Despesa Pública Flashcards
Inversões Financeiras
I - aquisição de imóveis, ou de bens de capital já em utilização;
II - aquisição de títulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espécie, já constituídas, quando a operação não importe aumento do capital;
III - constituição ou aumento do capital de entidades ou empresas que visem a objetivos comerciais ou financeiros, inclusive operações bancárias ou de seguros.
- Programa Temático: aquele que expressa e orienta a ação governamental para a entrega de bens e serviços à sociedade;
- Programa de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado: aquele que expressa e orienta as ações destinadas ao apoio, à gestão e à manutenção da atuação governamental.
Do ponto de vista operacional, os seguintes blocos de informação compõem o programa de trabalho:
classificação por esfera, classificação institucional, classificação funcional, estrutura programática e principais informações do programa e da ação.
De acordo com a classificação funcional, a função
reflete a competência institucional do órgão e representa o maior nível de agregação das diversas áreas de atuação do setor público.
ATIVIDADE
Instrumento de programação utilizado para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto ou serviço necessário à manutenção da ação de Governo.
PROJETO
Instrumento de programação utilizado para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de governo.
Na classificação funcional da despesa orçamentária, a função, via de regra, relaciona-se com a missão institucional do órgão,
e a subfunção deve evidenciar cada área da atuação governamental.
Diferença entre PROJETO E ATIVIDADE:
Projeto: conjunto de operações limitadas no tempo;
Atividade: conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente.
OPERAÇÃO ESPECIAL
Despesas que não contribuem para a manutenção, expansão ou aperfeiçoamento das ações de governo, das quais não resulta um produto e não geram contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços.
Investimentos
Dotações para o planejamento e a execução de obras, inclusive as destinadas à aquisição de imóveis considerados necessários à realização destas últimas, bem como para os programas especiais de trabalho, aquisição de instalações, equipamentos e material permanente e constituição ou aumento do capital de empresas que não sejam de caráter comercial ou financeiro.
Subvenções sociais,
as que se destinem a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial ou cultural, sem finalidade lucrativa;
Subvenções econômicas,
as que se destinem a empresas públicas ou privadas de caráter industrial, comercial, agrícola ou pastoril.
Unidade orçamentária: agrupamento de serviços subordinados ao mesmo órgão ou repartição a que serão consignadas dotações próprias.
Desempenham o papel de coordenação do processo de elaboração da proposta orçamentária no seu âmbito de atuação, integrando e articulando o trabalho das suas unidades administrativas, tendo em vista a consistência da programação de sua unidade.
Os Programas representam os produtos finais da ação governamental na classificação funcional-programática.
As Funções correspondem ao maior nível de agregação das áreas que competem ao setor público.
Os juros da dívida, pagos pelo ente público, serão transferências correntes.
E a despesa orçamentária despendida para a amortização da dívida pública será uma transferência de capital.