Direito de Concorrência Flashcards

1
Q

O Direito da Concorrência, também conhecido como

A

Direito Antitruste

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O Direito da Concorrência, pode ser definido como

A

o conjunto de princípios e normas jurídicas que tem por objeto a proteção da livre concorrência e a repressão ao abuso do poder econômico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Direito da Concorrência é norteado por dois princípios

A

O primeiro deles, previsto no Art. 170, IV da Constituição Federal de 1988, estabelece que a ordem econômica no Brasil deve observar a livre concorrência. O segundo, previsto no seu Art. 173, § 4º, determina que a lei reprimirá o abuso de poder econômico que vise à dominação de mercados, à eliminação da concorrência e ao aumento arbitrários de lucros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O núcleo central do Direito da Concorrência é a Lei nº 12.529/2011, a Lei de Defesa da Concorrência, que

A

estabelece o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência e regulamenta o controle das estruturas de mercado (os atos de concentração) e a repressão das condutas anticompetitivas (cartéis, restrições verticais etc.).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A livre concorrência é

A

o livre jogo das forças de mercado e a garantia de igualdade de oportunidades aos agentes econômicos nesse processo de disputa pela clientela.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A livre concorrência aumenta a eficiência

A

produtiva, que é a capacidade dos agentes econômicos de produzir e distribuir produtos e serviços a custos mais baixos, já que a pressão competitiva presente em um ambiente concorrencial incentiva a redução de custos e a prática de preços menores.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A livre concorrência também aumenta a eficiência alocativa,

A

que ocorre quando os produtos e serviços são oferecidos no mercado de acordo com a demanda dos consumidores, tanto em termos de qualidade quanto de quantidade, refletindo o preço que os consumidores estão dispostos a pagar por tais produtos e serviços.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quando a concorrência é reduzida ou eliminada,

A

os preços ao consumidor tendem a subir e a qualidade, variedade e inovação dos produtos e serviços tendem a diminuir, resultando em perda de bem-estar do consumidor.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O interesse público é mais bem atendido em ambientes concorrenciais e é por essa razão que a livre concorrência

A

é protegida pelo ordenamento jurídico e considerada pela Constituição Federal como princípio fundamental que deve nortear a atividade econômica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Quando as regras da livre concorrência não são viáveis, entram em cena as regras

A

as regras regulatórias, por meio das quais o Estado busca substituir artificialmente os benefícios e eficiências trazidos pela livre concorrência através de regras de regulação setorial e, com isso, garantir o funcionamento adequado e eficiente do mercado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O interesse diretamente protegido pelo Direito da Concorrência é,

A

a livre concorrência no mercado (objeto imediato) e, de forma indireta, o bem-estar dos consumidores (objeto mediato).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O Sherman Act,

A

promulgado nos Estados Unidos da América em 1890, é considerado a primeira lei especifica de defesa da concorrência e surgiu como uma reação contra os movimentos de concentração do poder econômico na forma dos trusts (em apertada síntese, uma forma de associação de empresas que resultava em uma administração centralizada dos agentes econômicos em determinado mercado), como por exemplo nos mercados de petróleo e de transporte ferroviário

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

No Brasil, a defesa da concorrência passou a ganhar maior relevância com abertura da economia, privatizações e desregulamentações ocorridas no início da década de

A

1990

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Lei _______________ atualmente em vigor, o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência tornou-se mais eficiente e melhor aparelhado para cumprir sua missão de proteger a livre concorrência no Brasil

A

12.529/2011

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A Lei de Defesa da Concorrência tem como objetivo principal

A

prevenir e reprimir as ações que possam prejudicar ou limitar a concorrência, com base nos ditames constitucionais da liberdade de iniciativa, livre concorrência, função social da propriedade, defesa do consumidor e repressão ao abuso do poder econômico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

A Lei de Defesa da Concorrência se aplica a

A

pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado, bem como a quaisquer associações de entidades ou pessoas, constituídas de fato ou de direito, ainda que temporariamente, com ou sem personalidade jurídica, mesmo que exerçam atividade sob regime de monopólio legal.

17
Q

Nos termos do artigo 2º da Lei nº 12.529/11, as suas disposições são aplicáveis “às

A

“às práticas cometidas no todo ou em parte no território nacional ou que nele produzam ou possam produzir efeitos.” Portanto, práticas cometidas no exterior e que possam ter efeitos no Brasil

18
Q

È fundamental ter em mente que a aplicação da Lei de Defesa da Concorrência é baseada nos

A

nos efeitos produzidos ou que possam ser produzidos no mercado por determinada operação de concentração econômica ou prática comercial

19
Q

Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência – SBDC, formado pelo

A

Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Justiça e entidade investigativa e judicante concorrencial com jurisdição em todo o território nacional, e pela Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda – SEAE/MF, responsável por promover a concorrência em órgãos de governo e perante a sociedade (“advocacia da concorrênica”).

