DINÂMICA POPULACIONAL E SITUAÇÃO DE SAÚDE NO BRASIL Flashcards
Quais são as principais mudanças demográficas ocorrendo na população brasileira?
As principais mudanças incluem o envelhecimento populacional, aumento da expectativa de vida, diminuição do número de filhos por mulher e o aumento das causas externas.
Quais doenças ainda são prevalentes no Brasil apesar do desenvolvimento?
Doenças como a dengue, a malária e a tuberculose ainda são prevalentes no Brasil.
Quais doenças foram erradicadas do Brasil?
Doenças como o sarampo e a poliomielite foram consideradas erradicadas do país - poliomielite desde 1989 e sarampo desde o ano 2000.
Qual é o impacto do crescimento das desigualdades sociais e da urbanização na saúde pública?
O crescimento das desigualdades sociais e a urbanização aumentaram a pressão social nas cidades, levando a um aumento nos níveis de violência e nas estatísticas de morte e morbidade por causas externas.
O que é a “tripla carga de problemas de saúde”?
A “tripla carga de problemas de saúde” refere-se à situação epidemiológica brasileira, que envolve simultaneamente: uma agenda não concluída de infecções, desnutrição e problemas de saúde reprodutiva; o desafio das doenças crônicas e de seus fatores de risco; e o forte crescimento das causas externas.
Quais são alguns exemplos de doenças emergentes?
Algumas doenças emergentes mencionadas no texto incluem HIV/AIDS e o abuso de álcool e outras drogas. Essas condições inscrevem o usuário dos serviços de saúde em uma rede de cuidado contínuo.
Como a Organização Mundial de Saúde (OMS) descreve as condições crônicas?
Segundo a OMS, o aumento vertiginoso das condições crônicas, incluindo doenças não transmissíveis, distúrbios mentais e certas doenças transmissíveis como HIV/AIDS, exige medidas audaciosas. A OMS alerta os tomadores de decisão em todo o mundo sobre essas importantes mudanças na saúde global e apresenta soluções para o gerenciamento desse problema.
Quais são alguns exemplos de distúrbios mentais?
O texto menciona distúrbios mentais que variam desde formas mais graves, como esquizofrenia e transtornos psicóticos, até formas mais moderadas, mas não menos importantes, como transtornos ansiosos e depressivos, e o abuso do álcool e outras drogas.
Quais são algumas das doenças crônicas que inscrevem o usuário do sistema em uma rede permanente de cuidados?
Algumas das doenças crônicas mencionadas no texto incluem hipertensão, diabetes, doenças circulatórias, obesidade e dislipidemias. Essas condições requerem cuidados em todos os três níveis de atenção: primário, secundário e terciário.
O que são doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs)?
São problemas de saúde de grande magnitude que correspondiam a 72% das causas de morte em 2007.
O que a Portaria nº 483/2014 estabelece?
Redefine a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com DCNTs no SUS e estabelece diretrizes para a organização das linhas de cuidado.
Por que ajustes no SUS são necessários?
Devido à dinâmica de saúde da população, crescimento do sistema, transição demográfica e mudanças de perfil epidemiológico.
Qual é o papel da Conferência Nacional de Saúde?
É um evento para prestação de contas, sugestões de melhorias e mobilizações relacionadas ao SUS.
Como os sistemas público e privado de saúde se relacionam?
Eles se complementam na atenção à população, com serviços privados vendendo parte de seus serviços ao SUS.