Diarreia aguda Flashcards
O que é uma doença infecciosa aguda caracterizada por diarreia?
É uma gastroenterite aguda.
Qual a duração máxima de uma diarreia aguda?
14 dias. Com quadro de aumento de volume e/ou frequência de evacuações.
Quais os principais agentes etiológicos das gastroenterites agudas?
Vírus (rotavírus), Bactérias (E. coli, Salmonella, Shigella…) e alguns protozoários (Entamoeba histolytica).
Quantas evacuações por dia caracteriza uma diarreia aguda?
3 ou mais evacuações diárias. Lactentes e neonatos a classificação é diferente.
O que é a disenteria?
É a diarreia com presença de sangue e/ou leucócitos nas fezes.
Os ______ são os principais agentes etiológicos, tanto nos países desenvolvidos como subdesenvolvidos.
Rotavírus.
Quais são as principais complicações na diarreia aguda, segundo o Tratado de Pediatria?
A desidratação e a desnutrição, com seu impacto no crescimento e desenvolvimento cognitivo da criança.
O diagnóstico de diarreia aguda é basicamente _____.
Clínico.
A _____ de ______ _____, a administração de ____ e a manutenção de uma dieta adequada para a idade continuam como as opções terapêuticas mais eficazes.
Terapia de Reidratação oral, zinco.
Quais os pontos chave para a prevenção da diarreia aguda?
Aleitamento materno, saneamento básico, higiene pessoal e alimentar, vacinação contra rotavírus e o sarampo.
As toxinas produzidas por E.coli enterotoxigênica, Clostridium, Staphylococcus aureus e pelo Vibrio cholerae ativam a ________ que aumenta a produção de __ cíclico. Isso acaba por inibir o cotransportador Na/Cl e ativa a secreção de cloro para a luz intestinal. Gerando aumento da secreção de água para o lúmen por osmose que por fim gera uma ______ ______ de grande volume.
Adenilciclase, AMPc, Diarreia aquosa.
Diarreia secretora toxigênica.
Nesse tipo de diarreia ocorre a destruição das superfícies absortivas das vilosidades, que gera secreção de água e eletrólitos pelas células das criptas, causando disenteria (diarreia com muco e sangue, devido a destruição das superfícies das vilosidades). é causada principalmente por bactérias como Shigella, Salmonela e Entamoeba histolytica.
Diarreia secretora invasiva (gera destruição do tecido das vilosidades).
Diarreia causada principalmente pelo Rotavírus, que gera perda das enzimas presentes na borda em escova das vilosidades intestinais. Essa perda de enzimas (lactase principal) gera concentração de carboidratos no lúmen intestinal, essa concentração causa aumento da osmose de líquidos para a luz intestinal gerando uma diarreia líquida.
Diarreia Osmótica.
A diarreia causada por vírus é ______ e ______. Já a diarreia causada por _______ pode levar a disenteria (diarreia com muco e sangue).
Aquosa e volumosa, bactérias.
Outros sintomas que podem estar associados ao quadro de diarreia aguda são?
Cefaleia, mialgia, febre, vômito, anorexia.
Na diarreia por causa ______ eu possuo mais sintomas sistêmicos associados (febre, criança prostrada, MEG).
Bacteriana.
Qual agente etiológico pode cursar com convulsões e rigidez de nuca?
Shigella.
A desidratação avaliada por % de peso perdido é dividida em 3 estágios quais são eles? Por outro lado, a desidratação pode ser avaliada de forma clínica (gráfico da OMS).
Estágio 1: <= 5%
Estágio 2: 5% a <10 %
Estágio 3: >= 10%.
A tabela para avaliação do estado de hidratação avalia quais aspectos? Sendo hidratado -> desidratação de algum grau (dois sinais ou mais) -> desidratação grave (2 sinais ou mais).
Estado mental (alerta, irritado, comatoso)
Olhos (normais, fundos, muito fundos)
Lágrimas (presente, ausente, ausentes)
Boca (úmida, seca, muito seca)
Sede (bebe normal, bebe rápido, incapaz de beber)
Sinal da prega - turgor (rápido, lento, muito lento >2s)
Pulso (cheio, rápido ou débil, muito débil ou ausente)
Tempo de enchimento capilar (<3 s, 3-5 s, >5s).
O tratamento de diarreia aguda é direcionado com base no estado de _______ do paciente.
Hidratação.
Pacientes hidratados seguem o plano ___. Pacientes desidratados graves seguem o plano ___ e pacientes com algum grau de desidratação seguem o plano ___.
A, C, B.
Alta para casa, uso de SRO após perdas (50 - 100 ml em menores de 1 ano, 100 - 200 de 1 a 10 anos e acima de 10 anos é livre demanda), zinco via oral por 10 - 14 dias, manter aleitamento e alimentação habitual. Se evoluir com piora deve voltar ao PS.
Plano A.
Paciente manejado no pronto socorro, Terapia de Reidratação Oral (feita com a SRO, 50-100 ml/kg a cada 4-6 horas), manter apenas aleitamento, se após a TRO o paciente ficar hidratado o paciente recebe alta com orientações do plano A. Se a criança não melhorar indica-se a sonda nasogástrica para reidratação. Se ainda assim não melhorar utiliza-se a terapia com hidratação EV.
Plano B.
Tratamento do paciente com expansão volêmica (SF 20 ml/kg até 3x - 20 em 20 minutos, permanece em jejum), se a criança ficar reidratada utiliza-se soro de manutenção isotônico EV mantido até boa aceitação oral do SRO. Se ílio paralítico faz-se reidratação endovenosa diretamente.
