Diabetes Mellitus 2 Flashcards

1
Q

Qual a definição de diabetes?

A

Hiperglicemia crônica ➡️ falta de insulina e / ou resistência à insulina.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Qual a fisiologia normal pós-prandial?

A

Após alimentar ocorre o aumento da glicemia sérica, essa glicemia sérica deve entrar dentro da célula para gerar ATP. O hormônio que coloca a glicose dentro da célula é a insulina (hormonio sintetizado pela célula Beta pancreática do pâncreas).
⚠️ Nem toda célula precisa de insulina para que a glicose entre. O neurônio por exemplo usa a glicose sem precisar da insulina.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Fisiologicamente oque acontece no jejum?

A

Catabolismo ➡️ com a baixa quantidade de glicose no sangue por causa do jejum, não há secreção de insulina (que é anabólica) porque se não tem glicose não o porque ter insulina, e para as células obter energia há uma liberação dos hormonios catabolicos que são: Glucagon, cortisol, GH e adrenalina (também chamados de HORMÔNIOS CONTRA-INSULINICOS). ⚫ ESSES HORMÔNIOS CONTRA INSULÍNICOS VÃO LIBERAR GLICOSE NA CORRENTE SANGUÍNEA PORÉM TAMBÉM VÃO LIBERAR COPOS CETÔNICOS PROVENIENTES DO METABOLISMO DO ÁCIDO GRAXO, ESSAS MOLÉCULAS DE CORPOS CETÓNICOS SÃO ÁCIDAS.
⚠️⚠️ Diabetes então pode-se dizer que é um catabolismo crônico pois como o paciente ou tem falta de insulina ou a insulina não responde, o corpo dele vai estar em constante estado de jejum porque não consegue colocar a glicose dentro da célula. Por isso que diabetes emagrece.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual diferença entre glicogenolise e gliconeogênese?

A

Glicogenolise ➡️ Quebra do glicogênio.
Gliconeogênese ➡️ formando uma nova molécula de glicose a partir de extrato não glicitico, ou seja, de músculo e de gordura.
⚠️Ocorre no estado de catabolismo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Qual o melhor marcador para saber a quantidade de insulina no corpo indiretamente?

A

Proteína chamada PEPTIDEO C. Paciente que não tem a insulina vai ter esse PEPTIDEO C indetectável, pois essa proteína serve como transportador da insulina na corrente sanguínea. PEPTIDEO C < 0.1 = insulina indetectável, temos que automaticamente pensar em diabetes mellitus Tipo 1.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual o fenótipo de um paciente diabético tipo 1?

A

Paciente jovem magro. A diabetes tipo 1 é uma doença autoimune que tem anti ilhota que destroem as ilhotas de Langerhans pancreáticas que sintetiza insulina, nessa doença se tem também o anti-GAD e anti-IA-2 que também destroem as células B do pâncreas. Causando a supressão da insulina.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quais são os quatro P`s da diabetes e porque desses sintomas?

A

🍭🍬Polifagia, polidipsia, poliúria, perda de peso.
🍭Polifagia ➡️ diabetes é um jejum absoluto, então quando o paciente está em jejum ele fica com fome, então esse paciente come muito, porque como o seu corpo não tem insulina ou tem a resistência à insulina é incapaz de colocar a glicose sérica dentro da célula, então a célula entende que não tem glicose na corrente sanguínea gerando a fome.
🍭Perda de peso ➡️ paciente emagrece porque o seu corpo é incapaz de colocar a glicose dentro da célula, então essa célula é obrigada a recorrer com a quebra de gordura proteína e a própria glicose armazenada no fígado para poder sintetizado novas moléculas de glicose, ou seja um catabolismo por isso que emagrece.
🍭Polidipsia ➡️ quando o paciente come muito a glicose, aumenta na corrente sanguínea porém como a insulina é incapaz de colocar essa glicose da célula ou simplesmente os paciente não tem insulina, toda essa glicose acumulada na corrente sanguínea aumenta a osmolaridade (2×sodio + glicose sobre 18 + ureia sobre 6 ) já que a osmolaridade é DIRETAMENTE PROPORCIONAL a glicemia sérica, e quando o sangue está hiperosmolar o paciente sente sede, pois esse aumento da osmolaridade sérica começa a puxar líquido das células causando a desidratação celular.
🍭Poliúria ➡️ com aumento da osmolaridade sérica o paciente começa a beber muita água causando o aumento da urina.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Paciente com diabetes tipo 1 ele morre de quê?

