Diagnóstico e prevenção Flashcards
V ou F: existe vacina contra o Treponema pallidum.
Falso
Quais são as três principais ações para a prevenção contra a sífilis?
Uso regular do preservativo masculino ou feminino
Realização do teste sorológico (VDRL)
Ações em educação sexual e reprodutiva de forma constante e rotineira.
A profilaxia da sífilis congênita terá êxito máximo diagnosticando e tratando correta e o mais precocemente possível todas as gestantes infectadas pelo Treponema pallidum. Em quais momentos e frequência o Ministério da Saúde preconiza a realização do exame VDRL?
Dois exames durante o pré-natal (na primeira consulta e na transição entre o segundo e o terceiro trimestre gestacionais) e um no momento do parto.
Qual a conduta em caso de violência sexual por um agressor desconhecido sem a possibilidade de se realizarem exames laboratoriais?
Administração profilática de uma dose de Penicilina G Benzatina de 2,4 milhões UI IM.
Com relação ao diagnóstico de sífilis materno: o teste não treponêmico VDRL detecta anticorpos específicos anticardiolipina. Verdadeiro ou falso?
Falso. Detecta anticorpos INESPECÍFICOS anticardiolipina. A cardiolipina é uma substância que é liberada pelas células que são danificadas pelo treponema.
Quais os exames devemos solicitar para investigação de sífilis congênita?
Hemograma, função hepática, VDRL em sangue periférico, líquor (celularidade, bioquímica e VDRL). Devem, ainda, ser feitas avaliações oftalmológica e audiológica.
V ou F: Quando se investiga neurossífilis nos bebês, deve-se fazer a análise do líquor, investigando índices de leucócitos e proteínas contidos neste. Os índices de leucócitos presentes no líquor do recém nascido (< 28 dias de vida) com neurossífilis são inferiores aos índices de leucócitos presentes no líquor do lactente (> 28 dias de vida) com neurossífilis.
Falso. Nos recém nascidos com neurossífilis, temos >25 células/mm³, enquanto nos lactentes temos 5 células/mm³.