Diabetes Mellitus 2 Flashcards
Qual a definição de diabetes?
Hiperglicemia crônica ➡️ falta de insulina e / ou resistência à insulina.
Qual a fisiologia normal pós-prandial?
Após alimentar ocorre o aumento da glicemia sérica, essa glicemia sérica deve entrar dentro da célula para gerar ATP. O hormônio que coloca a glicose dentro da célula é a insulina (hormonio sintetizado pela célula Beta pancreática do pâncreas).
⚠️ Nem toda célula precisa de insulina para que a glicose entre. O neurônio por exemplo usa a glicose sem precisar da insulina.
Fisiologicamente oque acontece no jejum?
Catabolismo ➡️ com a baixa quantidade de glicose no sangue por causa do jejum, não há secreção de insulina (que é anabólica) porque se não tem glicose não o porque ter insulina, e para as células obter energia há uma liberação dos hormonios catabolicos que são: Glucagon, cortisol, GH e adrenalina (também chamados de HORMÔNIOS CONTRA-INSULINICOS). ⚫ ESSES HORMÔNIOS CONTRA INSULÍNICOS VÃO LIBERAR GLICOSE NA CORRENTE SANGUÍNEA PORÉM TAMBÉM VÃO LIBERAR COPOS CETÔNICOS PROVENIENTES DO METABOLISMO DO ÁCIDO GRAXO, ESSAS MOLÉCULAS DE CORPOS CETÓNICOS SÃO ÁCIDAS.
⚠️⚠️ Diabetes então pode-se dizer que é um catabolismo crônico pois como o paciente ou tem falta de insulina ou a insulina não responde, o corpo dele vai estar em constante estado de jejum porque não consegue colocar a glicose dentro da célula. Por isso que diabetes emagrece.
Qual diferença entre glicogenolise e gliconeogênese?
Glicogenolise ➡️ Quebra do glicogênio.
Gliconeogênese ➡️ formando uma nova molécula de glicose a partir de extrato não glicitico, ou seja, de músculo e de gordura.
⚠️Ocorre no estado de catabolismo.
Qual o melhor marcador para saber a quantidade de insulina no corpo indiretamente?
Proteína chamada PEPTIDEO C. Paciente que não tem a insulina vai ter esse PEPTIDEO C indetectável, pois essa proteína serve como transportador da insulina na corrente sanguínea. PEPTIDEO C < 0.1 = insulina indetectável, temos que automaticamente pensar em diabetes mellitus Tipo 1.
Qual o fenótipo de um paciente diabético tipo 1?
Paciente jovem magro. A diabetes tipo 1 é uma doença autoimune que tem anti ilhota que destroem as ilhotas de Langerhans pancreáticas que sintetiza insulina, nessa doença se tem também o anti-GAD e anti-IA-2 que também destroem as células B do pâncreas. Causando a supressão da insulina.
Quais são os quatro P`s da diabetes e porque desses sintomas?
🍭🍬Polifagia, polidipsia, poliúria, perda de peso.
🍭Polifagia ➡️ diabetes é um jejum absoluto, então quando o paciente está em jejum ele fica com fome, então esse paciente come muito, porque como o seu corpo não tem insulina ou tem a resistência à insulina é incapaz de colocar a glicose sérica dentro da célula, então a célula entende que não tem glicose na corrente sanguínea gerando a fome.
🍭Perda de peso ➡️ paciente emagrece porque o seu corpo é incapaz de colocar a glicose dentro da célula, então essa célula é obrigada a recorrer com a quebra de gordura proteína e a própria glicose armazenada no fígado para poder sintetizado novas moléculas de glicose, ou seja um catabolismo por isso que emagrece.
🍭Polidipsia ➡️ quando o paciente come muito a glicose, aumenta na corrente sanguínea porém como a insulina é incapaz de colocar essa glicose da célula ou simplesmente os paciente não tem insulina, toda essa glicose acumulada na corrente sanguínea aumenta a osmolaridade (2×sodio + glicose sobre 18 + ureia sobre 6 ) já que a osmolaridade é DIRETAMENTE PROPORCIONAL a glicemia sérica, e quando o sangue está hiperosmolar o paciente sente sede, pois esse aumento da osmolaridade sérica começa a puxar líquido das células causando a desidratação celular.