20
Q

A Lei nº 12.529/11 confere ao CADE as funções:

A

(i) preventiva; e (ii) repressiva; e à SEAE/MF a função educativa. A função preventiva consiste no controle das estruturas de mercado por meio do controle dos atos de concentração (negócios jurídicos entre agentes econômicos como fusões, incorporações, associações de qualquer espécie ou outros contratos que possam resultar em concentração), disciplinado pelo Art. 88 da Lei nº 12.529/11.A função repressiva está relacionada ao controle das condutas anticompetitivas previstas nos artigos 31 e seguintes da Lei nº 12.529/11, como os acordos ilícitos entre concorrentes (cartéis) e restrições verticais (acordos de exclusividade, venda casada etc.)

21
Q

“advocacia da concorrência”

A

a função educativa atribuida à SEAE/MF consiste em difundir e promover a cultura da concorrência, nos termos previstos no Art. 19º da Lei nº 12.529/11. Essa atribuição é também chamada de “advocacia da concorrência”. A função de advocacia da concorrência é uma ferramenta importante para difundir a cultura da concorrência perante a sociedade e principalmente perante outros órgãos governamentais da Administração Federal, dos Estados e dos Municípios e seus respectivos órgãos legislativos, que não raramente criam leis, decretos e outros atos administrativos capazes de produzir efeitos prejudiciais à livre concorrência.

22
Q

O CADE é constituido pelos seguintes órgãos:

A

(i) Tribunal Administrativo de Defesa da Concorrência; (ii) Superintendência-Geral; e (iii) Departamento de Estudos Econômicos.

O Tribunal Administrativo, o órgão judicante do CADE, é composto por seis conselheiros e 1 presidente que possuem mandato fixo de 4 anos, sem possibilidade de recondução. Os conselheiros e o presidente do Tribunal do CADE são indicados pelo Presidente da República e precisam ser aprovados pelo Senado Federal. O CADE possui destinação orçamentária própria e suas decisões não estão sujeitas à revisão na esfera da Administração Pública Federal, podendo ser reformadas apenas pelo Poder Judiciário. Portanto, a Lei nº 12.529/11 conferiu ao CADE independência financeira e hierárquica, de modo a proteger o órgão contra influências políticas e garantir que suas decisões serão orientadas por critérios técnicos.

23
Q

O Tribunal Administrativo do CADE é o órgão responsável pela

A

emissão de decisões finais e vinculativas em processos de investigação de condutas anticompetitivas e, em certos casos, também em processos de ato de concentração (controle das estruturas do mercado) que possam levantar preocupações concorrenciais,

24
Q

A Superintendência-Geral do CADE é o órgão responsável pela

A

investigação das práticas anticompetitivas, e instrução dos processos de investigação. A Superintendência-Geral do CADE também possui a atribuição de instruir os processos de notificação de atos de concentração e até mesmo de aprovar monocraticamente as operações que considerar incapazes de levantar preocupações concorrenciais e que não exigiriam uma intervenção do CADE.

25
Q

O Departamento de Estudos Econômicos tem a atribuição de

A

elaborar estudos e pareceres ecônomicos de ofício ou por solicitação do Tribunal Administrativo ou da Superintendência-Geral do CADE.

26
Q

O mercado relevante é definido em

A

sua dimensão produto/serviço (mercado relevante do produto) e em sua dimensão geográfica (mercado relevante geográfico) e consiste na delimitação do produto ou serviço e da área geográfica em que determinada operação ou prática produzirá efeitos de deverá ser analisada.

27
Q

A definição de mercado relevante é, portanto, fundamental para

A

fundamental para estabelecer se uma operação resultará na criação ou fortalecimento de uma posição dominante capaz de gerar efeitos anticompetitivos no mercado ou se uma empresa terá poder de mercado suficiente para que determinada prática comercial seja capaz de restringir a concorrência no mercado e, consequentemente, configurar uma infração à ordem econômica.

28
Q

O poder de mercado pode ser definido como

A

a capacidade de uma empresa (ou um grupo de empresas) de manter seus preços sistematicamente acima do ní¬vel competitivo de mercado, sem com isso perder todos os seus clientes. Em regra, a existência ou não de poder de mercado é aferida pela participação de mercado por uma empresa em um determinado mercado relevante.

29
Q

A Lei de Defesa da Concorrência estabelece que uma empresa ou grupo de empresas será considerado como detentor de uma posição domi¬nante no mercado quando for capaz de

A

alterar unilateral ou coordenadamente as condições de mercado ou quando controlar 20% (vinte por cento) ou mais do mercado relevante, podendo este percentual ser alterado pelo Cade para setores específicos da economia.

30
Q

……………………. é fundamental para determinar se uma operação ou prática comercial estaria em desconformidade com o Direito da Concorrência.

A

a determinação da existência ou não de poder de mercado