A

Envenenado por corpos cetônicos gerando a Cetoacidose metabólica
Pois paciente que tem diabetes tipo 1 tem falta de insulina e isso faz com que o corpo sintetiza hormônios contra insulínicos para gerar energia e a quebra do ácido graxo libera corpos cetônicos que são ácidos e esse acúmulo de corpos cetônico leva o paciente afeta acidose diabética.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Qual é o fenótipo do diabético tipo 2?

A

Paciente mais velho, paciente obeso e sedentário.
É um paciente que diferente da diabetes tipo 1 ele geralmente é assintomático durante muito tempo. É uma doença silenciosa onde o paciente não consegue datar o dia que ele começou a abrir um quadro de diabetes. Via de regra Os sintomas da diabete tipo 2 quando aparecem quer dizer que esse paciente já vem sofrendo com diabetes tipo 2 pelo menos cinco anos atrás, que na não é sintomas e sim as complicações.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Porque glicemia acima igual de 126 em jejum é parâmetro para diagnóstico diabetes?

A

Esse valor de 126 foi observado que pacientes que tem glicemia igual ou acima desse valor tem uma sobrevida menor do que as pessoas que não têm. Decorrente de complicações crônicas dessa glicemia, principalmente por lesão vascular.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Glicemia capilar ou plasmática que tem valor diagnóstico para diabetes?

A

⚫Glicemia plasmática.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Glicemia jejum tem mais especificidade que glicemia 2 horas pós-TOTG 75g (teste oral de tolerância a glicose. Verdade ou falso?

A

Falso. O texto oral de tolerância à glicose 75 G tem um valor de especificidade muito maior que a glicemia de jejum.
⚫ A lógica é na glicemia de jejum o pâncreas está tranquilo, porque não tem glicose para que ele libere insulina, então mesmo um pâncreas meia boca pode manter a glicemia em jejum adequadamente. Porém no teste oral de tolerância à glicose a gente faz com que ele trabalhe então um pâncreas meia boca não vai conseguir acompanhar.
Lembrar que o valor diagnóstico para diabetes no teste oral de tolerância à glicose com 75 G é maior igual a 200 mg/dl.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Quais são os critérios para diagnóstico diabetes?

A

🍭Glicemia de jejum maior igual a 126mg/dl.
🍭 Glicemia 2 horas após teste oral de tolerância à glicose 75 gramas maior igual a 200mg/dl.
🍭HBA1C maior igual 6,5%
⚠️ Dois testes alterados é igual a diabetes. OU GLICEMIA ALEATÓRIA MAIOR IGUAL A 200mg/dl + SINTOMAS TIPICOS (4 P`s)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quais são os valores da pré-diabetes?

A

🍭 Glicemia de jejum entre 100 a 125.
🍭 Glicemia 2 horas pós teste oral de tolerância à glicose 75 G entre 140 a 199.
🍭HBA1C entre 5,7 - 6,4%
⚠️NÃO É PRECISO REPETIR O TESTE PARA DAR O DIAGNÓSTICO PRÉ-DIABETES, DIFERENTE DO DIAGNÓSTICO DE DIABETES QUE É NECESSÁRIO TER DOIS TESTES ALTERADOS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

De acordo com a sociedade brasileira de diabetes (SBD) quando que devemos começar o rastreamento para diabetes?