🍭Poliúria ➡️ com aumento da osmolaridade sérica o paciente começa a beber muita água causando o aumento da urina.
Paciente com diabetes tipo 1 ele morre de quê?
Envenenado por corpos cetônicos gerando a Cetoacidose metabólica
Pois paciente que tem diabetes tipo 1 tem falta de insulina e isso faz com que o corpo sintetiza hormônios contra insulínicos para gerar energia e a quebra do ácido graxo libera corpos cetônicos que são ácidos e esse acúmulo de corpos cetônico leva o paciente afeta acidose diabética.
Qual é o fenótipo do diabético tipo 2?
Paciente mais velho, paciente obeso e sedentário.
É um paciente que diferente da diabetes tipo 1 ele geralmente é assintomático durante muito tempo. É uma doença silenciosa onde o paciente não consegue datar o dia que ele começou a abrir um quadro de diabetes. Via de regra Os sintomas da diabete tipo 2 quando aparecem quer dizer que esse paciente já vem sofrendo com diabetes tipo 2 pelo menos cinco anos atrás, que na não é sintomas e sim as complicações.
Porque glicemia acima igual de 126 em jejum é parâmetro para diagnóstico diabetes?
Esse valor de 126 foi observado que pacientes que tem glicemia igual ou acima desse valor tem uma sobrevida menor do que as pessoas que não têm. Decorrente de complicações crônicas dessa glicemia, principalmente por lesão vascular.
Glicemia capilar ou plasmática que tem valor diagnóstico para diabetes?
⚫Glicemia plasmática.
Glicemia jejum tem mais especificidade que glicemia 2 horas pós-TOTG 75g (teste oral de tolerância a glicose. Verdade ou falso?
Falso. O texto oral de tolerância à glicose 75 G tem um valor de especificidade muito maior que a glicemia de jejum.
⚫ A lógica é na glicemia de jejum o pâncreas está tranquilo, porque não tem glicose para que ele libere insulina, então mesmo um pâncreas meia boca pode manter a glicemia em jejum adequadamente. Porém no teste oral de tolerância à glicose a gente faz com que ele trabalhe então um pâncreas meia boca não vai conseguir acompanhar.
Lembrar que o valor diagnóstico para diabetes no teste oral de tolerância à glicose com 75 G é maior igual a 200 mg/dl.
Quais são os critérios para diagnóstico diabetes?
🍭Glicemia de jejum maior igual a 126mg/dl.
🍭 Glicemia 2 horas após teste oral de tolerância à glicose 75 gramas maior igual a 200mg/dl.
🍭HBA1C maior igual 6,5%
⚠️ Dois testes alterados é igual a diabetes. OU GLICEMIA ALEATÓRIA MAIOR IGUAL A 200mg/dl + SINTOMAS TIPICOS (4 P`s)
Quais são os valores da pré-diabetes?
🍭 Glicemia de jejum entre 100 a 125.
🍭 Glicemia 2 horas pós teste oral de tolerância à glicose 75 G entre 140 a 199.
🍭HBA1C entre 5,7 - 6,4%
⚠️NÃO É PRECISO REPETIR O TESTE PARA DAR O DIAGNÓSTICO PRÉ-DIABETES, DIFERENTE DO DIAGNÓSTICO DE DIABETES QUE É NECESSÁRIO TER DOIS TESTES ALTERADOS
De acordo com a sociedade brasileira de diabetes (SBD) quando que devemos começar o rastreamento para diabetes?
Aos 45 anos. (Maior igual a 45 anos). OU Pacientes com IMC maior igual que 25 + 1 fator de risco independentemente da idade (história familiar com diabetes tipo 2 de primeiro grau, doença cardiovascular, hipertensão arterial sistêmica, sedentarismo dislipidemia, síndrome do ovário policístico, acantose diabetes mellitus gestacional HIV, pré-diabéticos.)