Doença Obstrutiva Crônica Flashcards
Qual definição de doença pulmonar obstrutiva crônica?
Imagem.
DPOC é a terceira causa de mais óbitos do mundo. Correto?
Sim correto 😃👍
A doença pulmonar obstrutiva crônica pode ser gerada tanto por fatores ambientais quanto individuais porém o ambiental é muito mais relevante. Qual o principal fator ambiental para DPOC?
Tabagismo representa sozinha 90% de todas as doenças pulmonares obstrutiva crônica.
Oque é a carga tabagica cumulativo?
🚬Lembrar que um maço de cigarro industrial contém 20 cigarros.
🚬Então se o paciente fala que ele fuma 20 cigarros por dia chegamos à conclusão que ele fuma um maço ao dia.
🚬A carga tabagica cumulativa é o número de maço que o paciente fumou por dia multiplicado pelo período que o paciente fumou. EXEMPLO ➡️ se o paciente fumou 10 cigarros ao dia pelo período de 40 anos chegamos à conclusão que esse paciente tem uma carga está baixa acumulativa de 20 maço ano, pois 10 cigarro equivale a 0,5 maço (já que 20 cigarro = 1 maço) então multiplicado esse 0,5 maço pelo período de 40 anos é chegamos a 20 maço ano que é a sua carga tabagica cumulativo.
⚠️⚠️UMA CARGA TABAGICA ACUMULATIVA COMPATÍVEL COM A DPOC É MAIOR IGUAL QUE 20 MAÇO ANO. OU SEJA É AQUELE PACIENTE QUE FUMA 10 CARROS EM 40 ANOS OU AQUELE PACIENTE QUE FUMA 20 CIGARROS POR 20 ANOS…
DPOC em paciente jovem não tabagista com histórico familiar de DPOC precoce e enfisema com predomínio em Campos inferiores Devemos pensar em qual causa?
Deficiência de alfa-1-antitripsina. É principal fator genético da DPOC.
⚠️Todo paciente que tem DPOC deve fazer pelo menos uma dosagem de deficiência de Alfa 1 antitripsinase.
Como é a fisiopatologia da DPOC?
Imagem
Sabemos que a bronquite crônica e enfisema são os dois grandes braços da DPOC. Qual é o fenótipo característico da bronquite crônica?
Imagem
Sabemos que a bronquite crônica e enfisema são os dois grandes braços da DPOC. Qual é o fenótipo característico do enfisema?
Imagem
Qual é o quadro clínico do paciente que tem DPOC?
Todo paciente com DPOC vai ter dispneia que é o principal sintoma. E 30% deles pode ter tosse com expectoração.
Os achados do exame físico são tardios na DPOC. Então mesmo se o paciente não ter o exame físico de acordo com o que você espera de uma DPOC por exemplo hiperinsuflação pulmonar ou bronquite crônica, não podemos bater o pé que esse paciente não tem DPOC já que esses sintomas são tardios.
O diagnóstico DPOC é exclusivamente clínico?
NÃO diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica É obrigatório ter espirometria. Que vai achar uma obstrução fixa ao fluxo aéreo. E lembrar que não melhora após a prova de função com broncodilatador, pois aqui já tem lesão tecidual. Ou seja volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) sobre capacidade Vital forçada (CVF) <0.7 que não normaliza após o broncodilatador. ISSO É O CHAMADO OBSTRUÇÃO FIXA AO FLUXO AEREO NA DPOC.
O volume expiratório forçado no primeiro segundo após o broncodilatador é utilizado para confirmar o diagnóstico de DPOC. Correto?
Não 😞👎. Serve para a classificação.
Como vai está uma radiografia de tórax PA e perfil em pacientes com DPOC?
Imagem.
Quais as principais causas para cada tipo desses enfisemas da imagem?
🩻Enfisema centroacinar é por tabagismo na maioria das vezes. Predomínina em campos pulmonares superiores.
🩻Enfisema Panlobular é por deficiência de alfa-1-antitripsina. Observa que acomete mais a parte inferior dos pulmões.
🩻 Enfisema parasseptal, ele está mais colado na periferia do pulmão. Comum no pneumotórax.
O principal diagnóstico diferencial da DPOC é a asma. Porém quais outros diagnósticos diferenciais podemos ter para DPOC?
Imagem.
Qual o principal pilar para o tratamento da DPOC?
Broncodilatador.