Plano C.
A Diarreia _____ ocorre por aumento exagerado da osmolaridade na luz intestinal, atraindo água da célula para a luz intestinal. Provocada pela ação de vírus, parasitas, laxativos (sulfato de magnésio), carboidratos não digeridos e que se acumulam na luz intestinal.
Diarreia osmótica. (Ex: Rotavírus).
Diarreia _____ causada por exagero de secreção (a secreção de água e sais faz-se habitualmente pelo fundo das criptas intestinais). Provocada por toxinas, ácidos biliares, hidroxiácidos, óleo de rícino ).
Secretora.
Diarreia _____ causada por distúrbio na absorção (a absorção de água e eletrólitos faz-se pelo terço superior das vilosidades intestinais). Causado por toxinas e descamação do epitélio.
Disabsortiva.
Diarreia _____ causada por alteração da motilidade. Pode ser causada por hipermotilidade ou hipotonia.
Motora.
Diarreia _______ ocorre por processo inflamatório. Pode ser causada por bactérias invasoras e citotoxinas.
Exsudativa.
Diarreia __ ______ curto causada por perda de área intestinal e diminuição da absorção.
Por intestino curto.
Bactéria que faz adesão e esfacelamento das microvilosidades, gerando má absorção, é uma diarreia secretora.
E. coli Enteropatogênica
Qual a bactéria que causa diarreia aquosa e abundante, de moderada a grave. Provocadas normalmente por surtos epidêmicos por contaminação de água e alimentos.
E. coli Enterotoxigênica - diarreia do viajante.
Bactéria que invade o epitélio e induz diarreia aquosa que depois passa para diarreia mucossanguinolenta, com tenesmo, cólica, febre, anorexia e astenia.
E. coli Enteroinvasiva.
Bactéria que produz 2 potentes citotoxinas, que se ligam a receptores renais e intestinais. Desencadeiam diarreia sanguinolenta ou síndrome hemolítico-urêmica SHU (quadro grave pode levar ao óbito).
E. coli entero-hemorrágica
Bactéria que atuam por mecanismo de adesão à célula epitelial e não produzem toxinas, estão associadas a diarreia persistente que desencadeia ou agrava a desnutrição
E. coli Enteroagregativa.
É uma bactéria gram-negativa invasora que produz citotoxinas e neurotoxinas. Causa uma disenteria: evacuações em pequeno volume, elevada frequência, aquosa e posteriormente contendo pus, sangue, muco, associado a tenesmo e cólicas abdominais. Podem ocorrer alterações neurológicas.
Shigella sp.
É uma bactéria que causa enterocolite, resultante da invasão das bactérias nas células epiteliais do intestino. Resultando em fezes aquosas, que podem conter muco e sangue. O processo infeccioso pode invadir além da mucosa e causar septicemia, meningite, osteomielite, pneumonia e endocardite.
Salmonella sp.
A transmissão dessa bactéria é feita normalmente por água e alimentos contaminados. Levando a um quadro de gastroenterite de leve-moderada a grave com vômitos associados e uma grande perda de eletrólitos, que pode evoluir para choque hipovolêmico e óbito.
Vibrio cholerae.
O ________ é a principal causa de diarreia grave em menores de 2 anos, sendo detectado em 30% dos casos de diarreia que precisam de atendimento hospitalar.
Rotavírus
O quadro clínico do _______ tem início com vômitos, febre e eliminação de fezes líquidas abundantes e o aparecimento dos sinais de desidratação, com duração de 5 a 7 dias.
Rotavírus.
Quanto menor a ____ do paciente e maior o comprometimento do estado _______ maior será a gravidade do episódio diarreico.
Idade; Nutricional.
A diarreia _____ cursa com fezes líquidas, sem muco, nem sangue, nem pus, evacuadas sem dor. Vômitos podem preceder a diarreia em 1-2 dias e/ou coincidir com o início da diarreia. Febre presente na maioria dos casos 24-48 horas. Evolução limitada de 1 semana
Viral.
A diarreia ______ pura (_______), cursa com fezes moles, com muco, sangue e pus (leucócitos), eliminadas repetidamente, em pequenas porções e cor dor à evacuação. Febre alta, as vezes convulsões, evolução autolimitada 1 semana. Shigella
Exsudativa; Disenteria.
Diarreia inicialmente secretora, aquosa sem pus, sem muco e sangue. Que evolui para fezes com muco e estrias de sangue, e dor à evacuação. Evoluindo para fezes francamente sanguinolentas. Com febre. Salmonela.
Diarreia Exsudativa secretora.
Diarreia relacionada com ________ ocorre 4 a 10 dias após início da ____________ e pode durar até 3 semanas a 3 meses. Diarreia aquosa intensa.
Antibióticos; Antibioticoterapia.
Quando devo solicitar exames nos casos de diarreia aguda?
Em lactentes muito jovens, desnutridos graves e imunodeprimidos.
Os ______ cessam após 2 a 3 horas do início da reidratação oral. E a _____ causada pela desidratação também desaparece na medida que o paciente se reidrata.
Vômitos; Febre.
O paciente com desidratação deverá permanecer na unidade de saúde até a _______ completa. E depois pode ser liberado para casa com o ____ _.
Reidratação; Plano A.
Quais os medicamentos contraindicados no tratamento da diarreia aguda?
Antieméticos, no caso a Metoclopramida. E antiespasmódicos (Buscopan).
Quais medicamentos podem ser indicados como coadjuvantes no tratamento da diarreia aguda?
Probióticos e suplementação de zinco.