DNA- Química e estrutura Flashcards
O que é o DNA?
Suporte de informação biológica, ou seja, onde estão “escritas” as características de cada organismo, sendo que todas as espécies o possuem, contudo cada individuo tem o seu próprio DNA.
O que é o RNA?
Biomolécula quimicamente próxima do DNA, indispensável ao processamento da informação biológica.
Quais são os ácidos do DNA e do RNA?
DNA-» Ácido desoxirribonucleico.
RNA-» Ácido ribonucleico.
Defina cromatina.
Agregados filamentosos de DNA e proteínas, presentes nos núcleos interfásicos das células eucarióticas.
Defina cromossoma.
Unidade morfológica e fisiológica de cromatina.
Defina nucleótido.
Unidade básica dos ácidos nucleidos.
Quais são as designações de acordo com a base azotada, dos nucleótidos?
A, T, G e C
Defina cadeia polinucleótidica.
Os nucleótidos unem-se entre si por ligações entre o radical fosfato de um nucleótido e o carbono 3’ do nucleótido seguinte.
O nº e a ordem dos nucleótidos define as características de cada individuo.
Informação sobre as células somáticas
Todas as células somáticas de um organismo possuem normalmente, DNA de igual composição.
Qual a importância de uma sequência de nucleótidos?
É nessas sequências que está codificada a informação genética que define as características de cada indivíduo.
Quais foram as experiências que contribuíram para o conhecimento atual sobre a estrutura da molécula de DNA?
1) Análises relativas à composição quantitativa percentual dos diferentes nucleótidos revelaram que A=T e G=C, logo A+G=T+C.
2) Interpretação de radiogramas da difração dos raios x, através de DNA cristalizado, que indicaram que o DNA, apresenta a forma de um hélice.
3) Observações realizadas ao microscópio eletrónico revelaram que a espessura de uma molécula de DNA é dupla da de uma cadeia polinucleótidica.
4) Em 1953, Watson e Crick, propuseram um modelo tridimensional para a estrutura da molécula de DNA.
Explica o modelo de dupla hélice.
A molécula de DNA, é composta por 2 cadeias polinucleótidicas dispostas em sentidos inversos.
O que é o gene?
Segmento de DNA com uma certa sequência nucleotídica, podendo atingir milhares de pares de bases, correspondente a determinada função.
O que é genoma?
Conjunto de genes correspondente à informação genética de um indivíduo.
O que é a replicação do DNA?
Sendo suporte da informação genética, o DNA necessita de se auto-reproduzir, fazendo cópias dessa informação, de modo a transmiti-la de geração em geração.
O que é que a replicação do DNA envolve?
1) Desenrolamento do DNA.
2) Rompimento, por ação enzimática, de pontes de hidrogénio entre bases complementares.
3) Incorporação de nucleótidos do meio, por complementaridade, com formação de 2 novas cadeias.
4) Formam-se simultaneamente, 2 cadeias novas de desoxirribonucleótidos, de acordo com a regra de complementaridade de bases.
Quais são as 3 hipóteses que existiam para explicar a replicação de DNA?
1) Hipótese conservativa
2) Hipótese semi-conservativa
3) Hipótese dispersiva
Explica a hipótese semi-conservativa.
Cada molécula de DNA, dá origem a 2 moléculas constituídas por 2 cadeias polinucleotídicas, uma molécula mãe (original) e uma recém formada.
Esta é a teoria mais aceite.
Qual é a estrutura do RNA?
A molécula de RNA é composta por uma cadeia polinucleotídica que, em certas formas e zonas, pode dobrar-se sobre si devido à formação de pontes de hidrógenio entre bases complementares.