástrica influenciam a variedade e a localização das bactérias no tubo digestivo, assim, a distribuição da microbiota não é homogênea e a sua diversidade e quantidade é crescente ao longo do trato gastrointestinal. O cólon representa a porção intestinal mais densamente povoada”.
A presença de agentes tensoativos (bile) e de enzimas diversas fazem do meio ambiente do aparelho digestivo um lugar fácil para agentes infecciosos. V ou F?
•A presença de agentes tensoativos (bile) e de enzimas diversas fazem do meio ambiente do aparelho digestivo um lugar difícil para muitos dos agentes infecciosos”.
Quem secreta sais biliares?
Enzimas pancreáticas, as quais incluem tripsina, quimotripsina, carboxipeptidase, amilase, lipases, ribonuclease, desoxirribonuclease, colagenase e elastase ajudam na digestão. Além dessas, sais biliares secretados pelo fígado ajudam na absorção de gorduras.
Cite 3 agentes comumente envolvidos em DTA de origem bacteriana. (Principais)
dados disponíveis de surtos apontam como agentes mais frequentes os de origem bacteriana, e dentre eles, Salmonella spp, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Shigella spp, Bacillus cereus e Clostridium perfringens”
O sistema imune elimina toxinas de ______ peso molecular.
O sistema imune elimina toxinas de alto peso molecular. Entretanto, compostos de baixo peso molecular e não polares, como micotoxinas, não são eliminados e, portanto, são rapidamente absorvidos no trato intestinal. Micotoxinas são metabolizadas no fígado por um processo chamado de “biotransformação”. Todavia, a biotransformação pode tornar um composto mais tóxico. Por exemplo, aflatoxina B1 é convertida em um epóxido reativo, o qual reage com o DNA nuclear, causando danos que podem levar a câncer de fígado”.
Escherichia coli enterotoxigênica, Vibrio cholerae, Vibrio parahaemolyticus, Clostridium perfringens e Bacillus cereus (cepa diarreica) são exemplos clássicos de agentes envolvidos em ……
Toxinfecções – são causadas por micro-organismos toxigênicos (que produzem toxinas), cujo quadro clínico é provocado por toxinas liberadas quando estes se multiplicam, esporulam ou sofrem lise na luz intestinal. Essas toxinas atuam nos mecanismos de secreção/absorção da mucosa do intestino. As infecções por Escherichia coli enterotoxigênica, Vibrio cholerae, Vibrio parahaemolyticus, Clostridium perfringens e Bacillus cereus (cepa diarreica) são exemplos clássicos
A ocorrência de surtos é de notificação compulsória imediata. A ação de investigação epidemiológica de surto de DTA é de responsabilidade de qual órgão ?
Notificação – A ocorrência de surtos é de notificação compulsória imediata. A ação de investigação epidemiológica de surto de DTA é de responsabilidade do órgão municipal de saúde
O pH do meio digestivo muda de condições de extrema ________ no pró-ventrículo até a _______________ no duodeno.
. O pH do meio digestivo muda de condições de extrema acidez no pró-ventrículo até a alcalinidade no duodeno.