Asma Flashcards
(29 cards)
Quais as duas principais doenças pulmonares obstrutivas?
🫁ASMA
🫁DPOC
Oque é o VEF1?
Volume expiratório forçado no primeiro segundo. Que em uma pessoa hígida normalmente fica entre 4 litros.
Oque é o CVF?
Capacidade Vital forçada. Observe aqui o CVF não tem limite para ser feito, diferente do VEF1 que tem que ser feito em 1 segundo.
Oque é o índice de TIFFENAU?
🫁É o resultado de volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1 que geralmente é de 4 litros) sobre capacidade Vital forçada (CVF que geralmente é de 5 litros), que seria 4/5 = 0.8 ou 80%. Ou seja para uma pessoa hígida o volume expiratório forçado o primeiro segundo (VEF1) representa 80% de todo o volume colocado para fora na expiração Esse é o TIFFENAU.
🫁 Então o TIFFENAU normal em adulto é quando está >0,75 e em crianças >0,90.
Em paciente com uma doença obstrutiva pulmonar, qual vai estar mais baixo, o volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) ou a capacidade Vital forçada (CVF)?
🫁VEF1!
🫁 Como paciente tem dificuldade de fazer a expiração, o seu volume EXPIRATÓRIO forçado no primeiro segundo (VEF1) vai cair muito geralmente mais do que a metade de uma pessoa normal.
🫁 Já o seu capacidade Vital forçada (CVF) ela cai mas nem tanto, porque o paciente consegue fazer uma inspiração mais demorada porém que não se distancia tanto da normalidade.
O índice de TIFFENAU pode está normal em doença pulmonar restritiva?
Sim! O pulmão na doença restritiva ele está duro então o paciente inspira em menor quantidade de um paciente normal e na sua expiração vai cair proporcionalmente entre VEF1 e CVF. Se ambos caem proporcionalmente então a razão entre eles pode estar normal.
Qual a definição da asma?
🫁inflamação crônica + hiperresponsividade
🫁 Obstrução reversível ao fluxo expiratório.
Qual os principais fenótipos da asma?
🫁🏆 asma alérgica representa mais de 80%. Relação com aerolégenos e ancinofilia periférica.
🫁 Asma não alérgica inflamação neutrofílica que responde mal ao corticoide. Ou seja aquele paciente que tratamos com corticoide mas não melhora da crise asmática.
🫁 Asma de Nice tardio também responde mal corticoide temos que excluir asma ocupacional.
🫁 Obstrução persistente perda irreversível da função pulmonar com obstrução fixa é aquele paciente que tem DPOC associado muitas vezes.
🫁 Asma da obesidade.
Em doença obstrutiva pulmonar como que vai estar o índice de TIFFENAU?
<0,7
Podendo ser asma ou DPOC. Muitas vezes vamos diferenciar isso pelo quadro clínico por exemplo a asma ela é uma obstrução crônica reversível, por isso que é feita a prova broncodilatadora para saber se é reversível ou não reversível.
Qual o valor da prova broncodilatadora para fazermos o diagnóstico de asma naquele paciente que veio com espirometria alterada?
Prova broncodilatadora: ⬆️VOLUME EXPIRATÓRIO FORÇADO NO PRIMEIRO SEGUNDO > 200ml e em 12% = ASMA.
⚠️ OBSERVE QUE O VEF1 MAIOR QUE 200 ML + 12%.
Lembrar que fazemos a prova brondilatadora naqueles paciente que teve a espirometria inicial com o índice de TIFFENAU <0,7 onde representa uma doença obstrutiva e para diferenciarmos que essa doença obstrutiva é um DPOC uma asma fazemos a prova broncodilatadora.
Em qual situação se faz o teste provocativo com metacolina?
Naqueles pacientes que suspeitamos de doença obstrutiva pulmonar, porém que veio com a espirometria normal. Nesse caso fazemos um teste provocativo com metacolina se suspeitamos que esse paciente tem asma, após esse teste provocativo com metacolina o volume respiratório forçado no primeiro segundo dele vai diminuir uns 20% já que esse paciente vai estar com os brônquios fechados.
