DPOC Flashcards
[DPOC] Qual a definição de DPOC? Quais os sintomas definem a doença?
A DPOC é caracterizada por uma limitação persistente ao fluxo aéreo secundário a uma resposta inflamatória crônica das vias aéreas e pulmão, devido à inalação de partículas ou gases tóxicos. Há a presença de obstrução fixa do fluxo aéreo após o uso de broncodilatador. Na espirometria: VEF1/CVF<0,70.
Os sintomas são: tosse produtiva, dispneia crônica, limitação fixa do fluxo aéreo.
[DPOC] Por que ela é uma síndrome?
Pois ela apresenta sintomas e sinais comuns as duas patologias relacionadas à DPOC: bronquite crônica e enfisema pulmonar.
[DPOC] Quais a diferenciação entre bronquite e enfisema?
Bronquite Crônica: a lesão pulmonar se localiza nos brônquios e bronquíolos, tornando-os cronicamente inflamados, espessos e com constante produção de muco. O paciente com bronquite crônica apresenta além dos sintomas de falta de ar e cansaço, um quadro de tosse crônica com expectoração.
Enfisema Pulmonar: destruição e alargamento dos bronquíolos terminais e alvéolos, que perdem sua elasticidade e favorecem o aprisionamento do ar dentro dos pulmões. No enfisema notamos uma hiperinsuflação mantida dos pulmões devido ao ar que nunca sai por completo.
[DPOC] Quais a etiologia da DPOC?
Fumo de qualquer tipo, inalação de biomassa, fatores genéticos, infecções anteriores.
[DPOC] Qual a fisiopatologia?
A inalação crônica de agentes tóxicos leva a uma resposta inflamatória nas porções distais dos alvéolos, onde há menos defesas do organismo.
Essa resposta inflamatória celular liberando fatores de sinalização celular pró-inflamatórias, ativando linfócitos do tipo CD8+, o que aumenta a liberação de proteases e inibe os fatores de inibição da liberação das proteases (em especial a elastase neutrofílica - essa enzima digere células danificadas ou de envelhecimento e bactérias para promover a cicatrização) que, estando muito aumentadas, causam destruição da arquitetura alveolar pelas elastases.
[DPOC] Como é feito o diagnóstico?
Deve ser feito avaliando a história clínica do paciente (se há exposição prévia) + espirometria + RX.
[DPOC] Quais as características clínicas que devem ser observadas em um paciente com DPOC? O que é esperado em exames de imagem?
O paciente com DPOC normalmente apresenta tórax em barril e baqueteamento dos dedos. Na radiografia, há um aumento da transparência do pulmão, além de aumento dos espaços intercostais. Na CT é possível observar ainda melhor os lobos pulmonares