Distúrbio Disabsortivo Flashcards
Qual o conceito de disabsorção?
🔹É a dificuldade de absorção de um ou mais nutrientes/substância.
🔹 Lembrar que para haver a absorção dos nutrientes ele tem que passar pela digestão do estômago absorção principalmente ali no intestino delgado, e depois é transportado para circulação sanguínea.
🔹 Qualquer distúrbio em algum desses parâmetros vai causar o distúrbio desabsortivo, ou seja até mesmo aquele paciente que tem dificuldade de transporte de nutrientes na circulação sanguínea ele vai ter distúrbio desabsortivo também.
Quando que devemos desconfiar que o paciente tem um distúrbio desabsortivo?
🔹 quando o paciente apresenta diarreia crônica (>4semanas) associada a fezes esteatorreicas ou seja fezes com gordura e odor fétido.
🔹 Como esse paciente não absorve os nutrientes ele vai perder peso.
🔹 Como esse paciente não absorve os nutrientes como carboidrato vai gerar flatulência e distensão abdominal.
🔹 Vai haver deficiência de vitaminas e minerais.
Quando suspeitamos de um distúrbio desabsortivo podemos solicitar avaliação fecal. Quais exames para avaliar as fezes paciente podemos solicitar?
🔹Pesquisa qualitativa de gordura fecais.
🔹Excreção fecal de gordura 72 horas. Isso aqui é o padrão ouro, excreção fecal maior que 7 g por dia é igual diagnóstico de Esteatorreia. Lembrar que a principal causa de Esteatorreia é a insuficiência pancreática exócrina.
🔹 Pesquisa de elementos anormais nas fezes (EAF).
Oque é doença celíaca?
🔹Doença autoimune induzida pelo consumo de glúten.
🔹 Lembrar que o glúten é um composto de proteínas de difícil digestão presente no trigo centeio aveia e cevada.
🔹 Tem prevalência de até 2% na população mundial. Mais comum em mulheres. Pode ser assintomática.
Que alteração a doença celíaca causa no epitélio intestinal?
🔹 Atrofia das velocidades intestinais. Por isso que já era a dificuldade de absorção.
Qual o quadro clínico da doença celíaca típica?
🔹 Diarreia
🔹 Esteatorreia
🔹 Distensão abdominal
🔹 Náuseas e vômitos
🔹 Dispepsia
🔹 Perda de peso
Qual a principal condição associada à doença celíaca?
DERMATITE HERPÉTIFORME (doença de Duhring-Brocq). É uma doença que se apresenta com vesículas e pápulas eritematosas principalmente em superfície extensora, são pruriginosas. Ao adotar a dieta isenta de glúten todos os sintomas melhoram.
🔹 O diagnóstico de dermatite herpertiforme é feita com a biópsia com imunofluorescência direta que vamos ver depósitos de IgA.
🔹 Doença celiaca pode estar associado também a outras condições ➡️ diabetes tipo 1, síndrome de down, hepatopatia, deficiência de IgA, síndrome de Turner, tireopatia autoimune, esofagite eosinofílica…
Qual o principal exame para diagnósticar doença celíaca na suspeita da mesma?
Fazer exame de sangue para dosagem anticorpos, o principal é o ANTITRANSGLUTAMINASE TECIDUAL IgA tem uma alta especificidade de 97% e sensibilidade 98%, ele também serve para triagem.
⚠️POREM O PADRÃO OURO PARA DIAGNÓSTICAR DOENÇA CELIACA É ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA COM BIÓPSIA DUODENAL. Solicitamos essa biópsia quando o exames dos auto-anticorpos de cima vier positivo.
Quais os principais achados da endoscopia digestiva alta com biópsia duodenal que fala a favor da doença celíaca?
Imagem. Lembrar que esses achados são revertidos com a adoção da dieta isenta de GLÚTEN, ou seja, a mucosa normaliza.
Quais são as complicações mais graves da doença celíaca?
🔹Câncer do trato gastrointestinal.
🔹 Linfoma intestinal.
Paciente que tem doença celíaca pode comer arroz?
Sim. Alimentos que são permitidos na doença celíaca pois não contém glúten são ➡️ LEITE E DERIVADOS, VEGETAIS, OVOS, ARROZ,MILHO, FERMENTO, MAIZENA, FUBA.
🔹Oque é CONTRAINDICADA é ➡️ Trigo, centeio, cevada, aveia.
Qual é a fisiopatologia da intolerância à lactose?
Paciente com intolerância à lactose tem a deficiência da enzima lactase. Essa enzima cliva a lactose em galactose + glucose para assim ser absorvida.
Como fazer o diagnóstico da síndrome do intestino irritável?
Pelos critérios de ROMA IV. A dor abdominal sempre vai estar presente é o único sintoma que sim ou sim tem que estar presente para fazermos o diagnóstico da Síndrome do intestino irritável.
Paciente que apresenta sangue nas fezes dor abdominal todo dia, diarreia e constipação. Síndrome do intestino irritável pode ser um diagnóstico diferencial?
Não. Porque na síndrome do intestino irritável a paciente não pode ter sangue nas fezes.
Paciente que apresenta sangue nas fezes dor abdominal todo dia, diarreia e constipação. Síndrome do intestino irritável pode ser um diagnóstico diferencial?
Não. Porque na síndrome do intestino irritável a paciente não pode ter sangue nas fezes.
⚠️ A dor abdominal na síndrome do intestino irritável ela pode piorar com a alimentação com o estresse e com a menstruação. Porém essa dor abdominal nunca vai despertar o paciente por dor, não vai ter emagrecimento e ela melhora com as fezes e flatos.
⚠️ Lembrar que a síndrome do intestino irritado vai até alterações do ato intestinal pode ser intercalando diarreia com constipação. As diarreias podem conter muco mas nunca sangue. E a forma constipante ela é mais frequente que a diarreia inclusive as fezes ficam duras e calibre estreito e o paciente pode ter dificuldade de evacuação.