A

Aos 45 anos. (Maior igual a 45 anos). OU Pacientes com IMC maior igual que 25 + 1 fator de risco independentemente da idade (história familiar com diabetes tipo 2 de primeiro grau, doença cardiovascular, hipertensão arterial sistêmica, sedentarismo dislipidemia, síndrome do ovário policístico, acantose diabetes mellitus gestacional HIV, pré-diabéticos.)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Por que o tratamento base para diabetes tipo 2 é dieta e atividade física?

A

Porque dieta e atividade física reduz a resistência à insulina. E a diabetes tipo 2 é uma doença que tem resistência à insulina ou seja estamos tratando a fisiopatologia da doença que é o mais correto.
⚠️ A droga antidiabética e até mesmo uso de insulina não é eficaz em pacientes que não está em dieta e não está fazendo atividade física.

17
Q

Quais drogas anti diabéticas diminui a resistência à insulina?

A

💊BIGUANIDA ➡️ Metformina, seu principal nível de ação é a nível hepático, ela diminui a gliconeogênese hepática. E atua no na musculatura esquelética e na periferia do tecido adiposo reduzindo assim a resistência à insulina. Suas principais contraindicações são as deficiências: doença renal crônica (clearence de creatinina <30), insuficiência hepática insuficiência cardíaca descompensada.
💊GLITAZONA ➡️ Pioglitazona atua mais no tecido adiposo. Ela aumenta peso por hipertrofia de adipócito e também gera retenção líquida importante, o paciente ganha em média 7 kg. O seu principal benefício é que ela pode ser usada em qualquer fase da doença renal crônica diferente da metformina.
⚠️ Como essas duas drogas atuam em locais diferentes elas podem ser usadas juntas para potencializar um possível tratamento Se necessário.

18
Q

Quais são as drogas anti-diabéticas que estimula a secreção de insulina?

A

💊 SULFONILUREIA ➡️ Glibenclamida, gliclazida, glimepirida. Elas têm o efeito muito mais prolongado em relação a GLINIDAS, podendo durar até 24 horas. Não é recomendado usar essa medicação em taxa gulomedular menor que 30, E NÃO SE DEVE USAR EM IDOSOS PORQUE SÃO PACIENTE SENSÍVEIS A FAZER HIPOGLICEMIA.
💊GLINIDAS ➡️ Repaglinida, nateglinida. Tem um efeito muito mais rápido o paciente tem que tomar esse medicamento sempre antes de comer. Está praticamente em desuso.
⚠️ Como são drogas secretagogas, ou seja, estimula a liberação de insulina, seus principais efeitos colaterais é o aumento de peso e risco de hipoglicemia.

19
Q

Quais são as drogas anti-diabéticas com ação incretinomimetica?

A

💊Inibidores de DPP4 ➡️ Linagliptina, sitagliptina. Droga muito boa pode ser usada na doença renal crônica. Não faz hipoglicemia. É neutra no peso e neutra no ponto de vista cardiovascular.
💊Agonista GLP-1 ➡️ Liraglutida (victoza®), semaglutida (ozempic®). São medicamentos muito bom para redução de peso. Tem benefício cardiovascular e renal. É CONTRAINDICADA EM TAXA FILTRAÇÃO GLOMERULAR MENOR QUE 15.
⚠️ Essa classe de medicamento anti-diabético imitam a ação da INCRETINA O que é uma proteína estimuladora da insulina, porém ela só estimula a insulina de acordo com o nível de glicemia sérica, ou seja quando há o aumento da glicemia aí incretina atua liberando a insulina. Se a Glicemia não subir então o medicamento não faz efeito. A enzima DPP4 que ficaria o tempo todo metabolizando as incretinas (destruindo as incretinas) então se inibirmos essa enzima vai ter um aumento da incretina no organismo ajudando a controlar assim a glicemia (por isso da droga *inibidor - DPP4).

20
Q

Quais são as drogas anti-diabéticas de ação nos tubulos renais?