⚠️ É um raciocínio inverso da prova broncodilatadora onde fazemos com que o bronquio se dilate para saber se ele responde ao broncodilatador Já que a asma é uma doença reversível.
Tem como fazer diagnóstico de asma sem a espirometria em adultos?
🫁Sim, através da variabilidade do PICO DE FLUXO EXPIRATÓRIO (PFE), se ficar variando muito significa que a via aérea desse paciente está constantemente melhorando e piorando que é característico da ASMA. Se essa variabilidade for maior que 10% na média fazemos o diagnóstico.
🫁 PFE > 10% ( >13% em crianças).
Um dos principais medicamentos para a manutenção da asma é o corticoide oral (sistêmico) junto com beta-2-agonista de curta duração (SABA). Verdade ou falso?
Falso.
🫁 Corticoide por via oral é utilizado para tratamento das crises de asma e não para manutenção. Para manutenção se usa o corticoide por via inalatória.
Quais os principais tratamentos não farmacológicos para asma?
Lembrando que sempre devemos iniciar primeiro o com tratamento não farmacológico na asma.
🫁 Devemos olhar sempre a adesão farmacológica desse paciente. Paciente muitas vezes pode estar assintomático porque não uso os medicamentos ou porque não entendeu a sua orientação pode ser por exemplo um paciente analfabeto.
🫁 Controlar fatores ambientais. Interromper por exemplo tabagismo controlar umidade o mofo. Não precisa tacar fogo no gato 🔥🚫🐱
🫁 Imunização contem fluência é muito importante pois o vírus a influência pode estimular a parede do brônquio e estimular a exacerbação da asma.
🫁 Estimular atividade física. Temos que dar orientação Para não começar a atividade física de uma vez é sempre bom aquecer antes de começar ou até mesmo usar Beta-2-agonista antes de começar uma atividade intensa.
O tratamento para asma em gestante deve ser específico pelo risco de afetar o feto. Verdade ou falso?
Falso.
⚠️Gravidez não muda o tratamento para asma.
🤰♥️O bem-estar do feto está diretamente proporcional ao controle da asma da mamãe. 🤰♥️
Como é o tratamento farmacológico da asma em criança maior igual 12 anos?
⚫⚫🆘 (exacerbação) ➡️ corticoide inalatório em dose baixa (BUDESONIDA) 200-400mcg/dia + beta-2-longa duração (FORMOTEROL) 6mcg. Usar essa dupla carinhosamente chamada de BUD-FORM. Existe ainda a opção de usar beta-2-agonista de curta duração com corticoide inalatório, MAIS É OPÇÃO.
⚫⚫CONTROLE 🎮 ➡️ DIVIDIDO EM PASSOS: 1️⃣🔹2️⃣Passo 1 e 2 usar o BUD-FORM igual no 🆘 EXACERBAÇÃO. 3️⃣ Usar o BUD-FORM ainda em dose baixa. 4️⃣ Usar o BUD-FORM porém o corticoide inalatório em dose média, ou seja, BUDESONIDA >400-800ug/dia. 5️⃣ Usar o BUD-FORM porém corticoide inalatório em dose alta (BUDESONIDA > 800) + necessita de um especialista.
Como é o tratamento farmacológico da asma entre 6 e 11 anos de idade?
⚫⚫🆘EXACERBAÇÃO ➡️ Medicamento de escolha é o beta-2 de curta duração (Isso porque o Beta 2 de longa duração é muito controverso nessa faixa etária).
⚫⚫🎮 CONTROLE ➡️ dividido em passos: 1️⃣ corticoide inalatório dose baixa quando usar beta 2 agonista e curta duração. 2️⃣ Corticoide inalatório dose baixa ( BUDESONIDA 100-200ug/dia). 3️⃣ Corticoide em dose média (budesonida >200-400ug/dia) OU BUD-FORM (corticoide inalatório mais beta 2 de longa duração). 4️⃣ Corticoide inalatório dose média + Beta-2 de longa duração + encaminhar para o especialista. 5️⃣ Corticoide inalatório em dose alta (>400ug/dia) + beta-2 de longa duração. Aqui podemos até usar corticoide sistêmico (oral).
Como é o tratamento farmacológico da asma em menores igual a cinco anos de idade?
