Doenças Da Tireoide Flashcards
Qual a função da tireoide?
Responsável pela secreção de tironinas: tri-iodotironina (T3), tiroxina (T4), calcitonina. Os hormônio tireoidianos atuam em células alvos como os esteroides.
Como ocorre a produção de T3 e T4?
é necessário três grandulas: hipotálamo, hipófise e tireóide. O hipotalamo manda um sinal através do hormônio TRH para a hipófise, a hipófise manda um sinal através do hormônio TSH para a tireoide e a tireóide produz o T3 e T4.
Qual o efeito fisiológico da função da tireioide?
aumento da taxa metabólica, efeito inotrópico e cronotrópico, aumento da resposta ás catecolaminas, aumento da afinidade receptores Beta adrenérgicos, efeitos catabólicos - músculo e gordura, estimulação da eritropoiese, e essencial p/ desenvolvimento neurológico.
Qual os problemas da causa primária de hipotiroidismo?
atrofia tiroidiana idiopatica (não tem uma causa estabelecida), tireoidite linfocitica (autoimune- o corpo produz anticorpo contra o tecido tireoidano e faz ele ter uma destruição do tecido e faz ele ter uma baixa produção
Quais são os problemas causados pela falha secundária do hipotiroidismo?
Falha nas células da hipófise que liberam pouca quantidade de TSH, ou neoplasia
Como saber se é problema na hipófise ou tireóide?
dosa T4 e TSH, se TSH estiver baixo e o T4 normal é problema na hipófise e se TSH tiver normal e T4 baixo é problema na tireóide.
Qual o efeito do hipotiroidismo no organismo do animal?
uma baixa taxa metabólica, paciente fica obeso, bradicardia, baixa resposta a catecolaminas e afinidade receptores beta adrenérgicos, fica sonolente e letargico, efeito de anabolismo, anemia,
Quais os efeitos do hipertireoidismo no organismo?
aumento excessivo da taxa metabólico, caquexia, taquicardico, gato inquieto e agressivo, efeito catabólico aumentado agravando quadro de caquexia, policidemia.
qual idade é mais comum animal desenvolver hipotiroidismo?
media de 7 anos. sem predisposição a raça e sexual.
Quais são os sinais clínicos cutâneos do hipotiroidismo?
hiperpigmentação, seborreia e piodermas com algum grau de prurido.
Alopecia bilateral simétrica poupando cabeça e membros acontece 65% dos casos, porção caudal da coxa e ventral do pescoço, cauda de rato, tronco lateral e ventral.
mixedema de face que é uma expressão trágica.
Quais são os sinais clinicos sistêmicos do hipotiroidismo?
redução do metabolismo celular - letargia e obesidade, anestro em fêmeas, intolerância ao frio, bradicardia.
desmielinização e degeneração axonal, acúmulo de mucopolissacarídeos, isquemia transitória e hiperlipidemia grave - convulsões e ataxia, sinais vestibulares, paralisia nervo facil, atrafia muscular/mialgia.
Como é feito o diagnóstico de hipotireoidismo?
observar os sinais clinicos; exame laboratoriais para observar anemia, hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia; determinação hormonal de T4, T4 livre e TSH.
Quais são os fatores que afetam os testes diagnósticos?
síndrome do eutireoideo doente. enfermidades graves leva a diminuição de T4 livre. enfermidades leva a diminuição dos hormonios tireoideanos e que leva a diminuição de T4 e TSH.
farmacos- glicocorticoides, fenobarbital, carprofeno, furosemida, sulfonamidas
Como é feito o tratamento de hipotireoidismo?
Levotiroxina sódica, fazer avaliação da resposta clinica frente ao tratamento: mensuração hormonal de T4 e TSH 6 a 8 semanas após início da terapia
quais são os sinais de tireotoxicose pela medicação do hipotireoidismo?
ofegação, nervosismo, poliúria e polidipsia, perda de peso e polifagia. ajustar a dose e frequência
Qual é a resposta á terapia esperado no hipotireoidismo? e seu prognóstico?
estado mental e disposição nas primeiras semanas, repilação apos alguns meses, melhoras do sinais neurológicos apos 1 a 2 semanas.
hipotireoidismo primário: excelente
hipotireoidismo secundário: cães jovens- ruim, neoplasias hipofisárias- ruim, causado por medicação- excelente.
Qual o conceito de hipertireoidismo? qual idade mais afetada e espécie?
é um disturbio metabólico multissistêmico resultante da excessiva produção de T4 e T3 pela glândula tireoide. Edocrinopatia mais comum em gatos - hiperplasia adenomatosa. idade média de 13 anos, sem predileção sexual
Quais os sinais clinicos do hipertireoidismo?
agitação, agressividade, poliúria e polidipsia, perda de peso e polifagia e conforme o hipertireoidismo evolui tem êmese, diarreia, letargia e fraqueza, por alta demanda da taxa metabólica
O que pode ser encontrado no exame fisico do hipertireoidismo?
consegue palpar massa tireoideana em 90% dos casos por conta da magressa do gato, taquipneia e dispneia na contenção, magreza e pelame sem brilho, taquicardia, sopro sistólico e ritmo de galope.
Como é feito o diagnóstico do hipertireoidismo?
histórico, sinais clinicos e exame físico, se tem nódulo fazer ultrassom e observa se é benigno ou maligno. nos exames laboratoriais tem aumento discreto de Ht, neutrofilia, linfopenia e eosinopenia (leucograma de estresse), aumento de ALT, AST e FA. fazer determinação hormonal da tireoide: aumento de T4 e T4 livre.
Como é feito o tratamento para o hipertireoidismo?
Metimazol (Tapazole), inibe a produção hormonal, tem que monitorar os sinais clinicos e dosagens hormonais. efeitos colaterais: anorexia, vômito e letargia. A concentração de T4 normaliza completamente 2 a 4 semanas após o inicio do tratamento
Deve-se fazer cirurgia para tirar a tireoide?
Tireoidectomia, avaliar o risco vs beneficio. estabilização prévia com o metimazol. as devantagens: retirada das paratireoides leva a hipocalcemia em 72h, recidiva dos sinais clinicos.
O prognóstico para hipertireoidismo é bom?
bom na maioria dos casos, reservado a ruim - doenças concomitantes e carcinoma na tireoide. tireoidectomia e iodo radioativo - potencial de cura, recorrência do hipertireoidismo em alguns casos. Metimazol - boa qualidade de vida mas tem efeitos colaterais e DRC é um fator complicador