A

💊*Inibidores de SGLT2 ➡️ Empagliflozina, dapagliflozina… São medicações muito usada também na insuficiência cardíaca com injeção reduzida ( reduz mortalidade em pacientes com esse tipo de cardiopatia). Ela inibe a reabsorção renal de glicose. Ele reduz a albuminuria em pacientes com insuficiência renal. Gera uma perda de peso discreta. Por gerar uma glicosúria acaba tendo como efeito adverso a infecção genitourinária. Empagrifozina não deve ser usada se taxa de filtração glomerular se tiver menor que 30. Dapagliflozina não deve ser usada se taxa de filtração glomerular estiver menor que 25.

21
Q

Qual o melhor tratamento inícial associada a medicamento para um paciente com diabetes tipo 2 ?

A

💊🏆🥇Mudança de estilo de vida ( atividade física pelo menos 150 minutos por semana além de perder pelo menos 5% do peso total) + metformina.
⚫ 🫀Caso paciente ter uma doença arteriosclerótica podemos associar com a diabéticos que tem benefício cardíovascular como AGONISTA GLP-1 ou INIBIDOR SGLT2.
⚫ Paciente com hemoglobina glicada (HbA1c) entre 7,30 e 9% já devemos iniciar seu tratamento com duas drogas anti-diabéticas, que geralmente vai ser metformina associada a outra muitas vezes com agonista GLP-1 ou inibidor SGLT2 O que são as drogas com grandes benefícios.
⚫ Paciente com hemoglobina glicada maior que 9% ou glicemia maior igual a 250 mg/dl + sintomas (4 P`s) = INICIAR INSULINA. POIS JÁ É O CASO MAIS GRAVE. 💊 Essa insulina ela pode ser basal geralmente se aplica apenas uma vez ao dia de preferência à noite (esquema NPH bedtime, é a noite em que o fígado sintetiza mais glicose na chamada gliconeogênese, ao aplicarmos a insulina à noite inibimos essa gliconeogênese) ou insulinização plena mesclamos insulina basal com insulina bolus.
⚫ Paciente com doença renal crônica ou seja taxa de filtração glomerular baixa, optamos por usar pioglitazona e inibidor de DPP4, ou aqueles paciente que ainda tem uma taxa de filtração global boa porém com albuminuria temos que usar então a inibidor SGLT2.
⚫ Paciente com risco cardiovascular alto ou peso alto temos que usar de preferência agonista GLP-1 e inibidor SGLT2.
⚫ Paciente não tem condição financeira boa usamos a sulfonilureia e pioglitazona já que não é custoso.

22
Q

Paciente obeso é diagnosticado com diabetes tipo 2 com HBA1C de 8,5%. Como devemos tratá-lo?

A

Atividade física 150 minutos por semana + dieta hipocalórica + metformina (biguanida) + semaglutida (agonista GLP-1).

23
Q

Como funciona o agonista GLP-1?

A

💊Ele tem ação INCRETINOMIMETICA, ou seja, imita a ação das incretinas que são peptídeos intestinais secretados após a ingestão de nutrientes que estimulam a secreção de insulina.
💊 O GLP-1 é um peptídeos semelhante ao glucagon 1.
💊 Ele estimula a secreção de insulina de forma dependente da glicemia por isso que ele não faz hipoglicemia.
💊 Ele inibe as células Alfa pancreáticas que inibe a secreção de glucagon, e retardo o esvaziamento gástrico fazer com que o paciente tenha uma sociedade a nível gastrointestinal, esses fatores faz com que essa droga seja a de maior benefício para perda de peso.
💊 Após a função o glp1 é degradada pela enzima DPP4. É por isso que existe A outra droga chamada inibidor de DPP4 já que ao inibir essa enzima faz com que essas incretinas permanecem mais tempo no organismo fazendo com que o pâncreas secreta mais insulina dependente de glicemia.

24
Q

Quando que devemos iniciar a insulinoterapia no diabetes tipo 2?

A

Imagem.