⚫⚫🆘EXACERBAÇÃO ➡️ Beta-2 de curta duração.
⚫⚫🎮 CONTROLE ➡️ dividido em passos. 1️⃣ Considerar corticoide inalatório quando o paciente estiver virose (porque a maioria das vezes paciente nessa faixa etária vai ter sibilo quando tem infecção viral respiratório). 2️⃣ Corticoide inalatório dose baixa regulamente (budesonida com nebulização 500ug/dia). 3️⃣ Corticoide inalatório dose baixa dobrada da anterior OU corticoide inalatório dose baixa + Antileucotrieno e considerar encaminhamento para especialista. 4️⃣ Encaminhar para especialista.
Como administrar medicamento para asma em menores igual cinco anos de idade?
🫁👶Até 3 anos de idade usamos espaçador com máscara.
🫁👦 4-5 anos de idade usamos espaçador com ou sem máscara.
Como fazemos a classificação de controle da asma?
É um controle retrospectivo ou seja fazemos perguntas ao paciente das últimas quatro semanas de seus sintomas. Lembrar do mnemonico ASMA (A de acordar à noite, S de SOS aquele paciente que precisou usar a medicação de alívio, Mde matutino aquele paciente que tem que teve sintomas de diurnos, A atividade limitada aquele paciente que teve limitação das atividades do dia a dia).
⚠️⚠️ Lembrar que paciente menor igual a 5 anos de idade se teve pelo menos uma vez de cada um desses quatro critérios já pontua um ponto, diferente de paciente acima dessa faixa etária onde sintomas diurnos e medicação de alívio só pontua se houver duas ou mais vezes nas últimas 4 semanas.
⚫⚫ASMA CONTROLADA ➡️ que não tem nenhum daqueles quatro critérios.
⚫⚫ASMA PARCIALMENTE CONTROLADA ➡️ um ou dois daqueles critérios.
⚫⚫ASMA NÃO CONTROLADA ➡️ três ou quatro daqueles critérios ou internação.
Paciente 14 anos tem asma totalmente controlada a 4 meses porém está no passo 4 (STEP 4) das medicações. Qual a conduta?
Baixar para o passo 3 (STEP 3).
Sempre que tivermos o paciente controlado por mais que três meses temos que baixar um degrau.
⚠️⚠️ O raciocínio vale para aqueles pacientes que não está melhorando com a medicação que está usando em 3 meses nesse caso temos que subir um degrau.
⚠️⚠️⚠️ ANTES DE MUDAR DEGRAU TEMOS QUE SEMPRE CHECAR SE O PACIENTE ESTÁ COM A ADESÃO AO TRATAMENTO.
⚠️⚠️BUDESONIDA = corticoide
⚠️⚠️FORMOTEROL = agonista Beta 2 de longa duração
Paciente 14 anos tem asma totalmente controlada a 4 meses porém está no passo 4 (STEP 4) das medicações. Qual a conduta?
Baixar para o passo 3 (STEP 3). Sempre que tivermos o paciente controlado por mais que três meses temos que baixar um degrau.
⚠️⚠️ O raciocínio vale para aqueles pacientes que não está melhorando com a medicação que está usando em 3 meses nesse caso temos que subir um degrau.
⚠️⚠️⚠️ ANTES DE MUDAR DEGRAU TEMOS QUE SEMPRE CHECAR SE O PACIENTE ESTÁ COM A ADESÃO AO TRATAMENTO.
Como é classificada a crise asmática?
⚫ LEVE A MODERADA
⚫ CRISE GRAVE
⚫ CRISE MUITO GRAVE
⚠️ Lembrar que muitas vezes o paciente que está em crise asmática é aquele que não melhorou com medicação do SOS 🆘 ou seja os medicamentos da exacerbação asmática que ele usa em casa. Então ele chega no hospital com falta de ar.
Paciente menor que 5 anos de idade está em crise asmática como devemos tratá-lo?
⚫Crise leve a moderada ➡️ fazer dois puff de Beta-dois agonista de curta duração a cada 20 minutos por uma hora (inalador + espaçador).
⚫Crise grave ➡️ seis puff de Beta-2 agonista de curta duração a cada 20 minutos por uma hora (inalador + espaçador)