Disposições Gerais Flashcards
A Lei n. 13.146/2015, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, tem como base:
a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, ratificados pelo Congresso Nacional em 2008
A avaliação da deficiência será sempre biopsicossocial?
não
A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará:
“Quando necessária” – não é sempre.
o O Poder Executivo criará instrumentos para avaliação da deficiência?
SIM
Acompanhante: aquele que acompanha a pessoa com deficiência, sendo vedado exercer as funções de atendente pessoal.
não
O acompanhante pode ou não exercer as funções de atendente pessoal:
Art. 3º, XIV - acompanhante: aquele que acompanha a pessoa com deficiência, podendo ou não desempenhar as funções de atendente pessoal.
O atendente pessoal pode ser membro ou não da família, que, com ou sem remuneração, assiste ou presta cuidados básicos e essenciais à pessoa com deficiência no exercício de suas atividades diárias, incluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas?
não
excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas.
Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas?
sim
Pessoa com mobilidade reduzida é aquela que tem, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação, desde que seja permanente?
NÃO. Pode ser temporária ou permanente:
Art. 3º, IX - pessoa com mobilidade reduzida: aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação, permanente ou temporária, gerando redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção, incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso.
Para fins de aplicação da Lei nº 13.146/2015, as barreiras existentes nos edifícios públicos ou privados são barreiras…
arquitetônicas
Atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, são consideradas barreiras…
ATITUDINAIS
Conforme dispõe o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a avaliação de deficiência, quando necessária, será:
Biopsicossocial.
A Lei n° 13.146/2015 reconhece a “concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva”, como sendo a definição de
DESENHO UNIVERSAL
De acordo com a referida lei (artigo 3°, IV, f), as barreiras são classificadas em urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, nas comunicações, atitudinais e
TECNOLÓGICAS
A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará:
I - os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo;
II - os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais;
III - a limitação no desempenho de atividades;
IV - a restrição de participação.
Na avaliação de deficiência considera-se:
a restrição de participação?
sim
Na avaliação de deficiência considera-se:
a limitação no desempenho de atividades?
sim
Na avaliação de deficiência considera-se:
os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais?
sim
Na avaliação de deficiência considera-se:
os impedimentos nas dunções e nas estruturas do corpo?
sim
a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania?
sim
Residências inclusivas são aquelas unidades de oferta do Serviço de acolhimento do Sistema Único de Saúde (SUS) localizadas em áreas residenciais da comunidade?
NÃO. Cuidado com a pegadinha: é SUAS e não SUS como constou:
Art. 3º, X - residências inclusivas: unidades de oferta do Serviço de Acolhimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) localizadas em áreas residenciais da comunidade, com estruturas adequadas, que possam contar com apoio psicossocial para o atendimento das necessidades da pessoa acolhida, destinadas a jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não dispõem de condições de autossustentabilidade e com vínculos familiares fragilizados ou rompidos;
De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social, são chamados de:
Tecnologia assistiva ou ajuda técnica
*** EX: CADEIRA DE RODAS
considera-se profissional de apoio escolar pessoa que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, inclusive as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas?
NÃO, pois exclui-se as escolas técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas:
Art. 3º, XIII - profissional de apoio escolar: pessoa que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas.
Mirtes, deficiente física, cadeirante, compra ingresso para espetáculo de teatro em prédio histórico pertencente ao Estado X. Chegado o dia e a hora do evento, teve seu acesso obstado, pois, o único meio para chegar ao seu assento seria por extensa escadaria. Ocorre que a reforma do prédio não previu acessibilidade, mantendo-se a estrutura do século XVIII.
No caso hipotético, a dificuldade encontrada por Mirtes pode ser classificada como barreira
ARQUITETÔNICA
*****Pra não confundir arquitetônica com urbanística eu penso:
- Cidade é meio urbano
- Quem projeta o prédio é o arquiteto
De acordo com a Lei n° 13.146/2015, toda pessoa com deficiência tem direito a igualdade de oportunidades com as demais pessoas e será protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante. Conforme o artigo 5° (parágrafo único) da referida lei, para fins dessa proteção, são consideradas especialmente vulneráveis as seguintes pessoas com deficiência: a criança, o adolescente, o idoso e
MULHER