25
Q

Qual a lógica do antidiabético inibidor de SGLT2?

A

🍭 sou mecanismo de ação consiste em inibir os transportadores de sódio-glicose tipo 2 presentes majoritariamente no tubulo proximal, impedindo a reabsorção de sódio e de glicose. Então ao inibir esse transportador fazemos com que o rim absorva glicose que vai ser excretado na urina. Ajudando assim a diminuir a Glicemia sérica do paciente.
🍭É a classe de medicamento mais nova no arsenal terapêutico da diabetes tipo 2.

26
Q

O conceito: “Não devemos indicar TOTG em pacientes que já possuem Glicemia de jejum maior igual a 126 pois há risco de induzir hiperglicemia grave.” Está correto?

A

Sim. Esse conceito está correto.
Quando precisamos confirmar o diagnóstico de diabetes em um paciente assintomático com Glicemia de jejum maior igual 126 devemos repetir a glicemia em jejum ou solicitar hemoglobina glicada (HbA1c).

27
Q

Qual anti-diabético que não necessita de correção em pacientes com doença renal crônica, ou seja, com a taxa de filtração glomerular reduzida?

A

💊Inibidor DPP4 ➡️ Como a Linagliptina e sitagliptina.
⚠️ Sulfonilureia não se pode usar por exemplo no clearence de creatinina menor que 30 ml/min, sendo contraindicado o seu uso. Glimepirida é um exemplo de sulfonilureia.
⚠️ Metformina está contra indicada em paciente com clearence de creatinina menor que 30 ml/min. Se o paciente tem um clearence de creatinina entre 30 a 40ml/min devemos fazer a dose máxima diária de 1 g de metformina.
⚠️ A insulina é um medicamento que pode ser utilizado em qualquer faixa da função renal não há uma regra de redução ou correção só temos que ficar atentos ao maior risco de hipoglicemia.

28
Q

Qual o anti-diabético que estimula a secreção de insulina ou seja um secretagogo?

A

💊Sulfonilureia ➡️ Glibenclamida, gliclazida glimepirida. CONTRA INDICADA EM DOENÇA RENAL CRÔNICA GRAVE.
💊Glinidas ➡️ Repaglinida e nateclinida. A DROGA ESTÁ EM DESUSO.
⚠️⚠️ POR SEREM DROGAS QUE ESTIMULAM A SECREÇÃO INSULINA SEU PRINCIPAL EFEITO COLATERAL E AUMENTO DE PESO E RISCO DE HIPOGLICEMIA.

29
Q

Paciente 60 anos de idade com hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus tipo 2 a 30 anos, Relata vários episódios de hipoglicemia no último mês está em uso de Losartana metformina e glicozida. Nega poliúria polidipsia ou alteração de peso. Esse mês jejum igual a 142. Qual o principal exame para diagnóstico do quadro clínico atual?

A

CREATININA SERICA.
🟣Paciente com diabetes mellitus que começa a prestar hipoglicemia sem nenhum outra mudança associada ou paciente com diabetes mellitus mal controlada que, sem nenhuma mudança, passam a ter um bom controle Glicemico, devem ter a função renal avaliada.
🟣 Pacientes diabéticos que passam a apresentar hipoglicemia sem outros sintomas, sem alterações no exame físico sem utilizar novas medicações e sem mudança na rotina deve ter a função renal avaliada. Quando a taxa de filtração glomerular cai a meia vida das medicações aumenta tornando suas ações mais intensas e propiciando a ocorrência de hipoglicemia!

30
Q

A hidroclorotiazida é um diurético tiazídico que deve ser evitado para o tratamento de diabetes porque?

A

Porque um dos efeitos colaterais desse medicamento é a hipocalemia que reduz a liberação de insulina aumentando a intolerância à glicose e com isso o risco de evolução para diabetes.
Ela também gera hiperuricemia, hipovolemia, cãibras, Hiponatremia e disfunção erétil.
LEMBRAR QUE OS DIURÉTICOS TIAZIDICOS SÃO A HIDROCLOROTIAZIDA INDAPAMIDA E CLORTALIDONA.

