CONCEITOS DE EPIDEMIOLOGIA E SUA APLICAÇÃO 3 Flashcards
O que é epidemiologia?
Epidemiologia é o estudo da distribuição e dos determinantes dos estados de saúde e eventos em populações específicas, e a aplicação desse estudo para controlar problemas de saúde.
Por que o conhecimento é considerado um processo contínuo?
Segundo Paulo Freire, o conhecimento nunca está pronto e estamos constantemente nos educando, aprendendo uns com os outros e educando os demais, especialmente no campo da saúde.
Qual é a importância das vacinas na epidemiologia?
As vacinas são cruciais na prevenção de doenças mortais como varíola, difteria, poliomielite e sarampo, tendo erradicado essas doenças em várias partes do mundo.
O que foi a Revolta da Vacina?
A Revolta da Vacina ocorreu em 1904 no Rio de Janeiro, quando a população se revoltou contra a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola, resultando em violência e depredação, e forçando o governo a suspender a campanha de vacinação obrigatória.
O que são indicadores epidemiológicos?
Indicadores epidemiológicos são medidas usadas para avaliar a quantidade e a qualidade de saúde de uma população, como taxas de mortalidade, morbidade, e outros dados relacionados às condições de vida e serviços de saúde.
Como a ONU contribuiu para a definição de indicadores de saúde?
Em 1952, a ONU convocou um grupo de trabalho para definir indicadores de saúde, e em 1957, recomendou o uso de dados de óbitos como um importante indicador epidemiológico.
Por que as taxas de mortalidade são importantes indicadores epidemiológicos?
As taxas de mortalidade são consideradas importantes porque fornecem uma medida direta da quantidade e da qualidade de saúde das populações, refletindo as condições de vida e a eficácia dos sistemas de saúde.
O que são a OPAS e a Ripsa?
A OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) e a Ripsa (Rede Interagencial de Informações para a Saúde) são organizações que publicam e analisam dados de saúde para promover a saúde pública na América Latina.
Como os indicadores de saúde são definidos?
Indicadores de saúde são medidas usadas para quantificar e avaliar o estado de saúde de uma população, incluindo dados de mortalidade, morbidade, acesso a serviços, qualidade da atenção, condições de vida e fatores ambientais.
Qual a definição de indicadores de saúde segundo Maria Zélia Rouquayrol?
Indicadores de saúde, segundo Maria Zélia Rouquayrol, são parâmetros usados para avaliar a higidez de agregados humanos, fornecendo subsídios aos planejamentos de saúde e acompanhando as flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades.
O que são taxas de mortalidade e por que são importantes?
As taxas de mortalidade são medidas usadas para indicar as principais causas de morte e a idade em que ocorrem, ajudando no planejamento de investimentos e recursos em saúde.
Como é calculada a taxa de mortalidade geral de uma população?
A taxa de mortalidade geral é calculada dividindo-se o número de óbitos do ano pela população residente naquele ano e multiplicando o resultado por 100.000 habitantes.
Quais são as principais causas de morte no Brasil segundo o Guia Ripsa de 2004?
Segundo o Guia Ripsa de 2004, as principais causas de morte no Brasil são doenças do aparelho circulatório (31,8%), causas externas (14,2%) e neoplasias (13,4%).
Como a mortalidade por causas variou entre 1996 e 2004 no Brasil?
Houve pequenas variações nas causas de mortalidade entre 1996 e 2004. Doenças circulatórias permaneceram como a principal causa, enquanto causas externas e neoplasias variaram de acordo com a região.
O que a taxa de mortalidade infantil indica sobre um país?
A taxa de mortalidade infantil é um indicador sensível da governabilidade de um país, refletindo as condições de saúde, educação e sobrevivência das crianças.