31
Q

Existem dois tipos de bloqueadores de canal de cálcio os Di-hidropiridinicos e os não Di-hidropiridinicos. Quais desse se usa para o tratamento de hipertensão arterial sistêmica?

A

DI-HIDROPIRIDINICOS
⚠️ Di-hidropiridinicos são os anlodipino, nifedipino, levanlodipino.
⚠️⚠️ Não Di-hidropiridinicos são os VERAPAMIL e DILTIAZEM. É só você lembrar assim ó os que não costumam usar para hipertensão são os não de

32
Q

O risco de desenvolver Cetoacidose diabética é mais provável na diabetes tipo 1 ou tipo 2?

A

Tipo 1.

33
Q

Em pacientes com sintomas de hiperglicemia grave (Polifagia, poliúria, polidipsia e perda de peso) glicemia em jejum maior que 300 hemoglobina glicada maior que 9%, qual o tratamento inicial?

A

Modificação de estilo de vida + Insulina.

34
Q

Paciente com pré-diabetes qual a frequência que devemos reavaliar a Glicemia?

A

Anualmente.

35
Q

Quais drogas para tratamento de diabetes mellitus pode-se usar durante a lactação?

A

Insulina.
Metformina (de preferência).
SULFONILUREIA ➡️ Glibenclamida e glipizida.

36
Q

Paciente procurou serviço médico devido a perda ponderal significativa em 3 meses maior que 5% do peso inicial sem motivos aparentes. Devemos iniciar a investigação para as etiologias mais frequentes relacionadas à perda de peso sem anorexia, quais?

A

🟣Diabetes Mellitus.
🟣Hipertireoidismo.
🟣Síndrome de má absorção intestinal (doença celíaca por exemplo).
⚠️Avaliação de malignidade como tumor em geral o cursam com anorexia e apresentam outras manifestações clínicas associadas. As neoplasias mais comumente relacionadas à perda de peso são carcinoma de pulmão, renal, gastrointestinal, próstata e linfoma.
⚠️⚠️ Doenças gastrointestinais como úlcera péptica e distúrbios inflamatórios intestinais cursam com outros sintomas associados à perda ponderal como do abdominal dispepsia e diarreia.
⚠️⚠️⚠️ Quanto as doenças infecciosas devemos lembrar do HIV da tuberculose e da hepatite C e das doenças helmíticas, geralmente curso com fadiga e fraqueza associada.
⚠️⚠️ E pacientes com doenças crônicas com mais cardíacas congestiva ou doença pulmonar obstrutiva grave podemos encontrar caquexia devido aos níveis elevados citocina inflamatório circulante

37
Q

Pode colocar duas insulinas diferentes na mesma seringa e aplicar?

A

Sim. Mas atenção que deve ser primeiro aspirada a insulina regular (rápida) e depois insulina NPH (basal).

38
Q

Quais os melhores antidiapetólogos para perda de peso?

A

ANÁLOGOS DE GLP-1 ➡️ LIRAGLUTIDA E SEMAGLUTIDA
Os análogos de GLP-1 promovem uma perna de peso significativa que chega a 17% do peso em estudos com a semaglutida. Atualmente a liraglutida 3,0mg e a semaglutida de 2,4mg são aprovadas para o tratamento da obesidade, além do diabetes, no Brasil (A semaglutida 2,4mg ainda não se encontra no mercado até dezembro/2023, porém teve seu registro aprovado este ano). Os principais efeitos colaterais são gastrointestinais (náuseas, vômitos, constipação) e para diminuir a incidência de tais efeitos, o aumento de dose deve ser progressivo. No caso da Semaglutida, utilizamos a dose de 0,25mg subcutânea 1x/semana por 4 semanas, progredindo a dose a cada 4 semanas conforme a tolerância do paciente.